Pedagogia inclusiva, cidadania ativa e metodologias no Ensino Superior. Aprendizagem-Serviço
Os ambientes de aprendizagem acessíveis, inclusivos e flexíveis proporcionam métodos de ensino variados, fornecem vários pontos de partida para os/as estudantes se envolverem, compreenderem, e trabalharem em direção aos objetivos de aprendizagem. Os estudantes variam no seu conhecimento prévio e na sua capacidade de aceder e ativar esse conhecimento, na sua facilidade em encontrar e usar padrões críticos para a compreensão, nas suas abordagens para encontrar novos conhecimentos e na sua capacidade de generalizar e transferir conhecimento. Não obstante, a capacidade dos estudantes de perceber, interpretar e compreender a informação pode depender dos métodos através dos quais esta é apresentada. O DUA alinha-se com os métodos de ensino, garantindo que os meios para destacar características críticas, enfatizar ideias, ligar novas informações ao conhecimento prévio, sejam acessíveis para todos/as os/as estudantes. A Aprendizagem-Serviço é um dos métodos promotores da inclusão e da ligação à comunidade, bem como de uma cidadania mais consciente e ativa, sendo simultaneamente solidária e crítica. A Aprendizagem-Serviço é um método que se alinha com a estrutura do DUA e com a aprendizagem centrada nos/as estudantes, no qual se envolvem em atividades que dão resposta às necessidades sociais, ambientais e outras necessidades para promover a justiça social, bem como integrar o serviço na comunidade por meio do currículo. A sessão 2 visa promover: (i) o conhecimento e a compreensão geral sobre a pedagogia inclusiva, a cidadania ativa e metodologias no ES; (ii) a reflexão aprofundada sobre o processo de ensino e aprendizagem