Projeto | Project

O que é? / About

TRACER - O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português - é um projeto promovido pela Universidade de Aveiro, através dos Departamentos de Educação e de Comunicação e Arte. Tem a duração de 3 anos  (2011-2014) e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Programa Compete, sob a referência  Nº PTDC/CPE-CED/113368/2009COMPETE:FCOMP-01-0124-FEDER-014394.

TRACER - Use of Communication Technologies in Portuguese public Higher Education - is a project sponsored by the University of Aveiro, through the Departments of Education and Communication and Art. It has a time span of 3 years (2011-2014) and is funded by the Fundação para a Ciência and Tecnologia e pelo Programa Compete, under reference No.PTDC/CPE-CED/113368/2009COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-014394.

Pertinência / Relevance

Em Portugal, o conhecimento acerca do modo como as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas usam as Tecnologias da Comunicação (TC) é ainda escasso e pouco estruturado. Para além da natureza recente e da evolução constante das TC, a ausência de políticas institucionais claras quanto à sua implementação e uso, o reduzido número de casos documentados de uso das TC, a natureza bottom-up/isolada de algumas tentativas de uso das TC, tornam necessária uma visão sistemática, útil tanto às IES, quanto aos decisores nacionais nesta área.

In Portugal, the knowledge about of how Communication Technologies (CT) are being used in public Higher Education Institutions (HEIs) is still scarce and poorly structured. CTs constant evolution, allied to the absence of clear institutional policies regarding its implementation and use, leads to a low number of documented cases regarding the use of CT, the bottom-up/isolated attempts to use the CT are in need of a systematic overview, which will be useful both to the HEIs and to national decision makers in this field.

Objetivos / Goals

Com o projeto TRACER pretende-se:

1.Caracterizar a adopção e uso das TC nas IES do sistema público português.

2.Desenvolver e distribuir online uma ferramenta de visualização da informação que permita às IES partilhar e actualizar o modo como usam as TC.

3.Identificar boas práticas que possam ser úteis aos decisores no plano político, administrativo e pedagógico.

Project TRACER aims to:

1.Characterize the adoption and use of CT in Portuguese public HEIs.
2.Develop and distribute an online information visualization tool that allows HEIs information about their use of CT  to be share and updated.
3.Identify good practices that can be useful for decision makers at political, administrative and pedagogical levels.

Questões / Questions

De modo concreto, pretende-se contribuir para a resposta às seguintes questões:

- Que ferramentas de comunicação baseadas na Internet são usadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas em Portugal?

- Quais as infra-estruturas (sociais, académicas e logísticas) que suportam as Tecnologias da Comunicação nas IES e que papéis desempenham?

- De que modo respondem às necessidades das comunidades a que se destinam?

- Quais as estratégias associadas ao uso destas ferramentas por parte das IES?

- Quais são os contextos de aprendizagem/supervisão em que são utilizadas?

- Que boas práticas podem ser identificadas?

- Como pode essa informação ser mapeada e actualizada de modo sustentável?

Concretely, it is intended to help answer the following questions :

- What Internet-based communication tools are used by public Higher Education Institutions in Portugal ?

- What infrastructure (social , academic and logistical) support Communication Technologies in HEIs, and are their roles?

- How do they respond to the needs of the communities they serve?

- What strategies are associated with the use of these tools by HEIs?

- What are the contexts of instruction/supervision in which they are used?

- What best practices can be identified?

- How can this information be mapped and updated in a sustainable way?

Flyer do projeto pode ser consultado aqui. (PT)

Flyer of the project can be downloaded here. (EN)