Sessões
Para efetivar a sua inscrição deve fazer login com o seu UU
06/01/2026 - 10:00 às 17:00Ana Freitas, Ana Salgado Curso de Boas Práticas na Orientação Doutoral
+info | Vagas: 70 |
15/01/2026 - 10:00 às 17:00Ana Salgado Gestão das emoções dos doutorandos e das relações orientador-doutorando e equipa de orientaçãoEste curso visa capacitar orientadores e membros de equipas de orientação doutoral a gerirem eficazmente as emoções dos doutorandos, promovendo relações produtivas e harmoniosas. Abordaremos estratégias de comunicação, inteligência emocional, e técnicas de resolução de conflitos. +info | Vagas: 40 |
20/01/2026 - 09:30 às 13:00Ana Freitas Reuniões de orientação eficazes e como dar feedback eficiente"Supervision of student work is a core component of any academic's role. +info | Vagas: 40 |
20/01/2026 - 14:00 às 17:30Ana Freitas Onboarding de novos doutorandos: uma orientação eficiente para promover o rápido início do doutorandoO onboarding é fundamental para garantir um rápido kickoff tanto ao programa doutoral como ao projeto de investigação. +info | Vagas: 40 |
27/01/2026 - 09:30 às 13:00Ana Salgado Como Lidar com a Procrastinação e Promover a Gestão do Tempo e Organização Pessoal dos DoutorandosQuantas vezes nós, orientadores de doutoramento, tivemos a sensação de que nossos doutorandos gostam do que fazem, mas não estão muito contentes? Não nos sentimos todos um pouco frustrados por investir tanto tempo num(a) doutorando/a que mais tarde acaba por desistir? +info | Vagas: 40 |
12/01/2026 - 09:00 às 13:00Nuno Domingues Introdução ao Pensamento Computacional no Ensino SuperiorEsta sessão introdutória aborda os fundamentos teóricos e pedagógicos do Pensamento Computacional (PC) e o seu papel como competência transversal no ensino superior. Partindo das pedagogias ativas e das contribuições de Wing (2006) e Csizmadia et al. +info | Vagas: 30 |
12/01/2026 - 14:00 às 13/01/2026 - 16:30Mário Lúcio, Sofia Sá IA Generativa & Pedagogia: Do Design de prompts aos assistentes de aprendizagemEsta formação, composta por duas sessões, abordará os fundamentos do uso de Inteligência Artificial generativa em contexto pedagógico, os conceitos basilares de design de prompts e a criação de assistentes de aprendizagem. +info | Vagas: 40 |
13/01/2026 - 10:00 às 11:30Marisa Maia Machado, Susana Pinto Aprendizagem-Serviço: ensinar e aprender entrelaçando universidade e comunidadeComo tornar o ensino mais significativo, inclusivo e ligado à sociedade? A Aprendizagem-Serviço (ApS) é uma abordagem educativa que combina objetivos de aprendizagem com o envolvimento ativo dos estudantes em projetos de serviço à comunidade. +info | Vagas: 30 |
14/01/2026 - 10:00 às 13:00Joe Houghton Introduction to using AI in education ethically and responsibly. Why it helps us be better UDL practitionersThis seminar introduces AI fundamentals. It covers major free AI chatbot tools (ChatGPT, Microsoft Copilot, Claude, Gemini, Perplexity), explains key AI terminology (LLM, hallucination, generative AI), and discusses practical applications in education and business. +info | Vagas: 40 |
14/01/2026 - 14:00 às 18:00André Luiz Casteião Aplicar o Método ASPEN na Prática Docente: Identificar e Resolver DesafiosEsta ação apresenta o Método ASPEN, uma abordagem estruturada de apoio aos docentes na identificação e resolução de problemas pedagógicos. +info | Vagas: 30 |
15/01/2026 - 10:30 às 12:30Erika Louise Ribeiro Criatividade para além dos génios: Estratégias para o desenvolvimento e a avaliação no contexto educativoA criatividade é amplamente reconhecida como uma competência essencial para o século XXI, sendo transversal a todas as áreas do conhecimento e indispensável à resolução de problemas complexo. Contudo, ainda persiste a ideia de que a criatividade é um dom inato reservado a alguns “génios”. +info | Vagas: 30 |
16/01/2026 - 10:00 às 12:30Sofia Sá Como NÃO fazer rubricas com IA – Guia de sobrevivência para avaliações rigorosasA utilização de IA generativa na construção de rubricas de avaliação simplifica o trabalho docente, mas também introduz problemas de validade e transparência da avaliação, amplamente discutidos na literatura. +info | Vagas: 40 |
16/01/2026 - 14:00 às 16:30Sofia Sá Primeira aula do semestre: ReflexõesQue objetivos tem a primeira aula do semestre? Quais os componentes essenciais de uma primeira aula? Quais as boas práticas relativas a este primeiro momento? O que pode um/a docente fazer para criar uma boa primeira impressão em relação a futuras aprendizagens? +info | Vagas: 40 |
19/01/2026 - 10:00 às 12:00Susana Caixinha Conversão de recursos com Inteligência Artificial (IA)Esta ação de formação centra-se na utilização de ferramentas de inteligência artificial para converter e adaptar recursos pedagógicos de forma eficiente. +info | Vagas: 30 |
19/01/2026 - 14:00 às 18:00Nataliya Romanyatova, Niamh Power A Game-based Approach to ESD & Digital EngagementIntroducing Education for Sustainable Development (ESD) into the curriculum can be challenging for a number of reasons, including lecturers’ concerns about sustainability frameworks and how to use them in the teaching and learning process, how to introduce sustainability into different discipline +info | Vagas: 30 |
20/01/2026 - 10:00 às 12:00Ricardo Queirós Criar chatbots educacionais sem código (no-code)A formação “Criar chatbots educacionais sem código (no-code)” oferece uma introdução prática ao potencial dos chatbots no apoio à aprendizagem e à comunicação com os estudantes. +info | Vagas: 30 |
20/01/2026 - 14:30 às 16:00Tânia Fonseca Promoção de bem-estar na sala de aulaA maioria dos professores universitários não são profissionais de saúde mental. Independentemente disso, poderão fazer mudanças, mesmo que pequenas, que terão impacto no bem-estar dos estudantes. Nesta formação abordar-se-á: +info | Vagas: 30 |