Inglês como Meio de Instrução e Competência Intercultural: Abordagens Pedagógicas
A ação de formação tem a duração total de 6 horas, divididas por três sessões de 2 horas que acontecem a 24 e 27 de junho e a 1 de julho, das 14h30 às 16h30 (de Lisboa)/ 10h30 às 12h30 (de Brasília).
Fundamentação: O processo de internacionalização no Ensino Superior tem promovido a adoção do inglês como meio de instrução (English Medium Instruction - EMI) em instituições de todo o mundo, essencialmente como estratégia de atração de estudantes, docentes e investigadores internacionais e com o objetivo de elevar o prestígio e as receitas institucionais. Para além desse objetivo de teor económico, o EMI tem vindo a ser percecionado como um contexto propício à formação de estudantes interculturalmente competentes, ao nível de atitudes, conhecimentos e capacidades de teor intercultural. Estudos em diversos contextos têm demonstrado que a competência intercultural é uma das competências transversais mais valorizadas pelos empregadores e uma das mais necessárias para um mundo global onde possa imperar a paz e a coesão social. No entanto, a literatura sugere que os docentes não se sentem preparados para desenvolver a competência intercultural dos estudantes nas suas práticas docentes. Nesse contexto, esta formação aborda as seguintes temáticas: English Medium Instruction – motivações e estratégias; desenvolvimento da competência intercultural dos estudantes; Pedagogia intercultural e EMI.
Objetivos gerais:
Contribuir para a capacitação dos docentes ao nível dos desafios decorrentes da adoção do inglês como língua de instrução e do desenvolvimento da competência intercultural dos estudantes, através da análise e discussão de práticas. Partilhar e discutir estratégias para o desenvolvimento da competência intercultural nas suas práticas de ensino. Promover o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre docentes da Universidade de Aveiro (Portugal) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil).
Objetivos específicos: Aprofundar o conhecimento sobre os conceitos de English Medium Instruction e Competência Intercultural. Aprofundar o conhecimento sobre como promover o desenvolvimento da competência intercultural. Refletir sobre e desenvolver propostas de desenho curricular que concorram para o desenvolvimento da competência intercultural dos estudantes.