Planeamento Centrado na Pessoa: Estudantes com DID no Ensino Superior

Data de início/fim: 
Quarta, 16 Julho, 2025 - 14:00 às 16:00
Descrição: 

Esta formação destina-se a docentes e investigadores do Ensino Superior, bem como a outros agentes da comunidade académica com interesse na temática da participação plena de estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) no Ensino Superior. Num contexto em que se reforça o compromisso das instituições de ensino com práticas educativas inclusivas, esta ação formativa propõe-se a explorar a metodologia “Planeamento Centrado na Pessoa” enquanto abordagem estruturante, promotora da autodeterminação, da construção colaborativa de redes de apoio e da valorização dos papéis sociais das pessoas com deficiência. Esta metodologia é especialmente recomendada para a população com DID, sendo contudo considerada de excelência quando o objetivo é a autodeterminação da Pessoa e a construção de ambientes inclusivos. A formação integra uma componente teórica e uma componente prática de carácter interativo, proporcionando um espaço de aprendizagem e reflexão crítica partilhada sobre os fundamentos, princípios e potencialidades do Planeamento Centrado na Pessoa no contexto do Ensino Superior inclusivo. Visa-se, assim, o desenvolvimento de competências específicas de escuta ativa, facilitação participada e coconstrução de planos de vida personalizados, com impacto direto na trajetória académica e social de estudantes com DID.

Vagas: 
35
Tipologia: 
Sessões mensais PFAP
Formato: 
Presencial
Local: 
SALT (Space for Active Learning and Teaching)
Categoria: 
Desenvolvimento de competências pessoais dos docentes