Planificação centrada no Estudante I: Princípios Orientadores
A formação tem a duração total de 8 horas. É composta por três momentos síncronos que acontecem a 11, 18 e 28 de junho (das 10h às 12h), e por um momento assíncrono de trabalho autónomo.
O processo de Bolonha almejava centrar o Ensino Superior no estudante com princípios pedagógicos bem definidos e transparência na certificação. Na adaptação as Instituições incorporaram os requisitos oficiais, ficando para segundo lugar a real aplicação dos princípios pedagógicos pelo corpo docente. O preenchimento da Ficha de Unidade Curricular, como exemplo, assenta e foi construída para evidenciar a aplicação desses princípios pedagógicos.
Nesta ação iremos revisitar os princípios orientadores da planificação centrada no estudante e aplicá-los aos contextos específicos de cada um/a dos/as docentes. A ação decorrerá em 4 sessões distintas de curta duração para garantir a integração dos conteúdos. Entre a sessão 2 e 3 existirá um trabalho autónomo assíncrono que implicará a aplicação dos conteúdos abordados anteriormente e que denominaremos de sessão 3. Este mesmo trabalho servirá de base para a sessão 4, onde será dado feedback ao trabalho realizado e abordados os principais desafios na realização do mesmo. Desta forma, o grupo conseguirá transpor para a sua realidade os conteúdos de forma mais segura.
Sessões:
- [Síncrona] Planificação centrada no/a estudante: As bases |Descritores de Dublin e sua importância no Ensino superior | ECTS: Realidade ou ficção?
- [Síncrona] Elaboração de Resultados de Aprendizagem | Construção de Objetivos de Aprendizagem
- [Assíncrona – Trabalho autónomo] Aplicação dos princípios orientadores no preenchimento da Ficha curricular de uma das Unidades Curriculares de cada um/a dos/as docentes. O trabalho será acompanhado com um vídeo passo-a-passo realizado pela formadora
- [Síncrona] Follow-up | Feedback às Fichas curriculares entregues | Identificação de aspetos a melhorar e pontos fortes
As sessões serão ministradas em formato interativo, utilizando metodologias ativas em que os/as participantes serão convidados/as a participar em atividades promotoras de reflexão sobre a temática abordada.