Nicolás López Jar

Nicolás López Jar é Licenciado em Educação Pré-Escolar e tem um Mestrado em Direção, Gestão e Inovação de Instituições Escolares pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha. Atualmente, encontra-se a realizar o seu doutoramento no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Equidade e Inovação em Educação na mesma universidade, sendo também investigador contratado no âmbito de um projeto do Grupo de Investigação em Avaliação e Qualidade Educativa (GIACE), ao qual está vinculado. A sua investigação decorre no âmbito do Grupo de Integridade Académica (https://integridadacademica.com/), uma iniciativa interuniversitária com oito anos de percurso, financiada pelo governo autónomo da Xunta da Galiza e liderada pela Universidade da Corunha (grupo GIACE), em colaboração com as universidades de Santiago de Compostela (grupo IDEA) e Vigo (grupo GIES-10). Este grupo reúne investigadores da área de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação (MIDE), bem como da área de Teoria e História da Educação (THE), com o objetivo de compreender e prevenir comportamentos contrários à ética académica, através do desenvolvimento de estratégias pedagógicas e da promoção de uma cultura educativa baseada na honestidade, transparência e respeito pelo conhecimento. No último ano, o grupo integrou também instituições fora da Galiza, como os grupos GRIAC (UIB), GRIOCE (UCLM) e ITACA (UGR).