Jornadas

Passos para a inscrição

  1. no menu de topo clique em criar conta (utilize o seu email institucional);
  2. preencha os campos dos dados pessoais;
  3. na página das jornadas, escolha um máximo de 3 sessões e clique em inscrever-se;

descarregue

30/01/2023 - 10:00 - 12:30

Duração: 2.5h

Rosário Anjos, Carla Amaral, Edna Cabecinha, Mariza Monteiro

ODS – Como posso ser um agente da Agenda 2030 na minha prática pedagógica?

Os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se, na Agenda 2030, a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), num plano de Ação claro para os países e, consequentemente, também para as Instituições de Ensino Superior (IES).
Vagas: 30

ler mais |

Avaliar Sessão

30/01/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Sofia Sá

Flipped Learning - os primeiros passos para o sucesso

A metodologia Flipped Learning foca a aprendizagem dos conceitos basilares no espaço anterior à aula e utiliza o espaço aula para desenvolver metodologias ativas, promovendo assim níveis superiores de pensamento. Os seus resultados benéficos estão amplamente descritos na investigação, bem com os desafios da sua aplicação em contexto real.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

30/01/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Clara Amorim e Teresa Gonçalves

A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem

A avaliação de pares contribui para abordagens mais centradas no estudante, pelos seus efeitos ao nível do seu envolvimento e participação, e para abordagens colaborativas e dialógicas, pelos processos de comunicação entre pares que se instituem. A avaliação de pares constitui uma estratégia adequada para a promoção de aprendizagens ativas e tem efeitos no modo como os estudantes compreendem o pr
Vagas: 75

ler mais |

Avaliar Sessão

30/01/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

João Padilla

INOValiar: Ferramenta para a melhoria contínua de questões de escolha múltipla

As questões de escolha múltipla (QEM) são amplamente utilizadas no processo de avaliação devido a vantagens como objetividade, imparcialidade, possibilidade de automatização da cotação e feedback (ex. prática da recuperação) e capacidade de avaliar vários domínios cognitivos, inclusivamente de natureza superior (ex.
Vagas: 70

ler mais |

Avaliar Sessão

30/01/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Nuno Pombo

In-class LEGO-based activities

Roadmap: 1) Introduction on LEGO in Education 2) Case studies 3) LEGO-based activity for children and youngers 4) LEGO-based activity for software engineering students
Vagas: 35

ler mais |

Avaliar Sessão

30/01/2023 - 16:00 - 18:00

Duração: 2h

João Correia de Freitas 

Educação Digital e Inovação 

O digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia e inevitavelmente cresceu muito em utilização durante a pandemia por via do ensino remoto de emergência e da nossa necessidade de alguma forma de reinventarmos a nossa docência.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

31/01/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Marília Durão e Medéia Veríssimo

Potencialidades da aplicação da Metodologia Scrum e da plataforma Trello ao Ensino – da teoria à prática

A Metodologia Scrum é uma metodologia ágil de gestão de fluxos de trabalho, amplamente utilizada por equipas no desenvolvimento de produtos e serviços em diversos contextos empresariais. As suas potencialidades estendem-se a várias áreas, de entre as quais o Ensino.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

31/01/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Paulo Dias

RESTART4EDU: Aprendizagem-baseada em projetos em contexto digital

Esta formação foi concebida pela parceria do projeto RESTART4EDU (https://restart4edu.eu/) para promover o conhecimento e as competências para implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) com o apoio das tecnologias digitais. Num contexto com maiores exigências, quer derivadas do Processo de Bolonha, as expectativas de novas competências nos estudantes do ensino superior, mas também os ef
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

01/02/2023 - 09:00 - 11:00

Duração: 2h

Armanda Pereira

Desafios do Desenho Universal de Aprendizagem no Ensino Superior

Esta ação tem por finalidade sensibilizar os participantes para os desafios associados à aplicação do desenho universal de aprendizagem na planificação das UCs e no decorrer das atividades letivas. Pretende-se que seja uma ação de co-construção de linhas orientadoras para a prática.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

01/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Carolina Santos 

Desenho de cenários de aprendizagem para a educação em saúde pública – partilha de abordagens do projeto PAFSE 

Neste curso partilharemos algumas reflexões decorrentes do desenvolvimento dos cenários de aprendizagem do projeto PAFSE “Partnerships for Science Education, com discussão das metodologias escolhidas, tendo em conta o feedback recebido por professores e estudantes.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

01/02/2023 - 14:30 - 15:30

Duração: 1h

Madalena Ramos

Fraude e Ética no Ensino e na Investigação

Pretende-se com este workshop abrir espaço para a reflexão sobre a problemática da fraude académica no ensino e na investigação e, em particular, do plágio.
Vagas: 82

ler mais |

Avaliar Sessão

02/02/2023 - 10:00 - 13:00

Duração: 3h

Paulo Bogas

Operacionalizando Future Skills na sala de aula

As Future Skills são as competências que permitem aos jovens dominarem os desafios do futuro. Para lidarem com estes desafios, os jovens precisam desenvolver curiosidade, imaginação, visão, resiliência e autoconfiança, bem como a capacidade de agir de forma auto-organizada. Devem, igualmente, serem capazes de compreender e respeitarem as ideias, perspetivas e valores dos outros, lidarem com erro
Vagas: 125

ler mais |

Avaliar Sessão

02/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Mário Maia-Matos

Ver para avaliar – Utilizar o Seesaw como ferramenta de avaliação de estágio

A avaliação de estágios no ensino superior é uma tarefa complexa principalmente quando o docente não acompanha presencialmente o processo de ensino aprendizagem do estudante. Com a intenção de melhorar este aspeto foi desenhado um modelo de avaliação alinhado com o estágio usando o portefólio digital em ambiente cooperativo como estratégia major.
Vagas: 150

ler mais |

Avaliar Sessão

02/02/2023 - 14:30 - 17:30

Duração: 3h

Carla Sofia Nascimento

Neurociências em sala de aula

Este curso tem como objetivo o debate relativo à forma como o indivíduo aprende. Este conhecimento potência o planeamento de algumas estratégias de ensino, que podem promover atividades pedagógicas com o intuito de que aos alunos adquiram novas aprendizagens.
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

02/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Nuno Machado

Aulas Invertidas com recurso ao Moodle

O autor pretende partilhar a sua experiência com o ensino recorrendo ao modelo de aulas invertidas. Tendo em conta a quantidade de estudantes pode ser útil recorrer a uma plataforma LMS para fornecer uma avaliação formativa aos estudantes de onde surge naturalmente o Moodle, através do seu sistema de testes.
Vagas: 150

ler mais |

Avaliar Sessão

02/02/2023 - 15:00 - 16:30

Duração: 1.5h

Rui M. Borges dos Santos

Novas velhas maneiras de ensinar técnicas laboratoriais

O ensino de um instrumento musical é um exemplo máximo de “aprendizagem centrada no aluno”. Este princípio central do Processo de Bolonha choca muitas vezes com a massificação do ensino superior em ciências experimentais. Mas existem ferramentas novas que permitem aproximar estes dois mundos.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

03/02/2023 - 10:00 - 11:30

Duração: 1.5h

Joana Reis, Rita Payan-Carreira

Implementar portfolios digitais e logbooks em cursos de cariz técnico-científico: objetivos, vantagens e dificuldades

Os portfolios digitais estão largamente implementados nas formações ligadas a artes visuais e plásticas e na arquitetura, mas não são habitualmente associados à área da saúde, humana ou animal, ou a outras áreas de cariz mais técnico.
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

03/02/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes

A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagem

Através de uma metodologia de aula invertida, os alunos têm acesso não só ao ensino presencial, mas também a atividades de aprendizagem online (visualização de vídeos, resolução de exercícios, etc.).
Vagas: 75

ler mais |

Avaliar Sessão

03/02/2023 - 14:30 - 17:30

Duração: 3h

Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos

Desafios da aprendizagem cooperativa – Gestão de grupos de trabalho no Ensino Superior

Esta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo.
Vagas: 55

ler mais |

Avaliar Sessão

06/02/2023 - 10:00 - 11:30

Duração: 1.5h

João Paiva Monteiro

Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância

A implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem.
Vagas: 52

ler mais |

Avaliar Sessão

06/02/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Cristina Coutinho

Design Sprint Week - Práticas colaborativas e multidisplinares no contexto curricular

No âmbito do curso Design para Médias Digitais (IPCA) é realizada a ‘Design Sprint Week’ - uma semana multidisciplinar, em que os alunos do curso trabalham colaborativamente com empresas, na conceção e desenvolvimento de um produto digital com base na metodologia de Design Sprint (‘Human-centered design’, ‘design thinking’, etc.). O ‘Design Sprint’ é um processo de cinco dias para responder às pr
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

06/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Paula Morais - Universidade Portucalense Carmo Themudo - Universidade Católica Portuguesa

Boas Práticas de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior - Educar para os ODS

Nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm dado uma maior relevância às questões da Responsabilidade Social/Sustentabilidade, pois querem ter um papel ativo na resposta aos desafios globais do planeta.
Vagas: 70

ler mais |

Avaliar Sessão

07/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

William Cantú

Educar pela Cultura Digital: a aplicação Miro em articulação com a gestão do pensamento complexo

É importante desenvolver novos processos de articulação de conteúdos e dados, bem como estimular a organização do pensamento complexo inerente às atividades de pesquisa é extremamente importante perante a hibridização dos processos de trabalho e ensino.
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

07/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Maria João da Costa Soares da Silva

Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - I

No âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital.
Vagas: 70

ler mais |

Avaliar Sessão

07/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Maria do Rosário Rodrigues

Portefólios digitais: estratégias de aprendizagem e avaliação

O objetivo desta formação é sensibilizar os docentes do ensino superior (ES) para a melhoria de diversos aspetos das práticas na sala de aula, visando-se o sucesso académico dos estudantes. Pretende-se estimular a reflexão sobre os portefólios digitais como um instrumento vocacionado para a construção de uma narrativa reflexiva do percurso de aprendizagem.
Vagas: 51

ler mais |

Avaliar Sessão

07/02/2023 - 14:00 - 17:00

Duração: 3h

Ricardo Manuel Abreu de Assunção

Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - II

Reconhecidamente uma mais-valia no contexto do ensino-aprendizagem, as iniciativas que se centram no estudante têm assumido crescente relevância. Neste mesmo contexto, a implementação de um ambiente de aprendizagem sustentado por ferramentas inovadoras e baseadas em tecnologia digital revela-se de pertinência irrefutável.
Vagas: 70

ler mais |

Avaliar Sessão

07/02/2023 - 16:00 - 17:30

Duração: 1.5h

Paula Peres

Flipped Classrrom

Neste workshop sobre o Flipped Classrrom serão abordados temas relacionados com a planificação de uma estratégia de Flipped Classroom. Serão estudadas as vantagens e desvantagens do recurso à estratégia de flipped classroom assim como as melhores técnicas e ferramentas de suporte à implementação.
Vagas: 75

ler mais |

Avaliar Sessão

08/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Vitor Duarte Teodoro

Utilização do Moodle: Ideias e Sugestões para Aumentar a Participação de Alunos nas Unidades Curriculares

A utilização do Moodle (e de outras plataformas) é, muitas vezes, reduzida apenas à disponibilização de documentos para alunos. Nesta atividade de formação, analisar-se-ão, a partir de exemplos, algumas das ferramentas disponíveis no Moodle para aumentar a participação de alunos, desde a utilização de vídeo para entrega de itens de avaliação até à escrita colaborativa.
Vagas: 300

ler mais |

Avaliar Sessão

08/02/2023 - 10:00 - 13:00

Duração: 3h

Hermínia Brites Dias e Luís Lança

A Aprendizagem por Problemas no Ensino Superior

A aprendizagem por problemas (APP), inicialmente proposta na década de 60, por docentes de uma Universidade no Canadá, é atualmente uma metodologia de ensino que está alargada a muitas instituições em todo o mundo, inclusive em Portugal, não só no ensino das ciências da saúde como no ensino superior em geral e mesmo no ensino não superior.
Vagas: 52

ler mais |

Avaliar Sessão

08/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Sofia Sá

Mentimeter: Potencialidades e Procedimentos

O Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar.
Vagas: 52

ler mais |

Avaliar Sessão

09/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Bárbara Gabriel, Cláudia Figueiredo, Robertt Valente

Como definir um plano estratégico para a promoção do espírito empreendedor e de inovação nos Estudantes e Academia

Muito além do conhecimento técnico específico de cada curso, as competências transversais em geral, e nomeadamente empreendedoras, tornam-se um elemento-chave para os estudantes de hoje, profissionais do futuro, e para o seu papel no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

09/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Soares

(Im)Possibilidades para Inovar em Aulas Expositivas

Este workshop pretende promover a discussão em redor do método expositivo, dissociando-o de uma abordagem meramente passiva. Apresentam-se e experimentam-se diversas estratégias pedagógicas que, aliadas ao método expositivo, potenciem o envolvimento e a participação dos estudantes de Ensino Superior.
Vagas: 62

ler mais |

Avaliar Sessão

09/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Susana Leonor

Modelo de apoio para definição / ativação de práticas pedagógicas ativas - integrando métodos, técnicas e ferramentas digitais

No âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

09/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Catarina Lelis

The Impact Plan — Orientando os estudantes na antecipação do impacto e no seu contributo para os ODSs

A sessão centrar-se-á no uso de uma ferramenta construída para apoiar os estudantes no momento de escolha de um projeto ou seleção de atividades de entre várias possibilidades, ou simplesmente na previsualização do potencial de impacto de um projeto que tenha já sido selecionado.
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

09/02/2023 - 15:00 - 17:00

Duração: 2h

Diana Mesquita, Ilídia Cabral e José Matias Alves

Estratégias de ensino para potenciar as aprendizagens no Ensino Superior

Ensinar pressupõe um domínio científico atualizado dos conhecimentos que se querem fazer aprender, e das capacidades e atitudes que se pretendem gerar nos estudantes para que se tornem pessoal e socialmente competentes. Contudo os saberes pedagógicos são também fundamentais para que as diversas aprendizagens sejam possíveis (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a convi
Vagas: 63

ler mais |

Avaliar Sessão

10/02/2023 - 10:00 - 12:30

Duração: 2.5h

Manuel João Costa

Diversificando a avaliação da aprendizagem: dos fundamentos à prática

Atualmente, a avaliação da aprendizagem dos estudantes na generalidade das unidades curriculares de cursos do ensino superior foca-se frequentemente no componente sumativo e recorre a métodos tradicionais - por exemplo, testes sumativos e exames escritos.
Vagas: 300

ler mais |

Avaliar Sessão

10/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Carina Rodrigues e Susana Reis

A minha UC online em 5 passos

Neste webinar os professores serão convidados a preparar uma UC/ curso para o ensino online, tendo por base 5 passos. 1) Estruturar um curso online/ UC em módulos, tópicos e respetivas competências; 2) Explorar diferentes tipos de eAtividades e identificar os cuidados a ter na sua elaboração, partindo de exemplos práticos; 3) Refletir sobre a tipologia de recursos didáticos no EaD, partindo de
Vagas: 50

ler mais |

Avaliar Sessão

10/02/2023 - 14:00 - 17:00

Duração: 3h

Elsa Costa e Silva e Eugénia Ribeiro

Promover o envolvimento dos alunos com TBL

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados.
Vagas: 85

ler mais |

Avaliar Sessão

10/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Marta Madureira e Cátia Vidinhas

Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter prático

Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação.
Vagas: 60

ler mais |

Avaliar Sessão

Jornadas