Metodologias Ativas: Conceitos chave
A utilização de momentos ativos em sala de aula é referida como uma boa prática inegável no Ensino Superior, constando inclusive da lista dos Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education (Chickering & Gamson, 1991). Os efeitos da sua aplicação em sala na aprendizagem dos alunos e numa nova dinâmica de sala de aula são amplamente referidos na investigação da área como determinantes. Ao permitirem um trabalho centrado no pensamento e reflexão autónomos, as metodologias ativas promovem nos estudantes o primeiro dos três eixos mencionados pelo relatório da OCED como críticos a desenvolver nos estudantes para o ano de 2030 – “cognitive and meta-cognitive skills, which include critical thinking, creative thinking, learning-to-learn and self-regulation”.
Neste workshop iremos abordar os conceitos, princípios e conceitos chave das metodologias ativas.
Objetivos:
- Definir Active learning; Distinguir Active learning de Passive learning;
- Enunciar vantagens das metodologias ativas na aprendizagem;
- Descrever os principais mitos associados às metodologias ativas;
- Identificar as principais características de atividades de Active learning;
- Aplicar métodos de planificação de momentos ativos em unidades curriculares;
- Nomear boas práticas da implementação de momentos ativos em sala de aula.
Datas: 7 de outubro (10:00h-12:00h) 8 de outubro (10:00h-12:00h) 17 de outubro (10:00h-12:00h)
Sessões:
- Sessão 1. [Síncrona] Metodologias ativas/Active Learning: Definição e princípios base | Vantagens & mitos | Atividades de active learning: Características;
- Sessão 2. [Síncrona] Planificação de momentos ativos | Aplicação de momentos ativos no Ensino superior;
- Sessão 3. [Assíncrona – Trabalho autónomo] Estruturação e planificação de 3 momentos ativos para implementação na sua unidade curricular;
- Sessão 4. [Síncrona] – Follow-up | Feedback global às atividades planeadas | Sugestões de melhoria e pontos fortes.