Jornadas
Passos para a inscrição
- no menu de topo clique em criar conta (utilize o seu email institucional);
- preencha os campos dos dados pessoais;
- na página das jornadas, escolha um máximo de 3 sessões e clique em inscrever-se;
09/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h William Afonso Cantú![]() Prospetiva e Tendências: Mapeando horizontes para o futuro da educaçãoO workshop " Prospetivas e Tendências: Mapeando Horizontes para o Futuro da Educação" procurará estimular os participantes a pensar sobre o cenário educacional em constante evolução e a visualizar possíveis futuros através da análise de tendências. |
09/10/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h José Raimundo![]() Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docente Esta formação é dirigida a docentes que pretendam aumentar o seu reportório de aptidões para o desenvolvimento e refinamento de materiais multimédia de suporte a atividades pedagógicas e de investigação. |
09/10/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Marcelo Kremer e Susana Pinto![]() Competência Intercultural e Inglês como Meio de Instrução: como desenvolver uma pedagogia intercultural no ensino superior?O uso do Inglês como Meio de Instrução (English as Medium of Instruction - EMI) tem vindo a adquirir popularidade no ensino superior em todo o mundo nas últimas duas décadas Esse fenómeno está intrinsecamente ligado ao processo de internacionalização do ensino superior, com o objetivo de atrair estudantes, docentes e investigadores internacionais, bem como elevar o prestígio e as receitas instituc |
09/10/2023 - 14:30 - 16:00Duração: 1.5h Bruno Silva![]() Learning Analytics – Entender, perceber e melhorar a ação pedagógicaNesta sessão, pretende-se apresentar uma ferramenta
chamada, Learning Analytics. O objetivo dessa ferramenta
é aferir de forma (mais) objetiva o desempenho dos
estudantes durante o semestre e tentar extrair padrões de
sucesso e insucesso. |
09/10/2023 - 17:00 - 19:00Duração: 2h Mariana Oliveira Pinto![]() Padlet e ensino: conceção e potencialidadesO Padlet é uma ferramenta digital que permite criar murais para registar, guardar e partilhar conteúdos (imagens, vídeos e documentos de texto) Pelas suas características, torna possível novas abordagens na construção e partilha de informações e de conhecimentos, permitindo um trabalho colaborativo durante o processo de elaboração dos murais, assumindo o professor o papel de facilitador do process |
10/10/2023 - 10:00 - 11:30Duração: 1.5h Ismael Vieira![]() Diversificando os materiais pedagógicos com o H5P: da teoria à conceçãoO H5P é um software de código aberto utilizado por docentes para criar conteúdo interativo, de forma a melhorar a experiência de aprendizagem e convocar os estudantes para uma aprendizagem em que os mesmos podem interagir com os materiais pedagógicos, como são por exemplo os vídeos, apresentações, testes, etc. (Magro, 2021). |
10/10/2023 - 15:00 - 17:00Duração: 2h Rui M. Borges dos Santos![]() Novas velhas maneiras de ensinar técnicas laboratoriais O ensino de um instrumento musical é um exemplo máximo de “aprendizagem centrada no aluno”. Este princípio central do Processo de Bolonha choca muitas vezes com a massificação do ensino superior em ciências experimentais. Mas existem ferramentas novas que permitem aproximar estes dois mundos. |
10/10/2023 - 16:30 - 19:30Duração: 3h Alcina Dourado![]() Alternativas à apresentação do trabalho dos estudantes: do pitching ao videofolioIntrodução: A apresentação de elementos de avaliação decorrentes do processo de ensino-aprendizagem, sejam de caráter sumativo ou formativo, geralmente segue o modelo tradicional. Isto é, o estudante, frequentemente em grupo ou em modo individual, realiza partilhas orais através do PowerPoint (ou equivalente) em sessões letivas presenciais perante os seus colegas e o(s) docente(s). |
11/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Diana Mesquita e José Matias Alves![]() Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimentoCom esta formação pretende-se:
a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações)
b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback)
c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e au |
11/10/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes![]() A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagemAtravés de uma metodologia de aula invertida, os alunos têm acesso não só ao ensino presencial, mas também a atividades de aprendizagem online (visualização de vídeos, resolução de exercícios, etc.). |
11/10/2023 - 14:00 - 17:00Duração: 3h Artur Sá; Carla Amaral; Edna Cabecinha; Mariza Monteiro; Rosário Anjos![]() ODS – Como posso ser um agente da Agenda 2030 na minha prática pedagógica?Os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se, na Agenda 2030, a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), num plano de Ação claro para os países e, consequentemente, também para as Instituições de Ensino Superior (IES). |
11/10/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Sara Paiva![]() O método Kanban como forma de promover soft skills nos alunos: casos práticosO Kanban é um método de gestão de trabalho amplamente usado e que tem vindo ao longo dos anos a ser adaptado a diversos contextos. Pelo potencial que tem na gestão de projetos, abre portas a que a sua utilização tenha benefícios claros em contexto escolar, sempre que as unidades curriculares envolvam a realização de um projeto, que pode ser de natureza variada. |
11/10/2023 - 16:00 - 17:30Duração: 1.5h Carolina Santos![]() Desenho de cenários de aprendizagem para a educação em saúde pública – partilha de abordagens do projeto PAFSENeste curso partilharemos algumas reflexões decorrentes do desenvolvimento dos cenários de aprendizagem do projeto PAFSE “Partnerships for Science Education, com discussão das metodologias escolhidas, tendo em conta o feedback recebido por professores e estudantes. Partilharemos resultados do projeto piloto.
|
12/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Francisco Sousa![]() O desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)Esta formação aborda algumas técnicas de desenvolvimento de AVA que possibilita:
- Estabilidade e poupança de recursos a médio e longo prazo (embora a elaboração inicial de um AVA seja trabalhosa, a maior parte dos seus recursos será, em princípio, reutilizável).
- Transparência e diversidade de instrumentos na avaliação;
- Adaptabilidade a múltiplas situações (lecionação totalmente online vs |
12/10/2023 - 11:00 - 13:00Duração: 2h Sandra Sacoto e Ana Cláudia Coelho![]() Role-Playing e Outras Estratégias na Prática do Ensino da Ciência Animal e outras áreas da CiênciaO Role-playing é uma estratégia de ensino interativa e cooperativa que contribui para o aumento da responsabilidade, da escuta ativa, da argumentação e da capacidade crítica e que permite adaptar-se a diversas áreas do ensino como a Ciência Animal. |
12/10/2023 - 16:30 - 18:00Duração: 1.5h João Paiva Monteiro![]() CANCELADA Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distânciaCANCELADA
A implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem. |
12/10/2023 - 17:00 - 19:00Duração: 2h Dalila Durães![]() The challenges of integrating Generative Artificial Intelligence in Education Presentation of the challenges and opportunities of using Generative AI in Education. Use of some tools with examples that can be used in the classroom and in research.
|
13/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Elisabete Barros![]() Moodle em ação: como utilizar a ferramenta Lição para personalizar e potenciar a aprendizagem dos estudantes? O cenário educacional está em constante evolução, exigindo de nós, educadores, abordagens inovadoras que atendam às necessidades dos estudantes atuais. |
13/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Rui Sousa-Silva![]() Deteção e análise de plágio na era da IA Esta formação tem como principal objetivo aumentar a sensibilidade dos docentes, bem como aprofundar os seus conhecimentos, com vista à deteção e análise de plágio, considerando a importância da integridade no meio académico e profissional. Numa primeira parte, serão discutidos os principais conceitos e tipologias de plágio, as suas causas, consequências e implicações. |
13/10/2023 - 14:00 - 18:00Duração: 4h Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos![]() Desafios da aprendizagem cooperativa – Gestão de grupos de trabalho no Ensino SuperiorEsta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo. |
13/10/2023 - 16:00 - 18:00Duração: 2h Roberto Henriques![]() Aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior: promoção de Team-Based Learning (TBL) com Ferramentas Digitais Neste curso, os participantes irão explorar o poder da aprendizagem colaborativa através de Team-Based Learning (TBL) e de algumas ferramentas digitais. Serão introduzidos os princípios fundamentais do TBL, aprendendo a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e estimulante para os alunos. |
16/10/2023 - 10:00 - 11:00Duração: 1h Fernando Moreira![]() Testes no Moodle: Menos é mais A ação de formação do Moodle aborda a realização de testes em turmas grandes, dando ênfase ao princípio "menos é mais". Com esse princípio, compreende-se que a eficácia de um teste reside na sua precisão, não na sua extensão. O foco é planear avaliações criteriosas e explorar as funcionalidades técnicas da plataforma. |
16/10/2023 - 11:00 - 12:30Duração: 1.5h Ana Teresa Ferreira Oliveira![]() Cocriação na aprendizagem e no ensino numa turma: uma abordagem mais inclusiva e dialógica no ensino superiorAs atividades de cocriação coexistem com propósitos e significados diversos Tradicionalmente o design do processo de cocriação e a maioria da investigação sobre o assunto, debruçam-se em modelos que assumem o envolvimento de estudantes muito empenhados/as com o seu processo de aprendizagem, com motivação elevada e inclusive uma compreensão base sobre os benefícios dos processos cocriativos e do se |
16/10/2023 - 17:30 - 19:30Duração: 2h Ema Patrícia Oliveira, Sara Ferreira e Cláudia Mendes Silva![]() Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino SuperiorA inclusão de estudantes com necessidades educativas
específicas nas escolas regulares é uma preocupação
que tem sido atendida e reforçada desde há muito
tempo, nos ensinos básico e secundário. |
17/10/2023 - 10:30 - 12:30Duração: 2h Sofia Sá![]() Comunicação Positiva na Docência A comunicação, quer escrita quer oral, é fulcral no estabelecimento da relação professor/aluno. A comunicação positiva é uma abordagem que nos permite criar um ambiente seguro na relação pedagógica e transmitir informações de forma profissional e empática. |
17/10/2023 - 10:30 - 12:00Duração: 1.5h Diogo Mateus![]() Integridade Académica no Ensino SuperiorA integridade académica é um aspeto fundamental para as instituições de ensino e investigação Como temática abrangente, que cobre diferentes aspetos e áreas da atividade pedagógica, é importante efetuar uma reflexão sobre o seu âmbito e como devemos atuar no sentido de garantir integridade nas diferentes ações realizadas.
Nesta sessão, iniciaremos com uma introdução ao tema,
discutindo e refleti |
17/10/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Mário Maia-Matos![]() Medir o imensurável: Planear e adequar a carga de trabalho dos estudantes Uma das maiores dificuldades no Ensino Superior identificado já há vários anos pela literatura: não sabemos a carga de trabalho real de um estudante do ensino superior. Sabendo da dificuldade em medir esta variável, é fundamental saber como controlá-la, contribuindo assim para a melhoria efetiva das aprendizagens dos estudantes no alinhamento curricular. |
17/10/2023 - 18:00 - 20:00Duração: 2h Bruno Conde![]() Simuladores computacionais na aprendizagem das Ciências e da MatemáticaA utilização de simuladores computacionais tem ampla aplicação em diversas áreas de investigação científica. |
18/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Lina Antunes e Maria Isabel Malheiro![]() Aprendizagem Serviço uma ferramenta pedagógica e de responsabilidade social no Ensino SuperiorA responsabilidade social tem vindo a ser, hoje, uma preocupação e missão das instituições de Ensino superior (ES)a par do ensino e investigação com atividades de extensão à comunidade, envolvendo toda a comunidade educativa (ORSIES, 2018). |
18/10/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Gabriela Reses e Vânia Carlos![]() Ambientes Flexíveis de Aprendizagem: como potenciar a aprendizagem ativa dos estudantes através da articulação do espaço, pedagoEspaços Flexíveis de Aprendizagem (EFA) são espaços físicos explicitamente projetados para facilitar a implementação de estratégias pedagógicas promotoras de aprendizagem ativa. |
18/10/2023 - 17:00 - 19:00Duração: 2h Patrícia Maria Cavaco Silva de Sá Montez Ana Isabel Fernandes João Couvaneiro![]() Objective Structured Clinical/Pratical Examination para a avaliação de competências A avaliação das competências práticas no ensino superior é crucial para preparar os estudantes para uma prática profissional abrangente. Isto pode ser conseguido através da aplicação de um Objective Structured Clinical Examination (OSCE), alargando o conceito de uma dimensão exclusivamente clínica para uma dimensão também prática OSC(P)E. |
19/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Mara Pereira Guerreiro![]() O desenvolvimento de aprendizagens baseadas em projetos através da plataforma DreamShaper O ensino superior debate-se com a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios e oportunidades de uma sociedade em metamorfose, impulsionada pela transformação digital. |
19/10/2023 - 10:30 - 12:30Duração: 2h Sofia Sá![]() Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e ProcessosA apresentação de projetos e outros trabalhos, quer individuais quer em grupo, é frequente no Ensino Superior. A sua avaliação objetiva torna-se amiúde um desafio, quer para docentes quer para alunos. Por um lado, enquanto docentes, não somos especialistas em Public Speaking para reconhecer e avaliar objetivamente os critérios de sucesso de uma apresentação. |
19/10/2023 - 14:30 - 16:00Duração: 1.5h Susana Jorge![]() Um processo colaborativo para pensar e trabalhar o desenho em designNo decorrer desta formação pretende-se discutir estratégias de ensino e de aprendizagem inovadoras. O contexto será em redor de competências de desenho fundamentais para as diversas áreas dos cursos de design e para uma atuação como futuro designer. |
19/10/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Anabela C. Alves, Lucília Domingues, Miguel Azenha, Nuno S. Osório, Ricardo M. Dias![]() Realidade Aumentada na Educação: Desvendando o Presente e Moldando o Futuro do Ensino Ativo Esta sessão de duas horas foi concebida especificamente para professores interessados em explorar o potencial transformador da realidade aumentada (RA) e tecnologias relacionadas na educação. Iremos analisar as tecnologias existentes neste domínio e discutir o seu potencial impacto no ensino. |
20/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Diana Soares e Diana Mesquita![]() Intencionalizando os learning outcomes: da teoria à prática Definir os learning outcomes (LO), enquanto o conjunto de conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes no decurso daquela Unidade Curricular ou daquele Curso/Formação, nem sempre se afigura uma tarefa fácil. |
20/10/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Hermínia Brites Dias![]() Avaliação da Aprendizagem – para onde queremos ir?A avaliação da aprendizagem é um elemento fulcral do processo pedagógico. Dada a sua complexidade, os modelos tradicionais, na zona de conforto dos intervenientes, tendem a replicar-se. Mas será que refletimos o suficiente sobre a sua qualidade? Estaremos a avaliar o que deve ser avaliado? |
20/10/2023 - 15:00 - 17:00Duração: 2h Nuno Mateus-Coelho![]() Cibersegurança – Os desafios de 2023/24Nesta formação nas Jornadas, convidamo-lo a explorar o
emocionante mundo da Cibersegurança e os desafios
enfrentados neste ano de 2023/24. |