Sessões

Para efetivar a sua inscrição deve fazer login com o seu UU

Jornadas de inovação pedagógica

14/01/2024 - 14:30 às 16:00

Duração: 1.5h

Tânia Fonseca

Clone of (Des)Motivação Académica: Identificação das causas e estratégias práticas

A desmotivação dos estudantes é frequentemente apontada como um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem.


+info | Vagas: 30

09/01/2025 - 11:00 às 13:00

Duração: 2h

Gabriela Reses

A inteligência artificial e outras tecnologias digitais na educação: colaboração, personalização e avaliação das aprendizagens

Nesse workshop, através da estratégia rotação por estações, os participantes irão refletir e vivenciar possíveis formar de potenciar a colaboração, a avaliação e a personalização das aprendizagens dos estudantes com suporte da inteligência artificial e de outras tecnologias digitais.


+info | Vagas: 20

09/01/2025 - 14:00 às 16:30

Duração: 2.5h

Sofia Sá

Planificação de Unidades Curriculares: Alinhamento Construtivo

No processo de planificação de Unidades Curriculares é fundamental que resultados, objetivos, metodologias de ensino e avaliação estejam alinhados, de forma a garantir o melhor processo Ensino-Aprendizagem possível, bem como garantir a motivação e envolvimento do grupo de estudantes.


+info | Vagas: 40

10/01/2025 - 10:30 às 12:00

Duração: 1.5h

Marisa Maia Machado

"One size does not fit all”: Universal Design for Learning - uma abordagem para potenciar o processo de ensino e aprendizagem

Um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) é dar resposta às necessidades de uma diversidade de estudantes, tendo em consideração as suas características individuais e cognitivas.


+info | Vagas: 30

10/01/2025 - 14:30 às 15:30

Duração: 1h

Susana Caixinha

Validação de plágio com Turnitin

Durante a sessão serão abordados os seguintes tópicos:


+info | Vagas: 46

13/01/2025 - 10:30 às 12:30

Duração: 2h

Margarida Fardilha, Vânia Carlos

Scholarship of Teaching and Learning: como monitorizar o impacte das minhas práticas de inovação pedagógica?

Scholarship of Teaching and Learning (SoTL) é frequentemente definido como um questionamento sistemático sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes, face a práticas de ensino no Ensino Superior, e cujas conclusões podem ser alvo de publicação.


+info | Vagas: 30

13/01/2025 - 14:30 às 16:00

Duração: 1.5h

Susana Caixinha

Criação de Conteúdos Interativos com H5P no Moodle

Nesta sessão de formação, os participantes irão explorar o potencial da integração do H5P no Moodle para criar conteúdos interativos que enriquecem o ensino e a aprendizagem.


+info | Vagas: 35

14/01/2025 - 11:00 às 12:30

Duração: 1.5h

Jacqueline Ferreira

Ansiedade de desempenho no contexto académico

Objetivo geral: Vários estudos têm demostrado que a ansiedade pode afetar negativamente o desempenho dos alunos no contexto académico.


+info | Vagas: 35

15/01/2025 - 10:00 às 12:30

Duração: 2.5h

Sofia Sá

Avaliação na era da Inteligência Artificial: Reflexões pedagógicas

Com o avanço da inteligência artificial, o processo avaliativo, já complexo por natureza, enfrenta novos desafios.


+info | Vagas: 40

15/01/2025 - 14:30 às 16:00

Duração: 1.5h

Gilberto Vasco

Princípios pedagógicos na produção de conteúdos multimédia

Na última década, a qualidade dos suportes de ensino tem vindo a revelar-se de uma grande importância no processo de ensino/aprendizagem.


+info | Vagas: 45

16/01/2025 - 10:00 às 12:30

Duração: 2.5h

Gabriela Reses

Espaços Flexíveis de Aprendizagem: Princípios e Práticas Pedagógicas

Este workshop introdutório tem como objetivos explorar os conceitos e práticas pedagógicas associados aos Espaços Flexíveis de Aprendizagem.


+info | Vagas: 30

16/01/2025 - 14:00 às 18:00

Duração: 4h

Caroline Dominguez, Helena Silva

Como envolver os docentes e os alunos num questionamento que promova o pensamento crítico

Partimos do pressuposto que a curiosidade é um fator determinante para aprendizagem e que, ao desenvolver um questionamento “crítico”, os estudantes são mais capazes de explorar as fronteiras do conhecimento, encontrar caminhos mais criativos para resolver problemas e propôr respostas mais adequa


+info | Vagas: 30
EDUA

06/01/2025 - 09:30 às 17:30

Ana Freitas, Ana Salgado

Curso de Boas Práticas na Orientação Doutoral

Objetivos do curso:

• Integrar e orientar Orientadores de doutorandos (especialmente os que recentemente assumiram esta função e os que pretendem assumir), capacitando-os para melhor lidarem com os constrangimentos e problemas na área da orientação de teses;


+info | Vagas: 70

20/01/2025 - 09:30 às 13:00

Ana Freitas, Ana Salgado

Onboarding de novos doutorandos: uma orientação eficiente para promover o rápido início do doutorando

O onboarding é fundamental para garantir um rápido kickoff tanto ao programa doutoral como ao projeto de investigação.


+info | Vagas: 35

20/01/2025 - 14:00 às 17:30

Ana Freitas, Ana Salgado

A Alocação de Responsabilidades no Processo Doutoral

Discutir e alocar responsabilidades num programa de doutoramento é essencial para criar um roteiro claro, para promover a colaboração, utilizar recursos de forma eficiente e promover o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os intervenientes assim como a satisfação com o processo.


+info | Vagas: 35

27/01/2025 - 09:30 às 13:00

Ana Freitas, Ana Salgado

Como Lidar com a Procrastinação e Promover a Gestão do Tempo e Organização Pessoal dos Doutorandos

Quantas vezes nós, orientadores de doutoramento, tivemos a sensação de que nossos doutorandos gostam do que fazem, mas não estão muito contentes? Não nos sentimos todos um pouco frustrados por investir tanto tempo num(a) doutorando/a que mais tarde acaba por desistir?


+info | Vagas: 40

31/01/2025 - 09:30 às 13:00

Ana Freitas, Ana Salgado

Reuniões de orientação eficazes e como dar feedback eficiente

"Supervision of student work is a core component of any academic's role.


+info | Vagas: 35