A importância da comunicação eficaz para garantir maior impacto
A comunicação em público é essencial para transmitir conhecimentos, persuadir outras pessoas sobre ideias e conceitos, liderar equipas e gerir projetos. É algo que faz parte da atividade de líderes, gestores, cientistas, professores e até pessoas de áreas mais técnicas; fazê-lo bem contribui de forma inequívoca para o seu sucesso pessoal, profissional e académico e para o sucesso das instituições que representam. Num contexto das instituições cuja liderança é bastante formal ou com um elevado grau de exigência, muitas pessoas optam por realizar apresentações focando exclusivamente no conteúdo e em estabelecer a sua credibilidade apenas através de argumentos racionais, ignorando o pilar da emoção. Desta forma, a qualidade das suas apresentações sofrerá e irão entediar o seu público. As emoções não enfraquecem os argumentos, pelo contrário: permitem-nos surpreender e criar uma ligação emocional com o público e assim teremos maior probabilidade de atingir os objetivos das nossas apresentações. Se formos capazes de partilhar histórias pessoais relevantes e diretamente relacionadas com o tema de cada apresentação os nossos argumentos serão percecionados como mais persuasivos pelo público. A forma e a emoção ajudam a tornar a mensagem mais interessante e envolvente. Apesar das dificuldades sentidas por muitas pessoas, é possível dominar os principais aspetos de apresentações em público com base numa metodologia de ensino que combina a teoria e a prática, potenciando uma eficaz e impactante transmissão dos conteúdos. Objetivos: Os formandos conhecerão e dominarão todas as ferramentas necessárias para realizar apresentações em público com elevado impacto, assentes nos princípios da preparação, estruturação e comportamento: - Preparação o Definição de objetivos com foco no público; o Idealizar e criar o suporte gráfico (i.e. com PowerPoint ou outros softwares de criação de slides); o Ensaios; - Estruturação o Estrutura de apresentações e de pitches de ideias e projetos; o Incluir histórias (storytelling) e humor para reforçar a mensagem; - Comportamento o Realizar apresentações com paixão, entusiasmo, autoconfiança e persuasão; o Expressão oral com clareza; o Dominar a comunicação não verbal, incluindo o movimento gestual e corporal, contacto visual e eliminação de ‘muletas’; o Criar ligação emocional com o público; o Enfrentar os receios de falar em público; o Preparação para perguntas e respostas