Planificação centrada no Estudante: Alinhamento Construtivo

Data de início/fim: 
Quarta, 27 Novembro, 2024 - 14:00 às 16:00
Descrição: 

A ação de formação "Planificação centrada no Estudante: Alinhamento Construtivo" tem a duração total de 8 horas [6 Horas síncronas (3 X 2 H) + trabalho, e acontece nos seguintes dias:

  • 27 de novembro, 4 e 18 de dezembro 2024 (das 14h às 16h)

No processo de planificação de Unidades Curriculares é fundamental que resultados, objetivos, metodologias de ensino e avaliação estejam alinhados, de forma a garantir o melhor processo Ensino-Aprendizagem possível, bem como garantir a motivação e envolvimento do grupo de estudantes. O alinhamento construtivo, proposto por John Biggs (1996), continua a ser uma referência pedagógica no Ensino superior e contém a chave para uma planificação centrada no estudante.

Foram entretanto criados novos modelos de alinhamento no Ensino Superior mais ajustados aos tempos correntes que serão igualmente abordados.

Nesta ação, iremos então conhecer diferentes modelos de planificação centrada no estudante e os/as docentes serão convidados/as a selecionar o que mais se adapta à sua área científica/contexto e aplicá-lo na planificação de uma das suas unidades curriculares.

Sessões:

  1. [Síncrona] Alinhamento construtivo: Conceitos chave | O Modelo de John Biggs
  2. [Síncrona] Backward Design: Uma nova abordagem | Análise de diferentes modelos
  3. [Assíncrona – Trabalho autónomo] Aplicação de um dos Modelos de alinhamento construtivo a uma Unidade Curricular
  4. [Síncrona] Follow-up | Feedback global aos trabalhos | Identificação de aspetos a melhorar e pontos fortes
Formador(es): 
Vagas: 
30
Tipologia: 
Sessões mensais PFAP
Formato: 
Online
URL: 
a disponibilizar
Categoria: 
Desenho curricular e objetivos de aprendizagem