Jornadas
Passos para a inscrição
- no menu de topo clique em criar conta (utilize o seu email institucional);
- preencha os campos dos dados pessoais;
- na página das jornadas, escolha um máximo de 3 sessões e clique em inscrever-se;
30/01/2023 - 10:00 - 12:30Duração: 2.5h Rosário Anjos, Carla Amaral, Edna Cabecinha, Mariza Monteiro![]() ODS – Como posso ser um agente da Agenda 2030 na minha prática pedagógica?Os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se, na Agenda 2030, a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), num plano de Ação claro para os países e, consequentemente, também para as Instituições de Ensino Superior (IES). |
30/01/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Sofia Sá![]() Flipped Learning - os primeiros passos para o sucessoA metodologia Flipped Learning foca a aprendizagem dos conceitos basilares no espaço anterior à aula e utiliza o espaço aula para desenvolver metodologias ativas, promovendo assim níveis superiores de pensamento. Os seus resultados benéficos estão amplamente descritos na investigação, bem com os desafios da sua aplicação em contexto real. |
30/01/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Clara Amorim e Teresa Gonçalves![]() A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagemA avaliação de pares contribui para abordagens mais centradas no estudante, pelos seus efeitos ao nível do seu envolvimento e participação, e para abordagens colaborativas e dialógicas, pelos processos de comunicação entre pares que se instituem.
A avaliação de pares constitui uma estratégia adequada para a promoção de aprendizagens ativas e tem efeitos no modo como os estudantes compreendem o pr |
30/01/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h João Padilla![]() INOValiar: Ferramenta para a melhoria contínua de questões de escolha múltiplaAs questões de escolha múltipla (QEM) são amplamente utilizadas no processo de avaliação devido a vantagens como objetividade, imparcialidade, possibilidade de automatização da cotação e feedback (ex. prática da recuperação) e capacidade de avaliar vários domínios cognitivos, inclusivamente de natureza superior (ex. |
30/01/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Nuno Pombo![]() In-class LEGO-based activitiesRoadmap:
1) Introduction on LEGO in Education
2) Case studies
3) LEGO-based activity for children and youngers
4) LEGO-based activity for software engineering students
|
30/01/2023 - 16:00 - 18:00Duração: 2h João Correia de Freitas![]() Educação Digital e InovaçãoO digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia e inevitavelmente cresceu muito em utilização durante a pandemia por via do ensino remoto de emergência e da nossa necessidade de alguma forma de reinventarmos a nossa docência. |
31/01/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Marília Durão e Medéia Veríssimo![]() Potencialidades da aplicação da Metodologia Scrum e da plataforma Trello ao Ensino – da teoria à práticaA Metodologia Scrum é uma metodologia ágil de gestão de fluxos de trabalho, amplamente utilizada por equipas no desenvolvimento de produtos e serviços em diversos contextos empresariais. As suas potencialidades estendem-se a várias áreas, de entre as quais o Ensino. |
31/01/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Paulo Dias![]() RESTART4EDU: Aprendizagem-baseada em projetos em contexto digitalEsta formação foi concebida pela parceria do projeto RESTART4EDU (https://restart4edu.eu/) para promover o conhecimento e as competências para implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) com o apoio das tecnologias digitais.
Num contexto com maiores exigências, quer derivadas do Processo de Bolonha, as expectativas de novas competências nos estudantes do ensino superior, mas também os ef |
01/02/2023 - 09:00 - 11:00Duração: 2h Armanda Pereira![]() Desafios do Desenho Universal de Aprendizagem no Ensino Superior Esta ação tem por finalidade sensibilizar os participantes para os desafios associados à aplicação do desenho universal de aprendizagem na planificação das UCs e no decorrer das atividades letivas. Pretende-se que seja uma ação de co-construção de linhas orientadoras para a prática.
|
01/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Carolina Santos![]() Desenho de cenários de aprendizagem para a educação em saúde pública – partilha de abordagens do projeto PAFSE Neste curso partilharemos algumas reflexões decorrentes do desenvolvimento dos cenários de aprendizagem do projeto PAFSE “Partnerships for Science Education, com discussão das metodologias escolhidas, tendo em conta o feedback recebido por professores e estudantes.
|
01/02/2023 - 14:30 - 15:30Duração: 1h Madalena Ramos![]() Fraude e Ética no Ensino e na Investigação Pretende-se com este workshop abrir espaço para a reflexão sobre a problemática da fraude académica no ensino e na investigação e, em particular, do plágio. |
02/02/2023 - 10:00 - 13:00Duração: 3h Paulo Bogas![]() Operacionalizando Future Skills na sala de aulaAs Future Skills são as competências que permitem aos jovens dominarem os desafios do futuro.
Para lidarem com estes desafios, os jovens precisam desenvolver curiosidade, imaginação, visão, resiliência e autoconfiança, bem como a capacidade de agir de forma auto-organizada.
Devem, igualmente, serem capazes de compreender e respeitarem as ideias, perspetivas e valores dos outros, lidarem com erro |
02/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Mário Maia-Matos![]() Ver para avaliar – Utilizar o Seesaw como ferramenta de avaliação de estágio A avaliação de estágios no ensino superior é uma tarefa complexa principalmente quando o docente não acompanha presencialmente o processo de ensino aprendizagem do estudante. Com a intenção de melhorar este aspeto foi desenhado um modelo de avaliação alinhado com o estágio usando o portefólio digital em ambiente cooperativo como estratégia major. |
02/02/2023 - 14:30 - 17:30Duração: 3h Carla Sofia Nascimento![]() Neurociências em sala de aulaEste curso tem como objetivo o debate relativo à forma como o indivíduo aprende. Este conhecimento potência o planeamento de algumas estratégias de ensino, que podem promover atividades pedagógicas com o intuito de que aos alunos adquiram novas aprendizagens. |
02/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Nuno Machado![]() Aulas Invertidas com recurso ao Moodle O autor pretende partilhar a sua experiência com o ensino recorrendo ao modelo de aulas invertidas. Tendo em conta a quantidade de estudantes pode ser útil recorrer a uma plataforma LMS para fornecer uma avaliação formativa aos estudantes de onde surge naturalmente o Moodle, através do seu sistema de testes. |
02/02/2023 - 15:00 - 16:30Duração: 1.5h Rui M. Borges dos Santos![]() Novas velhas maneiras de ensinar técnicas laboratoriais O ensino de um instrumento musical é um exemplo máximo de “aprendizagem centrada no aluno”. Este princípio central do Processo de Bolonha choca muitas vezes com a massificação do ensino superior em ciências experimentais. Mas existem ferramentas novas que permitem aproximar estes dois mundos. |
03/02/2023 - 10:00 - 11:30Duração: 1.5h Joana Reis, Rita Payan-Carreira![]() Implementar portfolios digitais e logbooks em cursos de cariz técnico-científico: objetivos, vantagens e dificuldades Os portfolios digitais estão largamente implementados nas formações ligadas a artes visuais e plásticas e na arquitetura, mas não são habitualmente associados à área da saúde, humana ou animal, ou a outras áreas de cariz mais técnico. |
03/02/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes![]() A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagemAtravés de uma metodologia de aula invertida, os alunos têm acesso não só ao ensino presencial, mas também a atividades de aprendizagem online (visualização de vídeos, resolução de exercícios, etc.). |
03/02/2023 - 14:30 - 17:30Duração: 3h Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos![]() Desafios da aprendizagem cooperativa – Gestão de grupos de trabalho no Ensino SuperiorEsta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo. |
06/02/2023 - 10:00 - 11:30Duração: 1.5h João Paiva Monteiro![]() Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distânciaA implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem. |
06/02/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Cristina Coutinho![]() Design Sprint Week - Práticas colaborativas e multidisplinares no contexto curricularNo âmbito do curso Design para Médias Digitais (IPCA) é realizada a ‘Design Sprint Week’ - uma semana multidisciplinar, em que os alunos do curso trabalham colaborativamente com empresas, na conceção e desenvolvimento de um produto digital com base na metodologia de Design Sprint (‘Human-centered design’, ‘design thinking’, etc.).
O ‘Design Sprint’ é um processo de cinco dias para responder às pr |
06/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Paula Morais - Universidade Portucalense Carmo Themudo - Universidade Católica Portuguesa![]() Boas Práticas de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior - Educar para os ODSNos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm dado uma maior relevância às questões da Responsabilidade Social/Sustentabilidade, pois querem ter um papel ativo na resposta aos desafios globais do planeta. |
07/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h William Cantú![]() Educar pela Cultura Digital: a aplicação Miro em articulação com a gestão do pensamento complexoÉ importante desenvolver novos processos de articulação de conteúdos e dados, bem como estimular a organização do pensamento complexo inerente às atividades de pesquisa é extremamente importante perante a hibridização dos processos de trabalho e ensino. |
07/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Maria João da Costa Soares da Silva![]() Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - INo âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital. |
07/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Maria do Rosário Rodrigues![]() Portefólios digitais: estratégias de aprendizagem e avaliaçãoO objetivo desta formação é sensibilizar os docentes do ensino superior (ES) para a melhoria de diversos aspetos das práticas na sala de aula, visando-se o sucesso académico dos estudantes. Pretende-se estimular a reflexão sobre os portefólios digitais como um instrumento vocacionado para a construção de uma narrativa reflexiva do percurso de aprendizagem.
|
07/02/2023 - 14:00 - 17:00Duração: 3h Ricardo Manuel Abreu de Assunção![]() Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - IIReconhecidamente uma mais-valia no contexto do ensino-aprendizagem, as iniciativas que se centram no estudante têm assumido crescente relevância. Neste mesmo contexto, a implementação de um ambiente de aprendizagem sustentado por ferramentas inovadoras e baseadas em tecnologia digital revela-se de pertinência irrefutável. |
07/02/2023 - 16:00 - 17:30Duração: 1.5h Paula Peres![]() Flipped Classrrom Neste workshop sobre o Flipped Classrrom serão abordados temas relacionados com a planificação de uma estratégia de Flipped Classroom. Serão estudadas as vantagens e desvantagens do recurso à estratégia de flipped classroom assim como as melhores técnicas e ferramentas de suporte à implementação. |
08/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Vitor Duarte Teodoro![]() Utilização do Moodle: Ideias e Sugestões para Aumentar a Participação de Alunos nas Unidades CurricularesA utilização do Moodle (e de outras plataformas) é, muitas vezes, reduzida apenas à disponibilização de documentos para alunos. Nesta atividade de formação, analisar-se-ão, a partir de exemplos, algumas das ferramentas disponíveis no Moodle para aumentar a participação de alunos, desde a utilização de vídeo para entrega de itens de avaliação até à escrita colaborativa.
|
08/02/2023 - 10:00 - 13:00Duração: 3h Hermínia Brites Dias e Luís Lança![]() A Aprendizagem por Problemas no Ensino SuperiorA aprendizagem por problemas (APP), inicialmente proposta na década de 60, por docentes de uma Universidade no Canadá, é atualmente uma metodologia de ensino que está alargada a muitas instituições em todo o mundo, inclusive em Portugal, não só no ensino das ciências da saúde como no ensino superior em geral e mesmo no ensino não superior. |
08/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Sofia Sá![]() Mentimeter: Potencialidades e ProcedimentosO Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. |
09/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Bárbara Gabriel, Cláudia Figueiredo, Robertt Valente![]() Como definir um plano estratégico para a promoção do espírito empreendedor e de inovação nos Estudantes e Academia Muito além do conhecimento técnico específico de cada curso, as competências transversais em geral, e nomeadamente empreendedoras, tornam-se um elemento-chave para os estudantes de hoje, profissionais do futuro, e para o seu papel no mercado de trabalho e na sociedade em geral. |
09/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Diana Soares![]() (Im)Possibilidades para Inovar em Aulas Expositivas Este workshop pretende promover a discussão em redor do método expositivo, dissociando-o de uma abordagem meramente passiva. Apresentam-se e experimentam-se diversas estratégias pedagógicas que, aliadas ao método expositivo, potenciem o envolvimento e a participação dos estudantes de Ensino Superior.
|
09/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Susana Leonor![]() Modelo de apoio para definição / ativação de práticas pedagógicas ativas - integrando métodos, técnicas e ferramentas digitaisNo âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital. |
09/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Catarina Lelis![]() The Impact Plan — Orientando os estudantes na antecipação do impacto e no seu contributo para os ODSsA sessão centrar-se-á no uso de uma ferramenta construída para apoiar os estudantes no momento de escolha de um projeto ou seleção de atividades de entre várias possibilidades, ou simplesmente na previsualização do potencial de impacto de um projeto que tenha já sido selecionado. |
09/02/2023 - 15:00 - 17:00Duração: 2h Diana Mesquita, Ilídia Cabral e José Matias Alves![]() Estratégias de ensino para potenciar as aprendizagens no Ensino SuperiorEnsinar pressupõe um domínio científico atualizado dos conhecimentos que se querem fazer aprender, e das capacidades e atitudes que se pretendem gerar nos estudantes para que se tornem pessoal e socialmente competentes.
Contudo os saberes pedagógicos são também fundamentais para que as diversas aprendizagens sejam possíveis (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a convi |
10/02/2023 - 10:00 - 12:30Duração: 2.5h Manuel João Costa![]() Diversificando a avaliação da aprendizagem: dos fundamentos à práticaAtualmente, a avaliação da aprendizagem dos estudantes na generalidade das unidades curriculares de cursos do ensino superior foca-se frequentemente no componente sumativo e recorre a métodos tradicionais - por exemplo, testes sumativos e exames escritos. |
10/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Carina Rodrigues e Susana Reis![]() A minha UC online em 5 passosNeste webinar os professores serão convidados a preparar uma UC/ curso para o ensino online, tendo por base 5 passos.
1) Estruturar um curso online/ UC em módulos, tópicos e respetivas competências;
2) Explorar diferentes tipos de eAtividades e identificar os cuidados a ter na sua elaboração, partindo de exemplos práticos;
3) Refletir sobre a tipologia de recursos didáticos no EaD, partindo de |
10/02/2023 - 14:00 - 17:00Duração: 3h Elsa Costa e Silva e Eugénia Ribeiro![]() Promover o envolvimento dos alunos com TBLTeam-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. |
10/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Marta Madureira e Cátia Vidinhas![]() Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter práticoNesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. |