Ambientes de aprendizagem inclusivos no Ensino Superior com tecnologias
Desenvolver aulas com qualidade e rigor e, em simultâneo, tomar em consideração as diversas necessidades e os atributos dos estudantes é um desafio comum para o corpo docente. A variabilidade dos estudantes requer que diversos fatores sejam considerados no planeamento do processo de ensino e aprendizagem. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem baseada em evidências científicas que visa promover ambientes de aprendizagem acessíveis, inclusivos e flexíveis. A acessibilidade é um dos elementos dessa abordagem. Nesta formação, será apresentada uma visão geral dos princípios do DUA, relacionando-os com a tecnologia, para explorar como esta pode ser uma aliada fundamental para se conceber ambientes que tenham em consideração a variabilidade dos estudantes. Através de ferramentas digitais organizadas de acordo com as diretrizes do DUA, visa-se explorar como diversificar a apresentação dos conteúdos, variar as formas de ação e expressão dos estudantes, bem como potenciar o seu envolvimento. A formação será interativa, combinando teoria com experimentação prática de ferramentas tecnológicas acessíveis e eficazes, capacitando os participantes para planear e implementar práticas pedagógicas inclusivas e transformar as suas aulas em ambientes de aprendizagem (mais) acessíveis, inclusivos e flexíveis.