Estudantes Ativamente Envolvidos nas aulas os seus Telemóveis: Estratégias de Utilização de AUDIENSE RESPONSE SYSTEMS (ARS)

Segunda, 5 Setembro, 2022 - 10:00 - 12:00
Cacilda Moura, Joaquim Silva e Rui Oliveira
Universidade do Minho
Cacilda Moura é Professora Auxiliar no Departamento de Física, Escola de Ciências da Universidade do Minho. Licenciada em Ensino de Física e Química e doutorada em Física. Leciona unidades curriculares da área da Física a vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. É co-autora de manuais para o ensino da Física do 10º e 11º ano de escolaridade. Tem interesse na aplicação de tecnologias de informação no ensino-aprendizagem, em particular, os Audience Response Systems. Faz parte da Comunidade de Prática e Inovação em Ensino e Aprendizagem (CPIEA) da UMinho. Rui Oliveira é Professor Auxiliar da Escola de Ciências, farmacêutico e doutorado em Ciências. Leciona unidades curriculares da área da biologia molecular e celular em vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. Tem desenvolvido longa atividade de direção de curso como membro da direção da Licenciatura em Bioquímica e em Biologia Aplicada, da qual foi diretor. Tem interesse na aplicação de recursos da internet e de tecnologias de informação no ensino, dinamizando a sua atividade letiva através da utilização de bases de dados biológicos, blogues e Audience Response Systems. Faz parte da Comunidade de Prática e Inovação em Ensino e Aprendizagem (CPIEA) da UMinho.
Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores). Os resultados gerados de imediato podem ser partilhados para incentivar a interatividade e o dinamismo das aulas, assim como aumentar a atenção e gerar feedback imediato. Os participantes ficarão habilitados a criar uma conta na plataforma de ARS VoxVote (https://www.voxvote.com/), criar sessões e perguntas de vários tipos. Adicionalmente, serão capazes de avaliar criticamente a aplicação dos ARS, conhecendo os potenciais perigos e vantagens no envolvimento dos estudantes.