Simuladores computacionais na aprendizagem das Ciências e da Matemática

Edição: 
Data de início/fim: 
Terça, 17 Outubro, 2023 - 18:00 - 20:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Bruno Conde
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Politécnico de Leiria
Biografia: 
Bruno Conde é licenciado em Ensino da Física e Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e mestre em Utilização Pedagógica das TIC pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Docente de Física e Química no Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria. Docente convidado da ESECS-IPL. Desempenhou funções no Centro de Competência TIC Entre Mar e Serra (ERTE/DGE).
Vagas: 
100
Descrição: 
A utilização de simuladores computacionais tem ampla aplicação em diversas áreas de investigação científica. A investigação mostra que a utilização de simuladores para o ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática aporta vantagens pedagógicas, sobretudo no que concerne ao desenvolvimento e compreensão de conceitos e leis que são abstratos ou de difícil visualização ou experimentação laboratorial. No entanto, a utilização de simuladores de per si, não contribui significativamente para uma melhoria das aprendizagens. Assim, o desenho de atividades de aprendizagem à luz de metodologias ativas e com recurso a simuladores constitui uma abordagem pedagógica com potencial reconhecido em áreas como a Física, Química, Biologia, Geologia, Matemática, entre outras. Nesta formação pretende-se promover a utilização de simuladores computacionais na aprendizagem das ciências e da matemática; capacitar os docentes para a conceção e implementação de atividades de aprendizagem que integrem os simuladores em metodologias ativas; sensibilizar para as potencialidades e limitações pedagógicas dos simuladores; estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.