Fórum de Ensino e Aprendizagem

 

Consulte o programa para os dois dias do Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA - Teaching & Learning Forum@UA, e inscreva-se nos diferentes momentos.

Para se inscrever tem de fazer login

 

 

dia 2 de julho

Partilha de Resultados - Incentivos a Projetos de  Inovação Pedagógica

Entre as 09h30 e as 12h30, terão lugar três sessões dedicadas à apresentação de projetos financiados no âmbito dos incentivos à inovação pedagógica da Universidade de Aveiro. Estes incentivos, criados ao abrigo do Regulamento para a Valorização e Desenvolvimento de Boas Práticas e Inovação Pedagógica, visaram apoiar propostas inovadoras a implementar no contexto das unidades curriculares da UA, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem. As sessões darão voz aos docentes responsáveis pelos projetos financiados desde a primeira edição (2020), proporcionando um espaço de partilha de experiências, resultados e impactos pedagógicos. 

 

Sessão 1. 09h30-10h30 (sala do Senado) 

  • Margarida Fardilha (DCM), Uma combinação de Spaced learning e Team based learning para promover a motivação, o envolvimento e a satisfação dos estudantes
  • Margarida Fardilha (DCM), Desenvolvimento de uma experiência de investigação no primeiro ciclo usando a metodologia Researchbased learning: organização e implicações
  • Sandra Filipe e Teresa Aragonez (ISCA), Higher Education for Good: Práticas PBL com impacto positivo na comunidade
  • Miguel Pereira (ISCA), “Marketing Hub - Social Projects” – PBL para dar resposta a problemas de marketing e comunicação digital em ONGs

 

Inscrição na sessão

 

 

Coffee Break  

 

 

Sessão 2. 10h30-11h30 (sala do Senado) 

  • Sónia Ventura (DQ), Chemical Engineering Teaching Innovation by Integrating the Guidelines of Design Thinking Inovação no Ensino da Engenharia Química pela Integração do Design Thinking
  • Sílvia Jorge (DEGEIT), Moblab - aprendizagem ativa da teoria dos jogos em Economia
  • Ana Daniel (DEGEIT), aprendIzageM bAseada joGos no ensINo Empreendedorismo (IMAGINE)
  • Maria de Lourdes Pereira (DCM), Arte como estratégia no ensino em ciências biomédicas: desvendando novos horizontes com inteligência artificial

 

Inscrição na sessão

 

Sessão 3. 11h30-12h30 (sala do Senado) 

  • Sandra Filipe (ISCA), Aprendizagem autêntica para estudantes de marketing, num contexto B2B: o caso do cluster de telecomunicações de Aveiro
  • Margarida Fardilha (DCM), Explorando o Yin e o Yang da integração de diferentes metodologias ativas de ensino-aprendizagem numa única unidade curricular
  • Ana Estima (ISCA) e Alexandra das Neves (DEP), Do Marketing às Línguas: A Arte da Escrita Criativa
  • Sara Moreno Pires (DCSPT), ARTE: Aprendizagem Reflexiva através do Teatro para a Transformação Socio-Ecológica. 

 

Inscrição na sessão

 

12h30-13h45 - Pausa para Almoço 

 

Boas Práticas Pedagógicas: Prémios e Menções Honrosas 

Esta sessão é dedicada à apresentação das práticas pedagógicas distinguidas com o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas da Universidade de Aveiro, bem como das menções honrosas atribuídas. Instituído no âmbito do Regulamento para a Valorização e Desenvolvimento de Boas Práticas e Inovação Pedagógica, este Prémio visa reconhecer o mérito, a qualidade e a inovação pedagógica de docentes ou equipas docentes no contexto das unidades curriculares da UA. O momento proporcionará um espaço de valorização, partilha e inspiração a partir das práticas que se destacaram pela sua relevância e impacto no processo de ensino e aprendizagem. 

13h45-15h00 (sala de Atos Académicos) 

  • Ana Balula (ESTGA), UC Inglês Aplicado à Qualidade, Licenciatura em Gestão da Qualidade, 1.º ano/2.º Semestre; 
  • Margarida Fardilha (DCM), UC: Bioquímica Integrativa, Licenciatura em Ciências Biomédicas; 1º ano; 2.º Semestre; 
  • Sandra Filipe (ISCA), UC Gestão Estratégica da Marca, Mestrado em Marketing (UC obrigatória do 1º ano, 2º semestre), Mestrado em Marketing e Comunicação Digital (UC opcional do 1º ano, 2º semestre), Mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Negócios (UC opcional do 1º ano, 2º semestre); 
  • Ana Luísa Ramos (DEGEIT), UC Simulação Industrial, Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, 3.º ano, 1.º semestre; 
  • Mário Lopes (ESSUA), UC Fisioterapia no Desporto, Licenciatura em Fisioterapia; Opção, 4.º ano, 1º semestre; UC: Opção I. 

 

Inscrição na sessão

 

Partilha de Práticas Pedagógicas: Comunicações Selecionadas 

Entre as 14h e as 17h (sala do Senado) 

Durante este período terão lugar três sessões de comunicações orais, dinamizadas por docentes e outros membros da comunidade académica da Universidade de Aveiro, cujas propostas foram selecionadas no âmbito da submissão de trabalhos da 7.ª edição do Fórum de Ensino e Aprendizagem – Teaching & Learning Forum. As comunicações escolhidas refletem práticas e reflexões pedagógicas com potencial de impacto, promovendo a disseminação e valorização do que se faz na UA no domínio do ensino e da aprendizagem. 

 

Sessão 1. 14h00-15h00 (sala do Senado)

  • Ana Ré (DAO), Transformações pedagógicas em Poluição Marinha (UC 41640): da teoria à prática; 
  • Ana Estima (ISCA), Inteligência Artificial no Ensino do Marketing: Prática, Criatividade e Reflexão; 
  • Paulo Silveira (DBio), Concurso: fotografar para aprender botânica. Uma abordagem multidisciplinar como estímulo à aprendizagem de conceitos botânicos; 
  • Sónia Oliveira (DCM), Do Laboratório à Prática Clínica: motivando através de Aprendizagem Ativa em Engenharia Biomédica; 
  • Cynthia Cravo (DLC), Diagnóstico sobre o trabalho autónomo dos estudantes em aulas invertidas com suporte em LMS. 

 

Inscrição na sessão

 

Sessão 2. 15h00-16h00 (sala do Senado) 

  • João Manuel Rodrigues (DETI), Aplicação do Método 300 numa prova prática intercalar de programação; 
  • João Pedro Cruz (DMat), Gestão e Produção de Questões Aleatórias Moodle CLOZE usando Markdown e R para Avaliações Sustentáveis (aplicação à área de Estatística); 
  • Paula Oliveira (DMat), De passivos a participativos: repensando o ensino de Cálculo em cursos de Engenharia; 
  • Célia Azevedo Soares (DCM), Enhancing knowledge and professional skills through escape rooms in medical embryology; 
  • Adília Pires (DBio), Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem da UC Ecologia Marinha e Estuarina: Um Projeto de Inovação Pedagógica. 

 

Inscrição na sessão

 

Sessão 3. 16h00-17h00 (sala do Senado) 

  • Marta Ferreira Dias (DEGEIT), Collaborative Online International Learning (COIL) - Building Bridges: Portugal-Germany; 
  • Javier Cuervo (DEGEIT), Strategic Role-Play with Generative AI for Innovation Courses: Teaching Crisis Management and Binary Decision-Making; 
  • Cláudia Figueiredo (DCSPT), Transforming teaching and learning of a data analysis course for social scientists: the impact of active learning and continuous assessment on student success; 
  • Marisa Maia (DEP), Aprendizagem-Serviço: entrelaçando a universidade com a comunidade. 

 

Inscrição na sessão

 

dia 3 de julho

Estratégia Ensino e Aprendizagem@UA

 

Sessão 1. 09h15-10h15 (sala de Atos Académicos) 

09h15 – 09h30 Abertura 

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro 

09h30 – 10h15: Estratégia@UA 

Objetivo: Apresentação do responsável institucional, com prestação de contas sobre o trabalho realizado e ações para o futuro e partilha de contributo de um membro da comunidade UA com reconhecido mérito pedagógico sobre os desafios da inovação do ensino e aprendizagem na UA 

Sandra Soares, Vice-Reitora para o Ensino e Formação da Universidade de Aveiro  

Sandra Vieira, Vencedora do Prémio de Boas Práticas Pedagógicas 2023/2024  

 

Coffee Break  

 

10h45 - 12h30: Estratégia – Melhores Práticas 

Objetivo: Partilha de experiências por oradores com experiência na definição de estratégias bem-sucedidas de inovação do ensino e aprendizagem ou investigadores na área do sucesso escolar  

William Carey, Coordenador da Comissão do European First Year Experience, com a palestra "Who are the educators? Reflections, challenges and collaborations”

 

Inscrição na sessão

 

 

12h30-14h00 - Pausa para Almoço 

 

Workshops 

14h30-16h00

W1. Ecossistema digital do NEA: Cocriação da plataforma da Inovação Pedagógica
Dinamizadores: João Miguel Lopes, Susana Caixinha, Teresa Aragonez 
Descrição: Este workshop, em formato World Café, convida os docentes da UA a participarem num exercício colaborativo de reflexão e partilha sobre o desenvolvimento do ecossistema digital do Núcleo de Ensino e Aprendizagem (NEA). Durante a sessão, serão debatidas necessidades, oportunidades e funcionalidades desejáveis para a futura Plataforma da Inovação Pedagógica, visando apoiar práticas docentes inovadoras, promover a partilha de recursos e facilitar o desenvolvimento profissional. A dinâmica permitirá recolher contributos diversificados, promovendo a cocriação de uma visão comum orientada às especificidades da realidade pedagógica do ensino superior. 

 

Inscrição na sessão

 

14h30-16h00

W2. Planos para a promoção do sucesso e prevenção do abandono nas unidades orgânicas
Dinamizadores: Cláudia Figueiredo, Tânia Fonseca, Rúben Alves
Descrição: As unidades orgânicas da UA estão a implementar planos para a promoção do sucesso e prevenção do abandono. Esse é um processo dinâmico que, a partir das ideias iniciais de cada unidade orgânica, beneficia da experiência de implementação das atividades, do contacto com iniciativas de outras unidades orgânicas e instituições e da reflexão regular sobre quais as dimensões e fatores com impacto significativo na experiência dos estudantes no ensino superior, quer na perspetiva pedagógica, quer na vivência com sucesso desta etapa de vida. Em linha com essas oportunidades de melhoria contínua, neste workshop, propõe-se criar um contexto de reflexão sobre o que está feito e inspirar o que ainda pode ser realizado para promover o sucesso e prevenir o abandono em cada uma das unidades orgânicas.

 

Inscrição na sessão

 

14h30-16h00

W3. Experiência Digital Ser+ 
Dinamizadores: Carlos Santos, Luís Pedro, Mónica Aresta, Pedro Beça, André Francisco, José Leandro Duarte, Beatriz Castro e Sérgio Ribeiro 
Descrição: Neste workshop pretende-se validar os principais conceitos que estão a ser explorados para a futura plataforma gamificada do programa Ser+ da Universidade de Aveiro, numa parceria entre o NEA e a equipa de I&D Campus Lab do DigiMedia. Esta plataforma pretende dar maior visibilidade às iniciativas desenvolvidas no contexto do Ser+, facilitar a adesão por parte dos estudantes, contribuir para um maior envolvimento dos participantes nas iniciativas e facilitar o reconhecimento da participação de todos. Para além disso, também pretende facilitar e agilizar alguns processos do lado dos organizadores das iniciativas.  
Neste workshop, pretende-se reunir um conjunto de participantes que representem os diferentes papéis desempenhados no Ser+, desde os estudantes que participam nas iniciativas, até aos organizadores de iniciativas institucionais enquadradas nessa marca agregadora que é o Ser+. 

 

Inscrição na sessão

 

14h30-16h00

W4. Abordagens para o nivelamento das competências científicas de base 
Dinamizadores: Elsa Filipe, Joana Silva, João Paulo Silvestre, Luís Descalço, Paula Carvalho, Paula Oliveira, Conceição Carvalho
Descrição: O défice nas competências científicas de base é frequentemente apontado como um dos principais desafios à organização dos processos de ensino e aprendizagem nas unidades curriculares. Na UA, docentes e investigadores têm vindo a promover diferentes ações que visam o nivelamento dessas competências científicas de base. Neste workshop, pretende-se partilhar essas diferentes abordagens, criando um contexto de identificação de sinergias entre as mesmas e de identificação de outras ações de nivelamento científico que mais docentes e investigadores se proponham a realizar.

 

Inscrição na sessão

 

 

Coffee Break  

 

Estratégias das Unidades Orgânicas da UA

16h30-17h30 (sala do Senado)

Estratégias@UO 
As Unidades Orgânicas da Universidade de Aveiro têm vindo a intensificar o seu compromisso com a promoção do sucesso académico e a prevenção do abandono escolar, com especial enfoque nos estudantes do 1.º ano. Este movimento tem sido reforçado através da implementação de iniciativas apoiadas pelo projeto Aveiro Education and Social Alliance – Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, que disponibilizou recursos específicos para este fim.
Esta sessão do Fórum de Ensino e Aprendizagem será dedicada à partilha de algumas das iniciativas desenvolvidas nas Unidades Orgânicas, procurando dar visibilidade ao trabalho realizado e fomentar a inspiração e transferência de práticas entre diferentes contextos.
Cada apresentação será breve e refletirá sobre os objetivos, implementação e primeiros resultados de ações já em curso, com potencial de adaptação a outras realidades institucionais. Trata-se de uma amostra representativa da diversidade de estratégias que estão a ser promovidas na Universidade, orientadas para apoiar os estudantes e promover a sua permanência e sucesso.

 

Inscrição na sessão