Metodologias Ativas: Atividades transformadoras
Esta ação de formação tem uma duração total de 8 horas (6 Horas síncronas (3 X 2 H) + trabalho assíncrono], e acontece nas seguintes datas: 20, 27 de fevereiro e 20 de março (nas 3 datas o horário da formação é das 14h às 16h).
Descrição: Na implementação de metodologias ativas é comum os/as docentes referirem ser desafiante selecionar as atividades mais adequadas ao seu contexto. O aprofundamento de atividades específicas e instrumentos de registo, desde a sua preparação à aplicação, permitirá enfrentar essa escolha e implementação com mais segurança. Uma das plataformas mais utilizadas para atividades de curta duração é a plataforma Mentimeter, pela sua versatilidade, facilidade de utilização e possibilidades de interação. A sua configuração inicial, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. Para atividades de média/longa duração de caráter mais qualitativo, encontramos como exemplos a atividade Jigsaw para discussão estruturada e a construção de infográficos, para representação visual de aprendizagens. Ambas as atividades requerem uma planificação cuidada e um processo estruturado de aplicação. Nesta ação aprenderemos a criar atividades com a plataforma Mentimeter bem como a estruturar e implementar Jigsaw e infográficos. Os/as participantes experienciarão as atividades numa primeira fase no papel de alunos/as para melhor integração dos processos subjacentes. Serão posteriormente convidados/as a implementar uma das atividades na sua prática educativa, bem como reflectir sobre essa mesma aplicação que promoverá a colaboração e comunicação dos seus estudantes, indicadas como duas das competências críticas a desenvolver para o século XXI num Ensino Superior de referência[1].
Sessões:
- [Síncrona] Plataforma Mentimeter: Procedimentos e boas práticas;
- [Síncrona] Jigsaw como técnica de discussão estruturada | Criação de infográficos;
- [Assíncrona – Trabalho autónomo] Aplicação de uma das atividades a uma Unidade Curricular e criação de um relatório de implementação;
- [Síncrona] Follow-up | Identificação dos maiores desafios na implementação das atividades.
[1] Harvard Advanced Leadership Initiative. (2014). Education for the 21st century: Executive summary. Cambridge, MA https://globaled.gse.harvard.edu/files/geii/files/2014_education_report_web.pdf