Jornadas

Passos para a inscrição

  1. no menu de topo clique em criar conta (utilize o seu email institucional);
  2. preencha os campos dos dados pessoais;
  3. na página das jornadas, escolha um máximo de 3 sessões e clique em inscrever-se;

descarregue

09/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

William Afonso Cantú

Prospetiva e Tendências: Mapeando horizontes para o futuro da educação

O workshop " Prospetivas e Tendências: Mapeando Horizontes para o Futuro da Educação" procurará estimular os participantes a pensar sobre o cenário educacional em constante evolução e a visualizar possíveis futuros através da análise de tendências.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

09/10/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

José Raimundo

Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docente

Esta formação é dirigida a docentes que pretendam aumentar o seu reportório de aptidões para o desenvolvimento e refinamento de materiais multimédia de suporte a atividades pedagógicas e de investigação.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

09/10/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Marcelo Kremer e Susana Pinto

Competência Intercultural e Inglês como Meio de Instrução: como desenvolver uma pedagogia intercultural no ensino superior?

O uso do Inglês como Meio de Instrução (English as Medium of Instruction - EMI) tem vindo a adquirir popularidade no ensino superior em todo o mundo nas últimas duas décadas Esse fenómeno está intrinsecamente ligado ao processo de internacionalização do ensino superior, com o objetivo de atrair estudantes, docentes e investigadores internacionais, bem como elevar o prestígio e as receitas instituc
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

09/10/2023 - 14:30 - 16:00

Duração: 1.5h

Bruno Silva

Learning Analytics – Entender, perceber e melhorar a ação pedagógica

Nesta sessão, pretende-se apresentar uma ferramenta chamada, Learning Analytics. O objetivo dessa ferramenta é aferir de forma (mais) objetiva o desempenho dos estudantes durante o semestre e tentar extrair padrões de sucesso e insucesso.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

09/10/2023 - 17:00 - 19:00

Duração: 2h

Mariana Oliveira Pinto

Padlet e ensino: conceção e potencialidades

O Padlet é uma ferramenta digital que permite criar murais para registar, guardar e partilhar conteúdos (imagens, vídeos e documentos de texto) Pelas suas características, torna possível novas abordagens na construção e partilha de informações e de conhecimentos, permitindo um trabalho colaborativo durante o processo de elaboração dos murais, assumindo o professor o papel de facilitador do process
Vagas: 70

ler mais |

Avaliar Sessão

10/10/2023 - 10:00 - 11:30

Duração: 1.5h

Ismael Vieira

Diversificando os materiais pedagógicos com o H5P: da teoria à conceção

O H5P é um software de código aberto utilizado por docentes para criar conteúdo interativo, de forma a melhorar a experiência de aprendizagem e convocar os estudantes para uma aprendizagem em que os mesmos podem interagir com os materiais pedagógicos, como são por exemplo os vídeos, apresentações, testes, etc. (Magro, 2021).
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

10/10/2023 - 15:00 - 17:00

Duração: 2h

Rui M. Borges dos Santos

Novas velhas maneiras de ensinar técnicas laboratoriais

O ensino de um instrumento musical é um exemplo máximo de “aprendizagem centrada no aluno”. Este princípio central do Processo de Bolonha choca muitas vezes com a massificação do ensino superior em ciências experimentais. Mas existem ferramentas novas que permitem aproximar estes dois mundos.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

10/10/2023 - 16:30 - 19:30

Duração: 3h

Alcina Dourado

Alternativas à apresentação do trabalho dos estudantes: do pitching ao videofolio

Introdução: A apresentação de elementos de avaliação decorrentes do processo de ensino-aprendizagem, sejam de caráter sumativo ou formativo, geralmente segue o modelo tradicional. Isto é, o estudante, frequentemente em grupo ou em modo individual, realiza partilhas orais através do PowerPoint (ou equivalente) em sessões letivas presenciais perante os seus colegas e o(s) docente(s).
Vagas: 52

ler mais |

Avaliar Sessão

11/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Mesquita e José Matias Alves

Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimento

Com esta formação pretende-se: a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações) b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback) c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e au
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

11/10/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes

A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagem

Através de uma metodologia de aula invertida, os alunos têm acesso não só ao ensino presencial, mas também a atividades de aprendizagem online (visualização de vídeos, resolução de exercícios, etc.).
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

11/10/2023 - 14:00 - 17:00

Duração: 3h

Artur Sá; Carla Amaral; Edna Cabecinha; Mariza Monteiro; Rosário Anjos

ODS – Como posso ser um agente da Agenda 2030 na minha prática pedagógica?

Os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se, na Agenda 2030, a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), num plano de Ação claro para os países e, consequentemente, também para as Instituições de Ensino Superior (IES).
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

11/10/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Sara Paiva

O método Kanban como forma de promover soft skills nos alunos: casos práticos

O Kanban é um método de gestão de trabalho amplamente usado e que tem vindo ao longo dos anos a ser adaptado a diversos contextos. Pelo potencial que tem na gestão de projetos, abre portas a que a sua utilização tenha benefícios claros em contexto escolar, sempre que as unidades curriculares envolvam a realização de um projeto, que pode ser de natureza variada.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

11/10/2023 - 16:00 - 17:30

Duração: 1.5h

Carolina Santos

Desenho de cenários de aprendizagem para a educação em saúde pública – partilha de abordagens do projeto PAFSE

Neste curso partilharemos algumas reflexões decorrentes do desenvolvimento dos cenários de aprendizagem do projeto PAFSE “Partnerships for Science Education, com discussão das metodologias escolhidas, tendo em conta o feedback recebido por professores e estudantes. Partilharemos resultados do projeto piloto.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

12/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Francisco Sousa

O desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

Esta formação aborda algumas técnicas de desenvolvimento de AVA que possibilita: - Estabilidade e poupança de recursos a médio e longo prazo (embora a elaboração inicial de um AVA seja trabalhosa, a maior parte dos seus recursos será, em princípio, reutilizável). - Transparência e diversidade de instrumentos na avaliação; - Adaptabilidade a múltiplas situações (lecionação totalmente online vs
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

12/10/2023 - 11:00 - 13:00

Duração: 2h

Sandra Sacoto e Ana Cláudia Coelho

Role-Playing e Outras Estratégias na Prática do Ensino da Ciência Animal e outras áreas da Ciência

O Role-playing é uma estratégia de ensino interativa e cooperativa que contribui para o aumento da responsabilidade, da escuta ativa, da argumentação e da capacidade crítica e que permite adaptar-se a diversas áreas do ensino como a Ciência Animal.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

12/10/2023 - 16:30 - 18:00

Duração: 1.5h

João Paiva Monteiro

CANCELADA Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância

CANCELADA A implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

12/10/2023 - 17:00 - 19:00

Duração: 2h

Dalila Durães

The challenges of integrating Generative Artificial Intelligence in Education

Presentation of the challenges and opportunities of using Generative AI in Education. Use of some tools with examples that can be used in the classroom and in research.
Vagas: 110

ler mais |

Avaliar Sessão

13/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Rui Sousa-Silva

Deteção e análise de plágio na era da IA

Esta formação tem como principal objetivo aumentar a sensibilidade dos docentes, bem como aprofundar os seus conhecimentos, com vista à deteção e análise de plágio, considerando a importância da integridade no meio académico e profissional. Numa primeira parte, serão discutidos os principais conceitos e tipologias de plágio, as suas causas, consequências e implicações.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

13/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Elisabete Barros

Moodle em ação: como utilizar a ferramenta Lição para personalizar e potenciar a aprendizagem dos estudantes?

O cenário educacional está em constante evolução, exigindo de nós, educadores, abordagens inovadoras que atendam às necessidades dos estudantes atuais.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

13/10/2023 - 14:00 - 18:00

Duração: 4h

Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos

Desafios da aprendizagem cooperativa – Gestão de grupos de trabalho no Ensino Superior

Esta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo.
Vagas: 70

ler mais |

Avaliar Sessão

13/10/2023 - 16:00 - 18:00

Duração: 2h

Roberto Henriques

Aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior: promoção de Team-Based Learning (TBL) com Ferramentas Digitais

Neste curso, os participantes irão explorar o poder da aprendizagem colaborativa através de Team-Based Learning (TBL) e de algumas ferramentas digitais. Serão introduzidos os princípios fundamentais do TBL, aprendendo a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e estimulante para os alunos.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

16/10/2023 - 10:00 - 11:00

Duração: 1h

Fernando Moreira

Testes no Moodle: Menos é mais

A ação de formação do Moodle aborda a realização de testes em turmas grandes, dando ênfase ao princípio "menos é mais". Com esse princípio, compreende-se que a eficácia de um teste reside na sua precisão, não na sua extensão. O foco é planear avaliações criteriosas e explorar as funcionalidades técnicas da plataforma.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

16/10/2023 - 11:00 - 12:30

Duração: 1.5h

Ana Teresa Ferreira Oliveira

Cocriação na aprendizagem e no ensino numa turma: uma abordagem mais inclusiva e dialógica no ensino superior

As atividades de cocriação coexistem com propósitos e significados diversos Tradicionalmente o design do processo de cocriação e a maioria da investigação sobre o assunto, debruçam-se em modelos que assumem o envolvimento de estudantes muito empenhados/as com o seu processo de aprendizagem, com motivação elevada e inclusive uma compreensão base sobre os benefícios dos processos cocriativos e do se
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

16/10/2023 - 17:30 - 19:30

Duração: 2h

Ema Patrícia Oliveira, Sara Ferreira e Cláudia Mendes Silva

Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior

A inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas nas escolas regulares é uma preocupação que tem sido atendida e reforçada desde há muito tempo, nos ensinos básico e secundário.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

17/10/2023 - 10:30 - 12:00

Duração: 1.5h

Diogo Mateus

Integridade Académica no Ensino Superior

A integridade académica é um aspeto fundamental para as instituições de ensino e investigação Como temática abrangente, que cobre diferentes aspetos e áreas da atividade pedagógica, é importante efetuar uma reflexão sobre o seu âmbito e como devemos atuar no sentido de garantir integridade nas diferentes ações realizadas. Nesta sessão, iniciaremos com uma introdução ao tema, discutindo e refleti
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

17/10/2023 - 10:30 - 12:30

Duração: 2h

Sofia Sá

Comunicação Positiva na Docência

A comunicação, quer escrita quer oral, é fulcral no estabelecimento da relação professor/aluno. A comunicação positiva é uma abordagem que nos permite criar um ambiente seguro na relação pedagógica e transmitir informações de forma profissional e empática.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

17/10/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Mário Maia-Matos

Medir o imensurável: Planear e adequar a carga de trabalho dos estudantes

Uma das maiores dificuldades no Ensino Superior identificado já há vários anos pela literatura: não sabemos a carga de trabalho real de um estudante do ensino superior. Sabendo da dificuldade em medir esta variável, é fundamental saber como controlá-la, contribuindo assim para a melhoria efetiva das aprendizagens dos estudantes no alinhamento curricular.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

17/10/2023 - 18:00 - 20:00

Duração: 2h

Bruno Conde

Simuladores computacionais na aprendizagem das Ciências e da Matemática

A utilização de simuladores computacionais tem ampla aplicação em diversas áreas de investigação científica.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

18/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Lina Antunes e Maria Isabel Malheiro

Aprendizagem Serviço uma ferramenta pedagógica e de responsabilidade social no Ensino Superior

A responsabilidade social tem vindo a ser, hoje, uma preocupação e missão das instituições de Ensino superior (ES)a par do ensino e investigação com atividades de extensão à comunidade, envolvendo toda a comunidade educativa (ORSIES, 2018).
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

18/10/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Gabriela Reses e Vânia Carlos

Ambientes Flexíveis de Aprendizagem: como potenciar a aprendizagem ativa dos estudantes através da articulação do espaço, pedago

Espaços Flexíveis de Aprendizagem (EFA) são espaços físicos explicitamente projetados para facilitar a implementação de estratégias pedagógicas promotoras de aprendizagem ativa.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

18/10/2023 - 17:00 - 19:00

Duração: 2h

Patrícia Maria Cavaco Silva de Sá Montez Ana Isabel Fernandes João Couvaneiro

Objective Structured Clinical/Pratical Examination para a avaliação de competências

A avaliação das competências práticas no ensino superior é crucial para preparar os estudantes para uma prática profissional abrangente. Isto pode ser conseguido através da aplicação de um Objective Structured Clinical Examination (OSCE), alargando o conceito de uma dimensão exclusivamente clínica para uma dimensão também prática OSC(P)E.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

19/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Mara Pereira Guerreiro

O desenvolvimento de aprendizagens baseadas em projetos através da plataforma DreamShaper

O ensino superior debate-se com a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios e oportunidades de uma sociedade em metamorfose, impulsionada pela transformação digital.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

19/10/2023 - 10:30 - 12:30

Duração: 2h

Sofia Sá

Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos

A apresentação de projetos e outros trabalhos, quer individuais quer em grupo, é frequente no Ensino Superior. A sua avaliação objetiva torna-se amiúde um desafio, quer para docentes quer para alunos. Por um lado, enquanto docentes, não somos especialistas em Public Speaking para reconhecer e avaliar objetivamente os critérios de sucesso de uma apresentação.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

19/10/2023 - 14:30 - 16:00

Duração: 1.5h

Susana Jorge

Um processo colaborativo para pensar e trabalhar o desenho em design

No decorrer desta formação pretende-se discutir estratégias de ensino e de aprendizagem inovadoras. O contexto será em redor de competências de desenho fundamentais para as diversas áreas dos cursos de design e para uma atuação como futuro designer.
Vagas: 70

ler mais |

Avaliar Sessão

19/10/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Anabela C. Alves, Lucília Domingues, Miguel Azenha, Nuno S. Osório, Ricardo M. Dias

Realidade Aumentada na Educação: Desvendando o Presente e Moldando o Futuro do Ensino Ativo

Esta sessão de duas horas foi concebida especificamente para professores interessados em explorar o potencial transformador da realidade aumentada (RA) e tecnologias relacionadas na educação. Iremos analisar as tecnologias existentes neste domínio e discutir o seu potencial impacto no ensino.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

20/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Soares e Diana Mesquita

Intencionalizando os learning outcomes: da teoria à prática

Definir os learning outcomes (LO), enquanto o conjunto de conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes no decurso daquela Unidade Curricular ou daquele Curso/Formação, nem sempre se afigura uma tarefa fácil.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

20/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Hermínia Brites Dias

Avaliação da Aprendizagem – para onde queremos ir?

A avaliação da aprendizagem é um elemento fulcral do processo pedagógico. Dada a sua complexidade, os modelos tradicionais, na zona de conforto dos intervenientes, tendem a replicar-se. Mas será que refletimos o suficiente sobre a sua qualidade? Estaremos a avaliar o que deve ser avaliado?
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

20/10/2023 - 15:00 - 17:00

Duração: 2h

Nuno Mateus-Coelho

Cibersegurança – Os desafios de 2023/24

Nesta formação nas Jornadas, convidamo-lo a explorar o emocionante mundo da Cibersegurança e os desafios enfrentados neste ano de 2023/24.
Vagas: 100

ler mais |

Avaliar Sessão

Jornadas