Conferência

Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português

Reitoria da Universidade de Aveiro | 7 de fevereiro de 2014

PROGRAMA aqui

As Tecnologias da Comunicação (TC), nomeadamente web 2.0, têm vindo a assumir um papel de alavanca na transformação da nossa sociedade, promovendo o estabelecimento e fortalecimento de ligações interpessoais e institucionais nas quais se suportam muitas das actuais estratégias de trabalho das organizações. As Instituições do Ensino Superior (IES), Universidades e Institutos Politécnicos, têm procurado tirar partido do potencial das TC com o objetivo de proporcionar novas formas, mais eficazes e eficientes, de promover melhores condições de trabalho para estudantes e docentes. A caracterização deste fenómeno e o estudo dos respetivos impactos têm vindo a ser objeto de estudo de muitos investigadores nacionais e internacionais, que procuram compreender quais os benefícios, as dificuldades e os principais factores que contribuem para o uso – e o bom uso - das TC no Ensino Superior (ES).

Esta conferência, organizada no âmbito do projecto TRACER (http://cms.ua.pt/TRACER/), tem por objetivo promover o debate sobre a utilização das TC no Ensino Superior Português (ESP), e destina-se a docentes, investigadores, estudantes de pós-graduação, gestores e responsáveis de IES. As comunicações, que serão reunidas numa publicação que será disponibilizada em acesso aberto, deverão focar-se na apresentação e discussão de resultados de trabalhos de investigação relevantes para a temática da conferência, incluindo quer trabalhos relacionados com o impacto do uso das TC em sala de aula ou em comunidades online quer estudos sobre o desenvolvimento e avaliação de novas soluções tecnológicas.

Comissão Científica

• Submissão de resumos alargados - NOVA DATA: 30 de novembro de 2013
  • Submissão de resumos alargados de artigos ou pósteres: 15 de novembro de 2013
  • Comunicação da decisão do painel de avaliação: 30 de novembro de 2013
  • Submissão das versões finais dos artigos ou pósteres NOVA DATA: 13 de janeiro de 2014
  • Submissão das versões finais dos artigos ou pósteres: 31 de dezembro de 2013
  • Inscrição (gratuita) dos autores dos artigos ou pósteres: 31 de dezembro de 2013
  • Inscrição (gratuita) dos participantes: 17 de janeiro de 2014
  • Conferência: 7 de fevereiro de 2014

Submissão

Os resumos alargados, dos artigos ou pósteres, deverão ter entre 2 a 3 páginas (excluindo bibliografia) e deverão ser elaborados com base no modelo de artigo disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/about/submissions#authorGuidelines. As propostas de artigo ou póster, que serão avaliadas por revisores independentes, deverão ser submetidas através do endereço de-projecto-tracer@ua.pt. Os artigos apresentados na conferência serão publicados num número especial da Revista Indagatio Didatica.

Os artigos aprovados para apresentação na conferência, deverão seguir escrupulosamente o  Modelo de Artigo e as Normas para submissão da revista Indagatio Didática, e serem submetidos para o endereço de-projecto-tracer@ua.pt.

Os pósteres deverão apresentar o formato A0

Chegar à Reitoria da Universidade de Aveiro

De carro:

A partir da estação de comboios:

Locais de refeição próximos

• Snack-Bar Self-service e Restaurante Universitário (F) - 12h-14h30
  • Cantina de Santiago (nº 6, edifício dos Serviços de Ação Social) - necessita senha; 12h-14h30
  • Bar da Reitoria (nº25)
  • Bar do Departamento de Educação (nº18)
  • Bar do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (nº 10)
  • Bar do Departamento de Matemática (nº 11)
  • Bar do CUA (nº6, edifício dos Serviços de Ação Social)