Sessões
Para efetivar a sua inscrição deve fazer login com o seu UU
14/01/2024 - 14:30 às 16:00Duração: 1.5h Tânia Fonseca Clone of (Des)Motivação Académica: Identificação das causas e estratégias práticasA desmotivação dos estudantes é frequentemente apontada como um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem. +info | Vagas: 30 |
09/01/2025 - 11:00 às 13:00Duração: 2h Gabriela Reses A inteligência artificial e outras tecnologias digitais na educação: colaboração, personalização e avaliação das aprendizagensNesse workshop, através da estratégia rotação por estações, os participantes irão refletir e vivenciar possíveis formar de potenciar a colaboração, a avaliação e a personalização das aprendizagens dos estudantes com suporte da inteligência artificial e de outras tecnologias digitais. +info | Vagas: 20 |
09/01/2025 - 14:00 às 16:30Duração: 2.5h Sofia Sá Planificação de Unidades Curriculares: Alinhamento ConstrutivoNo processo de planificação de Unidades Curriculares é fundamental que resultados, objetivos, metodologias de ensino e avaliação estejam alinhados, de forma a garantir o melhor processo Ensino-Aprendizagem possível, bem como garantir a motivação e envolvimento do grupo de estudantes. +info | Vagas: 40 |
10/01/2025 - 10:30 às 12:00Duração: 1.5h Marisa Maia Machado "One size does not fit all”: Universal Design for Learning - uma abordagem para potenciar o processo de ensino e aprendizagemUm dos desafios atuais do Ensino Superior (ES) é dar resposta às necessidades de uma diversidade de estudantes, tendo em consideração as suas características individuais e cognitivas. +info | Vagas: 30 |
10/01/2025 - 14:30 às 15:30Duração: 1h Susana Caixinha Validação de plágio com TurnitinDurante a sessão serão abordados os seguintes tópicos: +info | Vagas: 46 |
13/01/2025 - 10:30 às 12:30Duração: 2h Margarida Fardilha, Vânia Carlos Scholarship of Teaching and Learning: como monitorizar o impacte das minhas práticas de inovação pedagógica?Scholarship of Teaching and Learning (SoTL) é frequentemente definido como um questionamento sistemático sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes, face a práticas de ensino no Ensino Superior, e cujas conclusões podem ser alvo de publicação. +info | Vagas: 30 |
13/01/2025 - 14:30 às 16:00Duração: 1.5h Susana Caixinha Criação de Conteúdos Interativos com H5P no MoodleNesta sessão de formação, os participantes irão explorar o potencial da integração do H5P no Moodle para criar conteúdos interativos que enriquecem o ensino e a aprendizagem. +info | Vagas: 35 |
14/01/2025 - 11:00 às 12:30Duração: 1.5h Jacqueline Ferreira Ansiedade de desempenho no contexto académicoObjetivo geral: Vários estudos têm demostrado que a ansiedade pode afetar negativamente o desempenho dos alunos no contexto académico. +info | Vagas: 35 |
15/01/2025 - 10:00 às 12:30Duração: 2.5h Sofia Sá Avaliação na era da Inteligência Artificial: Reflexões pedagógicasCom o avanço da inteligência artificial, o processo avaliativo, já complexo por natureza, enfrenta novos desafios. +info | Vagas: 40 |
15/01/2025 - 14:30 às 16:00Duração: 1.5h Gilberto Vasco Princípios pedagógicos na produção de conteúdos multimédiaNa última década, a qualidade dos suportes de ensino tem vindo a revelar-se de uma grande importância no processo de ensino/aprendizagem. +info | Vagas: 45 |
16/01/2025 - 10:00 às 12:30Duração: 2.5h Gabriela Reses Espaços Flexíveis de Aprendizagem: Princípios e Práticas PedagógicasEste workshop introdutório tem como objetivos explorar os conceitos e práticas pedagógicas associados aos Espaços Flexíveis de Aprendizagem. +info | Vagas: 30 |
16/01/2025 - 14:00 às 18:00Duração: 4h Caroline Dominguez, Helena Silva Como envolver os docentes e os alunos num questionamento que promova o pensamento críticoPartimos do pressuposto que a curiosidade é um fator determinante para aprendizagem e que, ao desenvolver um questionamento “crítico”, os estudantes são mais capazes de explorar as fronteiras do conhecimento, encontrar caminhos mais criativos para resolver problemas e propôr respostas mais adequa +info | Vagas: 30 |
06/01/2025 - 09:30 às 17:30Ana Freitas, Ana Salgado Curso de Boas Práticas na Orientação DoutoralObjetivos do curso: • Integrar e orientar Orientadores de doutorandos (especialmente os que recentemente assumiram esta função e os que pretendem assumir), capacitando-os para melhor lidarem com os constrangimentos e problemas na área da orientação de teses; +info | Vagas: 70 |
20/01/2025 - 09:30 às 13:00Ana Freitas, Ana Salgado Onboarding de novos doutorandos: uma orientação eficiente para promover o rápido início do doutorandoO onboarding é fundamental para garantir um rápido kickoff tanto ao programa doutoral como ao projeto de investigação. +info | Vagas: 35 |
20/01/2025 - 14:00 às 17:30Ana Freitas, Ana Salgado A Alocação de Responsabilidades no Processo DoutoralDiscutir e alocar responsabilidades num programa de doutoramento é essencial para criar um roteiro claro, para promover a colaboração, utilizar recursos de forma eficiente e promover o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os intervenientes assim como a satisfação com o processo. +info | Vagas: 35 |
27/01/2025 - 09:30 às 13:00Ana Freitas, Ana Salgado Como Lidar com a Procrastinação e Promover a Gestão do Tempo e Organização Pessoal dos DoutorandosQuantas vezes nós, orientadores de doutoramento, tivemos a sensação de que nossos doutorandos gostam do que fazem, mas não estão muito contentes? Não nos sentimos todos um pouco frustrados por investir tanto tempo num(a) doutorando/a que mais tarde acaba por desistir? +info | Vagas: 40 |
31/01/2025 - 09:30 às 13:00Ana Freitas, Ana Salgado Reuniões de orientação eficazes e como dar feedback eficiente"Supervision of student work is a core component of any academic's role. +info | Vagas: 35 |