Jornadas

Passos para a inscrição

  1. no menu de topo clique em criar conta (utilize o seu email institucional);
  2. preencha os campos dos dados pessoais;
  3. na página das jornadas, escolha um máximo de 3 sessões e clique em inscrever-se;

descarregue

05/09/2022 - 09:30 - 12:30

Duração: 3h

Caroline Dominguez e Helena silva

Como promover o pensamento crítico e criativo usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos

O Jigsaw, ou método dos puzzles, é um método de Aprendizagem cooperativa criado por Aronson, Blaney, Stephan, Sikes e Snapp (1978), que tem grandes vantagens para o desenvolvimento de competências de nível cognitivo superior, nomeadamente o pensamento crítico, em qualquer área do conhecimento.
Vagas: 81

ler mais |

Avaliar Sessão

05/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Cacilda Moura, Joaquim Silva e Rui Oliveira

Estudantes Ativamente Envolvidos nas aulas os seus Telemóveis: Estratégias de Utilização de AUDIENSE RESPONSE SYSTEMS (ARS)

Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores).
Vagas: 108

ler mais |

Avaliar Sessão

05/09/2022 - 14:00 - 17:00

Duração: 3h

António Ferreira e José Raimundo

Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docente

No universo digital, onde predomina a comunicação visual, é cada vez mais importante adquirir noções de criação de conteúdos digitais para os mais diversos fins.
Vagas: 65

ler mais |

Avaliar Sessão

06/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Mário Maia Matos

Planear e adequar a carga de trabalho dos estudantes – Medir o imensurável

As novas condicionantes pedagógicas trazidas pela pandemia acentuaram um problema identificado já há vários anos pela literatura: não sabemos a carga de trabalho real de um estudante do ensino superior. Com a consciência de que pode ser difícil medir esta variável, sabemos que é muito importante saber como controlá-la, contribuindo assim para a melhoria efetiva das aprendizagens dos estudantes.
Vagas: 61

ler mais |

Avaliar Sessão

06/09/2022 - 11:00 - 12:30

Duração: 1.5h

Fátima Mendes Marques e Patrícia Vinheiras Alves

Problem-based learning como experiência pedagógica construtivista

A metodologia de Problem Based Learning emprega princípios construtivistas para fomentar a aplicação do conhecimento prévio, a aprendizagem colaborativa e o envolvimento ativo dos estudantes.
Vagas: 62

ler mais |

Avaliar Sessão

06/09/2022 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Isabel Amorim

Vozes e agências na (co)construção de saúde, bem-estar e cidadania no Ensino Superior

Partindo-se do referencial teórico, partilha-se a ação transformadora bem como os desafios e oportunidades inerentes ao processo de (co)criação de valor face às potencialidades e riscos/vulnerabilidades em termos de saúde, bem-estar e cidadania no âmbito do Projeto INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento. A pluralidade de vozes, com destaque nos Estudantes, constituirá o mote de reflexão em
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

07/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Américo Mateus

O Design thinking como metodologia transversal em Project-based learning

Capacitação para a metodologia, modelos, processo e ferramentas de Design Thinking (pensamento e processos de Design) como prática pedagógica ativa em contexto de sala de aula em desafios de Project-Based Learning.
Vagas: 66

ler mais |

Avaliar Sessão

07/09/2022 - 14:00 - 15:30

Duração: 1.5h

Cláudia Viegas, Rute Borrego e Vânia Costa

Nano, micro e macro inovação pedagógica – Experiências concretas que contribuem para a mudança.

Realizar inovação pedagógica no ensino superior parece muitas vezes uma tarefa complexa e para a qual não temos tempo.
Vagas: 80

ler mais |

Avaliar Sessão

07/09/2022 - 14:00 - 15:30

Duração: 1.5h

Victor Neto

Metodologias para ensinar a aprender a aprender

O ritmo acelerado de transformação do mundo do trabalho e da sociedade obriga que o recém-formado detenha bases sólidas nas disciplinas fundacionais da sua área de formação, mas também uma forte agilidade de aprender novo conhecimento, muito dele ainda não acessível na atualidade.
Vagas: 85

ler mais |

Avaliar Sessão

08/09/2022 - 09:30 - 12:30

Duração: 3h

Paulo Bogas

Aplicando a pedagogia do empreendedorismo experiencial

Esta formação é uma introdução à aprendizagem experiencial, cocriação e Living Lab’s, os seus conceitos e técnicas. Tópicos principais: 1. Aprender e ensinar num Living lab; 2. Ativação do processo de aprendizagem; 3. Aprender num contexto social relevante; 4. O desenho de experiência baseadas na prática; 5. Avaliação da aprendizagem.
Vagas: 60

ler mais | Sessão cancelada

08/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Filipe Santos

A pegada digital do aluno enquanto elemento de avaliação diagnóstica e formativa

As modernas plataformas digitais de ensino-aprendizagem, como o Moodle e o BlackBoard, mantêm um registo de todas as ações feitas pelo estudante nas mesmas.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

08/09/2022 - 14:30 - 15:30

Duração: 1h

José Eduardo Brites Cavaco

Ciência para Diferentes Públicos – Uma Prática que Envolve os Alunos e a Comunidade

No âmbito da Unidade Curricular Projeto em Ciências Biomédicas do 1.º ano do 2.º ciclo em Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, um dos desafios lançados aos alunos é desenvolverem uma atividade prática na comunidade sobre ciência.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

09/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Ana Cláudia Coelho e Sandra Socoto

Role-Play: argumentação e criatividade no processo de aprendizagem

O Role-play é uma estratégia de ensino interativa que contribui para o aumento da motivação, da responsabilidade e da capacidade crítica e argumentativa, facilmente adaptável a todas as áreas de ensino.
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

09/09/2022 - 10:30 - 12:30

Duração: 2h

Joana Viana

Observação entre pares: aprendizagem e desenvolvimento profissional docente

Observação de aulas entre pares, reflexão e feedback como práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente. Nesta sessão procuraremos: i) analisar práticas de observação entre pares, focos e dimensões de observação, processos e estratégias de observação; bem como, as funções do feedback e o papel da reflexão no desenvolvimento profissional docente.
Vagas: 40

ler mais |

Avaliar Sessão

09/09/2022 - 11:00 - 13:00

Duração: 2h

Marta Ferreira Dias e Marlene Amorim

Escape rooms: como não escapar a esta inovação na sala de aula!

As escape rooms educacionais (EERs) têm tido uma popularidade crescente nos últimos anos, tanto em investigação como na aplicação em sala de aula para diferentes níveis educacionais.
Vagas: 67

ler mais |

Avaliar Sessão

09/09/2022 - 15:00 - 17:30

Duração: 2.5h

Mário Baía

A aprendizagem invertida (flipped learning) e o ensino misto (b-learning)

Nesta sessão abordaremos o conceito de aprendizagem invertida e as suas principais características.
Vagas: 68

ler mais |

Avaliar Sessão

12/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Marta Fonseca

Orientações para um feedback eficaz

O feedback eficaz é um elemento poderoso no processo de ensino e aprendizagem. Ao envolver a apreciação sobre aspetos de desempenho, contribui para que os estudantes regulem as suas aprendizagens e encontrem formas de as melhorar.
Vagas: 54

ler mais |

Avaliar Sessão

12/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Sofia Sá

Primeira aula do semestre: Reflexões

Quais os objetivos da primeira aula do semestre? Quais os componentes essenciais de uma primeira aula? Quais as boas práticas neste primeiro momento? O que pode um docente fazer para promover uma boa primeira impressão com impacto em futuras aprendizagens? Neste encontro, iremos refletiremos sobre estas e outras questões relativas ao primeiro encontro com os estudantes.
Vagas: 90

ler mais |

Avaliar Sessão

12/09/2022 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Catarina Sales Oliveira

Gerir e promover a diversidade na sala envolvendo tod@s e cada estudante

Num contexto de cada vez maior diversidade de perfis e contextos dos estudantes universitários, temos frequentemente em sala de aula grupos muito pouco homogéneos. Contudo, muitas vezes tendemos a aplicar a mesma bitola para tod@s, usando metodologias e critérios de avaliação standard e uma planificação de sessões definida em função dos conteúdos e não da aprendizagem.
Vagas: 65

ler mais |

Avaliar Sessão

13/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

João Padilla

INOValiar: Ferramenta para a melhoria contínua de questões de escolha múltipla

As questões de escolha múltipla (QEM) são amplamente utilizadas no processo de avaliação devido a vantagens como objetividade, imparcialidade, possibilidade de automatização da cotação e feedback (ex. prática da recuperação) e capacidade de avaliar vários domínios cognitivos, inclusivamente de natureza superior (ex.
Vagas: 76

ler mais |

Avaliar Sessão

13/09/2022 - 10:30 - 12:30

Duração: 2h

Ana Catarina Baptista e Susana Rodrigues

A comunicação como elemento-chave no sucesso do processo de ensino-aprendizagem.

Partindo do pressuposto de que existe uma estreita e importante relação entre comunicação e processo de ensino-aprendizagem, transversal às modalidades de ensino presencial e remoto, esta formação tem como principal objetivo partilhar algumas estratégias e recursos com vista à otimização das competências comunicativas dos docentes.
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

13/09/2022 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Vítor Duarte Teodoro

Reflexões sobre organização de páginas Moodle para aprendizagem ativa

A utilização do Moodle no ensino superior é comum entre muitos docentes. No entanto, nem sempre são conhecidas algumas potencialidades deste sistema de gestão do ensino e aprendizagem, nomeadamente as que podem fomentar a aprendizagem ativa.
Vagas: 61

ler mais |

Avaliar Sessão

13/09/2022 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

João Soares Carrola

Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para construção de RESUMOS GRÁFICOS (Graphical Abstra

Na preparação de diapositivos para as aulas ou para congressos é frequentemente necessário elaborar esquemas ou desenhos personalizados com detalhes para mostrar ou transmitir uma determinada mensagem, pode ser um esquema que representa o delineamento do ensaio, um esquema sobre a metodologia utilizada ou até um pequeno mapa com os locais de amostragem. Por outro lado, as revistas científicas ped
Vagas: 66

ler mais |

Avaliar Sessão

14/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Madalena Ramos e João Paiva Monteiro

A fraude no Ensino Superior: O que se sabe e o que se julga saber

Esta ação tem por finalidade sensibilizar os participantes para a problemática da fraude académica, e os tipos de fraude com maior incidência, nomeadamente o plágio, a cópia, a fabricação e facilitação em trabalhos académicos, Com base nos resultados de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior, serão abordados: • os conceitos: fraude académica, plágio, propriedade intelectual, di
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

14/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Sofia Sá

Google Jamboard: Utilização em Momentos Ativos

Neste encontro, vamos descobrir as potencialidades de utilização do quadro digital Google Jamboard, enquanto instrumento de registo em momentos ativos, e conhecer boas práticas da sua criação, configuração, partilha e utilização em sala de aula. No decurso do Workshop, cada docente irá criar o seu próprio Jamboard
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

14/09/2022 - 14:30 - 17:30

Duração: 3h

Elisabete Cunha

Recursos Educativos Digitais à medida: potenciando a vertente produtora de professores e alunos

Embora se tenha assistido a um aumento de recursos educativos digitais, a qualidade ou falta de adequação podem constituir um obstáculo à sua utilização.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

15/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Soares e Diana Mesquita

Intencionalizando os learning outcomes: da teoria à prática

Definir os learning outcomes (LO), enquanto o conjunto de conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes no decurso daquela Unidade Curricular ou daquele Curso/Formação, nem sempre se afigura uma tarefa fácil.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

15/09/2022 - 10:00 - 11:30

Duração: 1.5h

Marisa Carvalho e Rosário Serrão Cunha

Aprendizagem baseada em problemas. Uma experiência no Ensino Superior

A aprendizagem baseada em problemas (Problem-based learning, PBL) é conhecida como uma prática pedagógica inovadora. Esta prática, orientada para a resolução de problemas, apresenta-se como uma forma das universidades responderem às exigências de inovação, de aprendizagem centrada nos alunos e de estímulo de competências transversais.
Vagas: 47

ler mais |

Avaliar Sessão

15/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes

A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagem

Com esta dupla estratégia, pretende-se que os alunos assumam a responsabilidade de ensinar os seus pares, permitindo-lhes não só melhorar a compreensão dos conteúdos programáticos, como também desenvolver habilidades de comunicação, envolvendo os alunos na responsabilização não só da sua própria aprendizagem, mas também da aprendizagem dos outros.
Vagas: 55

ler mais |

Avaliar Sessão

15/09/2022 - 10:30 - 11:30

Duração: 1h

Ricardo Teresa Ribeiro

Monitorização e Avaliação da Evolução no Ensino a Distância - Aplicação em saúde

A implementação de metodologias de ensino misto e à distância na formação em saúde prepara os futuros profissionais para desafios comunitários e societais de futuro.
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

15/09/2022 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Sandra Fernandes

Project-based Learning (PBL) e Service Learning (SL): uma proposta de complementaridade

Esta ação de formação visa explorar os princípios pedagógicos subjacentes às abordagens de Project-based Learning (PBL) e de Service Learning (SL), numa perspetiva de complementaridade.
Vagas: 56

ler mais |

Avaliar Sessão

15/09/2022 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Ana C. Conceição

Utilização de plataformas online em ensino presencial

Devido à situação pandémica, muitas adaptações ao nível do ensino tiveram de ser feitas no ensino superior. Depois (quase) todas as IES regressaram ao ensino presencial. Nesta formação pretende-se explicar (com base na experiência da formadora) como determinadas plataformas online podem ser utilizadas em ensino presencial.
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

16/09/2022 - 09:00 - 11:00

Duração: 2h

José Alberto Lencastre

Gamificação da Aprendizagem

Nesta sessão será abordada a utilização da gamificação nas aulas. A gamificação é um modelo de aprendizagem ativa definida como o uso da lógica e elementos do jogo para resolver problemas em contextos não relacionados ao jogo. Com base em dinâmicas de aprendizagem baseadas na gamificação, pretende-se que os participantes experienciem o envolvimento promovido por este modelo pedagógico.
Vagas: 62

ler mais |

Avaliar Sessão

16/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Mesquita, Ilídia Cabral, José Matias Alves

Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimento

Com esta formação pretende-se: a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações) b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback) c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e au
Vagas: 56

ler mais |

Avaliar Sessão

16/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Alexandra M. Araújo

Sinalização Precoce de Risco de Abandono e Insucesso Académico no Ensino Superior

Esta ação de formação procura dotar professores, coordenadores de curso e diretores de unidades de ensino com competências de análise de dados e tomada de decisão, de forma sistemática, que permitam uma abordagem orientada para a redução das taxas de abandono e insucesso académico no Ensino Superior.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

16/09/2022 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Paulo Jorge Santos

Desafios da Aprendizagem Cooperativa - Gestão de Grupos de Trabalho no Ensino Superior

Esta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo. Resultado da aprendizagem No final da formação os docentes serão capazes de planear, implementar e avaliar projetos pedagógicos baseados em trabal
Vagas: 55

ler mais |

Avaliar Sessão

16/09/2022 - 15:00 - 16:00

Duração: 1h

Ricardo Simões

A utilização de impressão 3D no contexto pedagógico

A impressão 3D tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nas nossas vidas ao longo da última década, quer na vertente industrial (muito para além de simples prototipagem, sendo já muito usada para produção de pequenas séries finais, gabaris, etc), quer na dimensão pessoal (dado que o custo atual de muitos modelos permite ter em casa uma impressora 3D).
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

Jornadas