Sessões

Para efetivar a sua inscrição deve fazer login com o seu UU

EDUA

06/01/2026 - 10:00 às 17:00

Ana Freitas, Ana Salgado

Curso de Boas Práticas na Orientação Doutoral

  • Apresentações e boas-vindas. Orientação no curso. Dinâmica de team-building;
  • A mudança paradigmática na educação doutoral e, consequentemente nas formas de supervisão;

+info | Vagas: 70

15/01/2026 - 10:00 às 17:00

Ana Salgado

Gestão das emoções dos doutorandos e das relações orientador-doutorando e equipa de orientação

Este curso visa capacitar orientadores e membros de equipas de orientação doutoral a gerirem eficazmente as emoções dos doutorandos, promovendo relações produtivas e harmoniosas. Abordaremos estratégias de comunicação, inteligência emocional, e técnicas de resolução de conflitos.


+info | Vagas: 40

20/01/2026 - 09:30 às 13:00

Ana Freitas

Reuniões de orientação eficazes e como dar feedback eficiente

"Supervision of student work is a core component of any academic's role.


+info | Vagas: 40

20/01/2026 - 14:00 às 17:30

Ana Freitas

Onboarding de novos doutorandos: uma orientação eficiente para promover o rápido início do doutorando

O onboarding é fundamental para garantir um rápido kickoff tanto ao programa doutoral como ao projeto de investigação.


+info | Vagas: 40

27/01/2026 - 09:30 às 13:00

Ana Salgado

Como Lidar com a Procrastinação e Promover a Gestão do Tempo e Organização Pessoal dos Doutorandos

Quantas vezes nós, orientadores de doutoramento, tivemos a sensação de que nossos doutorandos gostam do que fazem, mas não estão muito contentes? Não nos sentimos todos um pouco frustrados por investir tanto tempo num(a) doutorando/a que mais tarde acaba por desistir?


+info | Vagas: 40
Jornadas de inovação pedagógica

12/01/2026 - 09:00 às 13:00

Nuno Domingues

Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino Superior

Esta sessão introdutória aborda os fundamentos teóricos e pedagógicos do Pensamento Computacional (PC) e o seu papel como competência transversal no ensino superior. Partindo das pedagogias ativas e das contribuições de Wing (2006) e Csizmadia et al.


+info | Vagas: 30

12/01/2026 - 14:00 às 13/01/2026 - 16:30

Mário Lúcio, Sofia Sá

IA Generativa & Pedagogia: Do Design de prompts aos assistentes de aprendizagem

Esta formação, composta por duas sessões, abordará os fundamentos do uso de Inteligência Artificial generativa em contexto pedagógico, os conceitos basilares de design de prompts e a criação de assistentes de aprendizagem.


+info | Vagas: 40

13/01/2026 - 10:00 às 11:30

Marisa Maia Machado, Susana Pinto

Aprendizagem-Serviço: ensinar e aprender entrelaçando universidade e comunidade

Como tornar o ensino mais significativo, inclusivo e ligado à sociedade? A Aprendizagem-Serviço (ApS) é uma abordagem educativa que combina objetivos de aprendizagem com o envolvimento ativo dos estudantes em projetos de serviço à comunidade.


+info | Vagas: 30

14/01/2026 - 10:00 às 13:00

Joe Houghton

Introduction to using AI in education ethically and responsibly. Why it helps us be better UDL practitioners

This seminar introduces AI fundamentals. It covers major free AI chatbot tools (ChatGPT, Microsoft Copilot, Claude, Gemini, Perplexity), explains key AI terminology (LLM, hallucination, generative AI), and discusses practical applications in education and business.


+info | Vagas: 40

14/01/2026 - 14:00 às 18:00

André Luiz Casteião

Aplicar o Método ASPEN na Prática Docente: Identificar e Resolver Desafios

Esta ação apresenta o Método ASPEN, uma abordagem estruturada de apoio aos docentes na identificação e resolução de problemas pedagógicos.


+info | Vagas: 30

15/01/2026 - 10:30 às 12:30

Erika Louise Ribeiro

Criatividade para além dos génios: Estratégias para o desenvolvimento e a avaliação no contexto educativo

A criatividade é amplamente reconhecida como uma competência essencial para o século XXI, sendo transversal a todas as áreas do conhecimento e indispensável à resolução de problemas complexo. Contudo, ainda persiste a ideia de que a criatividade é um dom inato reservado a alguns “génios”.


+info | Vagas: 30

16/01/2026 - 10:00 às 12:30

Sofia Sá

Como NÃO fazer rubricas com IA – Guia de sobrevivência para avaliações rigorosas

A utilização de IA generativa na construção de rubricas de avaliação simplifica o trabalho docente, mas também introduz problemas de validade e transparência da avaliação, amplamente discutidos na literatura.


+info | Vagas: 40

16/01/2026 - 14:00 às 16:30

Sofia Sá

Primeira aula do semestre: Reflexões

Que objetivos tem a primeira aula do semestre? Quais os componentes essenciais de uma primeira aula? Quais as boas práticas relativas a este primeiro momento? O que pode um/a docente fazer para criar uma boa primeira impressão em relação a futuras aprendizagens?


+info | Vagas: 40

19/01/2026 - 10:00 às 12:00

Susana Caixinha

Conversão de recursos com Inteligência Artificial (IA)

Esta ação de formação centra-se na utilização de ferramentas de inteligência artificial para converter e adaptar recursos pedagógicos de forma eficiente.


+info | Vagas: 30

19/01/2026 - 14:00 às 18:00

Nataliya Romanyatova, Niamh Power

A Game-based Approach to ESD & Digital Engagement

Introducing Education for Sustainable Development (ESD) into the curriculum can be challenging for a number of reasons, including lecturers’ concerns about sustainability frameworks and how to use them in the teaching and learning process, how to introduce sustainability into different discipline


+info | Vagas: 30

20/01/2026 - 10:00 às 12:00

Ricardo Queirós

Criar chatbots educacionais sem código (no-code)

A formação “Criar chatbots educacionais sem código (no-code)” oferece uma introdução prática ao potencial dos chatbots no apoio à aprendizagem e à comunicação com os estudantes.


+info | Vagas: 30

20/01/2026 - 14:30 às 16:00

Tânia Fonseca

Promoção de bem-estar na sala de aula

A maioria dos professores universitários não são profissionais de saúde mental. Independentemente disso, poderão fazer mudanças, mesmo que pequenas, que terão impacto no bem-estar dos estudantes. Nesta formação abordar-se-á:


+info | Vagas: 30