Histórico de formações

Edição: 9ª

09/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

William Afonso Cantú

Prospetiva e Tendências: Mapeando horizontes para o futuro da educação

O workshop " Prospetivas e Tendências: Mapeando Horizontes para o Futuro da Educação" procurará estimular os participantes a pensar sobre o cenário educacional em constante evolução e a visualizar possíveis futuros através da análise de tendências.
ler mais

09/10/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

José Raimundo

Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docente

Esta formação é dirigida a docentes que pretendam aumentar o seu reportório de aptidões para o desenvolvimento e refinamento de materiais multimédia de suporte a atividades pedagógicas e de investigação.
ler mais

09/10/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Marcelo Kremer e Susana Pinto

Competência Intercultural e Inglês como Meio de Instrução: como desenvolver uma pedagogia intercultural no ensino superior?

O uso do Inglês como Meio de Instrução (English as Medium of Instruction - EMI) tem vindo a adquirir popularidade no ensino superior em todo o mundo nas últimas duas décadas Esse fenómeno está intrinsecamente ligado ao processo de internacionalização do ensino superior, com o objetivo de atrair estudantes, docentes e investigadores internacionais, bem como elevar o prestígio e as receitas instituc
ler mais

09/10/2023 - 14:30 - 16:00

Duração: 1.5h

Bruno Silva

Learning Analytics – Entender, perceber e melhorar a ação pedagógica

Nesta sessão, pretende-se apresentar uma ferramenta chamada, Learning Analytics. O objetivo dessa ferramenta é aferir de forma (mais) objetiva o desempenho dos estudantes durante o semestre e tentar extrair padrões de sucesso e insucesso.
ler mais

09/10/2023 - 17:00 - 19:00

Duração: 2h

Mariana Oliveira Pinto

Padlet e ensino: conceção e potencialidades

O Padlet é uma ferramenta digital que permite criar murais para registar, guardar e partilhar conteúdos (imagens, vídeos e documentos de texto) Pelas suas características, torna possível novas abordagens na construção e partilha de informações e de conhecimentos, permitindo um trabalho colaborativo durante o processo de elaboração dos murais, assumindo o professor o papel de facilitador do process
ler mais

10/10/2023 - 10:00 - 11:30

Duração: 1.5h

Ismael Vieira

Diversificando os materiais pedagógicos com o H5P: da teoria à conceção

O H5P é um software de código aberto utilizado por docentes para criar conteúdo interativo, de forma a melhorar a experiência de aprendizagem e convocar os estudantes para uma aprendizagem em que os mesmos podem interagir com os materiais pedagógicos, como são por exemplo os vídeos, apresentações, testes, etc. (Magro, 2021).
ler mais

10/10/2023 - 15:00 - 17:00

Duração: 2h

Rui M. Borges dos Santos

Novas velhas maneiras de ensinar técnicas laboratoriais

O ensino de um instrumento musical é um exemplo máximo de “aprendizagem centrada no aluno”. Este princípio central do Processo de Bolonha choca muitas vezes com a massificação do ensino superior em ciências experimentais. Mas existem ferramentas novas que permitem aproximar estes dois mundos.
ler mais

10/10/2023 - 16:30 - 19:30

Duração: 3h

Alcina Dourado

Alternativas à apresentação do trabalho dos estudantes: do pitching ao videofolio

Introdução: A apresentação de elementos de avaliação decorrentes do processo de ensino-aprendizagem, sejam de caráter sumativo ou formativo, geralmente segue o modelo tradicional. Isto é, o estudante, frequentemente em grupo ou em modo individual, realiza partilhas orais através do PowerPoint (ou equivalente) em sessões letivas presenciais perante os seus colegas e o(s) docente(s).
ler mais

11/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Mesquita e José Matias Alves

Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimento

Com esta formação pretende-se: a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações) b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback) c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e au
ler mais

11/10/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes

A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagem

Através de uma metodologia de aula invertida, os alunos têm acesso não só ao ensino presencial, mas também a atividades de aprendizagem online (visualização de vídeos, resolução de exercícios, etc.).
ler mais

11/10/2023 - 14:00 - 17:00

Duração: 3h

Artur Sá; Carla Amaral; Edna Cabecinha; Mariza Monteiro; Rosário Anjos

ODS – Como posso ser um agente da Agenda 2030 na minha prática pedagógica?

Os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se, na Agenda 2030, a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), num plano de Ação claro para os países e, consequentemente, também para as Instituições de Ensino Superior (IES).
ler mais

11/10/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Sara Paiva

O método Kanban como forma de promover soft skills nos alunos: casos práticos

O Kanban é um método de gestão de trabalho amplamente usado e que tem vindo ao longo dos anos a ser adaptado a diversos contextos. Pelo potencial que tem na gestão de projetos, abre portas a que a sua utilização tenha benefícios claros em contexto escolar, sempre que as unidades curriculares envolvam a realização de um projeto, que pode ser de natureza variada.
ler mais

11/10/2023 - 16:00 - 17:30

Duração: 1.5h

Carolina Santos

Desenho de cenários de aprendizagem para a educação em saúde pública – partilha de abordagens do projeto PAFSE

Neste curso partilharemos algumas reflexões decorrentes do desenvolvimento dos cenários de aprendizagem do projeto PAFSE “Partnerships for Science Education, com discussão das metodologias escolhidas, tendo em conta o feedback recebido por professores e estudantes. Partilharemos resultados do projeto piloto.
ler mais

12/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Francisco Sousa

O desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

Esta formação aborda algumas técnicas de desenvolvimento de AVA que possibilita: - Estabilidade e poupança de recursos a médio e longo prazo (embora a elaboração inicial de um AVA seja trabalhosa, a maior parte dos seus recursos será, em princípio, reutilizável). - Transparência e diversidade de instrumentos na avaliação; - Adaptabilidade a múltiplas situações (lecionação totalmente online vs
ler mais

12/10/2023 - 11:00 - 13:00

Duração: 2h

Sandra Sacoto e Ana Cláudia Coelho

Role-Playing e Outras Estratégias na Prática do Ensino da Ciência Animal e outras áreas da Ciência

O Role-playing é uma estratégia de ensino interativa e cooperativa que contribui para o aumento da responsabilidade, da escuta ativa, da argumentação e da capacidade crítica e que permite adaptar-se a diversas áreas do ensino como a Ciência Animal.
ler mais

12/10/2023 - 16:30 - 18:00

Duração: 1.5h

João Paiva Monteiro

CANCELADA Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância

CANCELADA A implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem.
ler mais

12/10/2023 - 17:00 - 19:00

Duração: 2h

Dalila Durães

The challenges of integrating Generative Artificial Intelligence in Education

Presentation of the challenges and opportunities of using Generative AI in Education. Use of some tools with examples that can be used in the classroom and in research.
ler mais

13/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Rui Sousa-Silva

Deteção e análise de plágio na era da IA

Esta formação tem como principal objetivo aumentar a sensibilidade dos docentes, bem como aprofundar os seus conhecimentos, com vista à deteção e análise de plágio, considerando a importância da integridade no meio académico e profissional. Numa primeira parte, serão discutidos os principais conceitos e tipologias de plágio, as suas causas, consequências e implicações.
ler mais

13/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Elisabete Barros

Moodle em ação: como utilizar a ferramenta Lição para personalizar e potenciar a aprendizagem dos estudantes?

O cenário educacional está em constante evolução, exigindo de nós, educadores, abordagens inovadoras que atendam às necessidades dos estudantes atuais.
ler mais

13/10/2023 - 14:00 - 18:00

Duração: 4h

Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos

Desafios da aprendizagem cooperativa – Gestão de grupos de trabalho no Ensino Superior

Esta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo.
ler mais

13/10/2023 - 16:00 - 18:00

Duração: 2h

Roberto Henriques

Aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior: promoção de Team-Based Learning (TBL) com Ferramentas Digitais

Neste curso, os participantes irão explorar o poder da aprendizagem colaborativa através de Team-Based Learning (TBL) e de algumas ferramentas digitais. Serão introduzidos os princípios fundamentais do TBL, aprendendo a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e estimulante para os alunos.
ler mais

16/10/2023 - 10:00 - 11:00

Duração: 1h

Fernando Moreira

Testes no Moodle: Menos é mais

A ação de formação do Moodle aborda a realização de testes em turmas grandes, dando ênfase ao princípio "menos é mais". Com esse princípio, compreende-se que a eficácia de um teste reside na sua precisão, não na sua extensão. O foco é planear avaliações criteriosas e explorar as funcionalidades técnicas da plataforma.
ler mais

16/10/2023 - 11:00 - 12:30

Duração: 1.5h

Ana Teresa Ferreira Oliveira

Cocriação na aprendizagem e no ensino numa turma: uma abordagem mais inclusiva e dialógica no ensino superior

As atividades de cocriação coexistem com propósitos e significados diversos Tradicionalmente o design do processo de cocriação e a maioria da investigação sobre o assunto, debruçam-se em modelos que assumem o envolvimento de estudantes muito empenhados/as com o seu processo de aprendizagem, com motivação elevada e inclusive uma compreensão base sobre os benefícios dos processos cocriativos e do se
ler mais

16/10/2023 - 17:30 - 19:30

Duração: 2h

Ema Patrícia Oliveira, Sara Ferreira e Cláudia Mendes Silva

Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior

A inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas nas escolas regulares é uma preocupação que tem sido atendida e reforçada desde há muito tempo, nos ensinos básico e secundário.
ler mais

17/10/2023 - 10:30 - 12:00

Duração: 1.5h

Diogo Mateus

Integridade Académica no Ensino Superior

A integridade académica é um aspeto fundamental para as instituições de ensino e investigação Como temática abrangente, que cobre diferentes aspetos e áreas da atividade pedagógica, é importante efetuar uma reflexão sobre o seu âmbito e como devemos atuar no sentido de garantir integridade nas diferentes ações realizadas. Nesta sessão, iniciaremos com uma introdução ao tema, discutindo e refleti
ler mais

17/10/2023 - 10:30 - 12:30

Duração: 2h

Sofia Sá

Comunicação Positiva na Docência

A comunicação, quer escrita quer oral, é fulcral no estabelecimento da relação professor/aluno. A comunicação positiva é uma abordagem que nos permite criar um ambiente seguro na relação pedagógica e transmitir informações de forma profissional e empática.
ler mais

17/10/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Mário Maia-Matos

Medir o imensurável: Planear e adequar a carga de trabalho dos estudantes

Uma das maiores dificuldades no Ensino Superior identificado já há vários anos pela literatura: não sabemos a carga de trabalho real de um estudante do ensino superior. Sabendo da dificuldade em medir esta variável, é fundamental saber como controlá-la, contribuindo assim para a melhoria efetiva das aprendizagens dos estudantes no alinhamento curricular.
ler mais

17/10/2023 - 18:00 - 20:00

Duração: 2h

Bruno Conde

Simuladores computacionais na aprendizagem das Ciências e da Matemática

A utilização de simuladores computacionais tem ampla aplicação em diversas áreas de investigação científica.
ler mais

18/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Lina Antunes e Maria Isabel Malheiro

Aprendizagem Serviço uma ferramenta pedagógica e de responsabilidade social no Ensino Superior

A responsabilidade social tem vindo a ser, hoje, uma preocupação e missão das instituições de Ensino superior (ES)a par do ensino e investigação com atividades de extensão à comunidade, envolvendo toda a comunidade educativa (ORSIES, 2018).
ler mais

18/10/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Gabriela Reses e Vânia Carlos

Ambientes Flexíveis de Aprendizagem: como potenciar a aprendizagem ativa dos estudantes através da articulação do espaço, pedago

Espaços Flexíveis de Aprendizagem (EFA) são espaços físicos explicitamente projetados para facilitar a implementação de estratégias pedagógicas promotoras de aprendizagem ativa.
ler mais

18/10/2023 - 17:00 - 19:00

Duração: 2h

Patrícia Maria Cavaco Silva de Sá Montez Ana Isabel Fernandes João Couvaneiro

Objective Structured Clinical/Pratical Examination para a avaliação de competências

A avaliação das competências práticas no ensino superior é crucial para preparar os estudantes para uma prática profissional abrangente. Isto pode ser conseguido através da aplicação de um Objective Structured Clinical Examination (OSCE), alargando o conceito de uma dimensão exclusivamente clínica para uma dimensão também prática OSC(P)E.
ler mais

19/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Mara Pereira Guerreiro

O desenvolvimento de aprendizagens baseadas em projetos através da plataforma DreamShaper

O ensino superior debate-se com a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios e oportunidades de uma sociedade em metamorfose, impulsionada pela transformação digital.
ler mais

19/10/2023 - 10:30 - 12:30

Duração: 2h

Sofia Sá

Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos

A apresentação de projetos e outros trabalhos, quer individuais quer em grupo, é frequente no Ensino Superior. A sua avaliação objetiva torna-se amiúde um desafio, quer para docentes quer para alunos. Por um lado, enquanto docentes, não somos especialistas em Public Speaking para reconhecer e avaliar objetivamente os critérios de sucesso de uma apresentação.
ler mais

19/10/2023 - 14:30 - 16:00

Duração: 1.5h

Susana Jorge

Um processo colaborativo para pensar e trabalhar o desenho em design

No decorrer desta formação pretende-se discutir estratégias de ensino e de aprendizagem inovadoras. O contexto será em redor de competências de desenho fundamentais para as diversas áreas dos cursos de design e para uma atuação como futuro designer.
ler mais

19/10/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Anabela C. Alves, Lucília Domingues, Miguel Azenha, Nuno S. Osório, Ricardo M. Dias

Realidade Aumentada na Educação: Desvendando o Presente e Moldando o Futuro do Ensino Ativo

Esta sessão de duas horas foi concebida especificamente para professores interessados em explorar o potencial transformador da realidade aumentada (RA) e tecnologias relacionadas na educação. Iremos analisar as tecnologias existentes neste domínio e discutir o seu potencial impacto no ensino.
ler mais

20/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Hermínia Brites Dias

Avaliação da Aprendizagem – para onde queremos ir?

A avaliação da aprendizagem é um elemento fulcral do processo pedagógico. Dada a sua complexidade, os modelos tradicionais, na zona de conforto dos intervenientes, tendem a replicar-se. Mas será que refletimos o suficiente sobre a sua qualidade? Estaremos a avaliar o que deve ser avaliado?
ler mais

20/10/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Soares e Diana Mesquita

Intencionalizando os learning outcomes: da teoria à prática

Definir os learning outcomes (LO), enquanto o conjunto de conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes no decurso daquela Unidade Curricular ou daquele Curso/Formação, nem sempre se afigura uma tarefa fácil.
ler mais

20/10/2023 - 15:00 - 17:00

Duração: 2h

Nuno Mateus-Coelho

Cibersegurança – Os desafios de 2023/24

Nesta formação nas Jornadas, convidamo-lo a explorar o emocionante mundo da Cibersegurança e os desafios enfrentados neste ano de 2023/24.
ler mais

Edição: 8ª

30/01/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

João Padilla

INOValiar: Ferramenta para a melhoria contínua de questões de escolha múltipla

As questões de escolha múltipla (QEM) são amplamente utilizadas no processo de avaliação devido a vantagens como objetividade, imparcialidade, possibilidade de automatização da cotação e feedback (ex. prática da recuperação) e capacidade de avaliar vários domínios cognitivos, inclusivamente de natureza superior (ex.
ler mais

30/01/2023 - 10:00 - 12:30

Duração: 2.5h

Rosário Anjos, Carla Amaral, Edna Cabecinha, Mariza Monteiro

ODS – Como posso ser um agente da Agenda 2030 na minha prática pedagógica?

Os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se, na Agenda 2030, a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), num plano de Ação claro para os países e, consequentemente, também para as Instituições de Ensino Superior (IES).
ler mais

30/01/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Sofia Sá

Flipped Learning - os primeiros passos para o sucesso

A metodologia Flipped Learning foca a aprendizagem dos conceitos basilares no espaço anterior à aula e utiliza o espaço aula para desenvolver metodologias ativas, promovendo assim níveis superiores de pensamento. Os seus resultados benéficos estão amplamente descritos na investigação, bem com os desafios da sua aplicação em contexto real.
ler mais

30/01/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Clara Amorim e Teresa Gonçalves

A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem

A avaliação de pares contribui para abordagens mais centradas no estudante, pelos seus efeitos ao nível do seu envolvimento e participação, e para abordagens colaborativas e dialógicas, pelos processos de comunicação entre pares que se instituem. A avaliação de pares constitui uma estratégia adequada para a promoção de aprendizagens ativas e tem efeitos no modo como os estudantes compreendem o pr
ler mais

30/01/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Nuno Pombo

In-class LEGO-based activities

Roadmap: 1) Introduction on LEGO in Education 2) Case studies 3) LEGO-based activity for children and youngers 4) LEGO-based activity for software engineering students
ler mais

30/01/2023 - 16:00 - 18:00

Duração: 2h

João Correia de Freitas 

Educação Digital e Inovação 

O digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia e inevitavelmente cresceu muito em utilização durante a pandemia por via do ensino remoto de emergência e da nossa necessidade de alguma forma de reinventarmos a nossa docência.
ler mais

31/01/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Marília Durão e Medéia Veríssimo

Potencialidades da aplicação da Metodologia Scrum e da plataforma Trello ao Ensino – da teoria à prática

A Metodologia Scrum é uma metodologia ágil de gestão de fluxos de trabalho, amplamente utilizada por equipas no desenvolvimento de produtos e serviços em diversos contextos empresariais. As suas potencialidades estendem-se a várias áreas, de entre as quais o Ensino.
ler mais

31/01/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Paulo Dias

RESTART4EDU: Aprendizagem-baseada em projetos em contexto digital

Esta formação foi concebida pela parceria do projeto RESTART4EDU (https://restart4edu.eu/) para promover o conhecimento e as competências para implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) com o apoio das tecnologias digitais. Num contexto com maiores exigências, quer derivadas do Processo de Bolonha, as expectativas de novas competências nos estudantes do ensino superior, mas também os ef
ler mais

01/02/2023 - 09:00 - 11:00

Duração: 2h

Armanda Pereira

Desafios do Desenho Universal de Aprendizagem no Ensino Superior

Esta ação tem por finalidade sensibilizar os participantes para os desafios associados à aplicação do desenho universal de aprendizagem na planificação das UCs e no decorrer das atividades letivas. Pretende-se que seja uma ação de co-construção de linhas orientadoras para a prática.
ler mais

01/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Carolina Santos 

Desenho de cenários de aprendizagem para a educação em saúde pública – partilha de abordagens do projeto PAFSE 

Neste curso partilharemos algumas reflexões decorrentes do desenvolvimento dos cenários de aprendizagem do projeto PAFSE “Partnerships for Science Education, com discussão das metodologias escolhidas, tendo em conta o feedback recebido por professores e estudantes.
ler mais

01/02/2023 - 14:30 - 15:30

Duração: 1h

Madalena Ramos

Fraude e Ética no Ensino e na Investigação

Pretende-se com este workshop abrir espaço para a reflexão sobre a problemática da fraude académica no ensino e na investigação e, em particular, do plágio.
ler mais

02/02/2023 - 10:00 - 13:00

Duração: 3h

Paulo Bogas

Operacionalizando Future Skills na sala de aula

As Future Skills são as competências que permitem aos jovens dominarem os desafios do futuro. Para lidarem com estes desafios, os jovens precisam desenvolver curiosidade, imaginação, visão, resiliência e autoconfiança, bem como a capacidade de agir de forma auto-organizada. Devem, igualmente, serem capazes de compreender e respeitarem as ideias, perspetivas e valores dos outros, lidarem com erro
ler mais

02/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Mário Maia-Matos

Ver para avaliar – Utilizar o Seesaw como ferramenta de avaliação de estágio

A avaliação de estágios no ensino superior é uma tarefa complexa principalmente quando o docente não acompanha presencialmente o processo de ensino aprendizagem do estudante. Com a intenção de melhorar este aspeto foi desenhado um modelo de avaliação alinhado com o estágio usando o portefólio digital em ambiente cooperativo como estratégia major.
ler mais

02/02/2023 - 14:30 - 17:30

Duração: 3h

Carla Sofia Nascimento

Neurociências em sala de aula

Este curso tem como objetivo o debate relativo à forma como o indivíduo aprende. Este conhecimento potência o planeamento de algumas estratégias de ensino, que podem promover atividades pedagógicas com o intuito de que aos alunos adquiram novas aprendizagens.
ler mais

02/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Nuno Machado

Aulas Invertidas com recurso ao Moodle

O autor pretende partilhar a sua experiência com o ensino recorrendo ao modelo de aulas invertidas. Tendo em conta a quantidade de estudantes pode ser útil recorrer a uma plataforma LMS para fornecer uma avaliação formativa aos estudantes de onde surge naturalmente o Moodle, através do seu sistema de testes.
ler mais

02/02/2023 - 15:00 - 16:30

Duração: 1.5h

Rui M. Borges dos Santos

Novas velhas maneiras de ensinar técnicas laboratoriais

O ensino de um instrumento musical é um exemplo máximo de “aprendizagem centrada no aluno”. Este princípio central do Processo de Bolonha choca muitas vezes com a massificação do ensino superior em ciências experimentais. Mas existem ferramentas novas que permitem aproximar estes dois mundos.
ler mais

03/02/2023 - 10:00 - 11:30

Duração: 1.5h

Joana Reis, Rita Payan-Carreira

Implementar portfolios digitais e logbooks em cursos de cariz técnico-científico: objetivos, vantagens e dificuldades

Os portfolios digitais estão largamente implementados nas formações ligadas a artes visuais e plásticas e na arquitetura, mas não são habitualmente associados à área da saúde, humana ou animal, ou a outras áreas de cariz mais técnico.
ler mais

03/02/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes

A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagem

Através de uma metodologia de aula invertida, os alunos têm acesso não só ao ensino presencial, mas também a atividades de aprendizagem online (visualização de vídeos, resolução de exercícios, etc.).
ler mais

03/02/2023 - 14:30 - 17:30

Duração: 3h

Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos

Desafios da aprendizagem cooperativa – Gestão de grupos de trabalho no Ensino Superior

Esta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo.
ler mais

06/02/2023 - 10:00 - 11:30

Duração: 1.5h

João Paiva Monteiro

Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância

A implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem.
ler mais

06/02/2023 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Cristina Coutinho

Design Sprint Week - Práticas colaborativas e multidisplinares no contexto curricular

No âmbito do curso Design para Médias Digitais (IPCA) é realizada a ‘Design Sprint Week’ - uma semana multidisciplinar, em que os alunos do curso trabalham colaborativamente com empresas, na conceção e desenvolvimento de um produto digital com base na metodologia de Design Sprint (‘Human-centered design’, ‘design thinking’, etc.). O ‘Design Sprint’ é um processo de cinco dias para responder às pr
ler mais

06/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Paula Morais - Universidade Portucalense Carmo Themudo - Universidade Católica Portuguesa

Boas Práticas de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior - Educar para os ODS

Nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm dado uma maior relevância às questões da Responsabilidade Social/Sustentabilidade, pois querem ter um papel ativo na resposta aos desafios globais do planeta.
ler mais

07/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Maria João da Costa Soares da Silva

Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - I

No âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital.
ler mais

07/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Maria do Rosário Rodrigues

Portefólios digitais: estratégias de aprendizagem e avaliação

O objetivo desta formação é sensibilizar os docentes do ensino superior (ES) para a melhoria de diversos aspetos das práticas na sala de aula, visando-se o sucesso académico dos estudantes. Pretende-se estimular a reflexão sobre os portefólios digitais como um instrumento vocacionado para a construção de uma narrativa reflexiva do percurso de aprendizagem.
ler mais

07/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

William Cantú

Educar pela Cultura Digital: a aplicação Miro em articulação com a gestão do pensamento complexo

É importante desenvolver novos processos de articulação de conteúdos e dados, bem como estimular a organização do pensamento complexo inerente às atividades de pesquisa é extremamente importante perante a hibridização dos processos de trabalho e ensino.
ler mais

07/02/2023 - 14:00 - 17:00

Duração: 3h

Ricardo Manuel Abreu de Assunção

Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - II

Reconhecidamente uma mais-valia no contexto do ensino-aprendizagem, as iniciativas que se centram no estudante têm assumido crescente relevância. Neste mesmo contexto, a implementação de um ambiente de aprendizagem sustentado por ferramentas inovadoras e baseadas em tecnologia digital revela-se de pertinência irrefutável.
ler mais

07/02/2023 - 16:00 - 17:30

Duração: 1.5h

Paula Peres

Flipped Classrrom

Neste workshop sobre o Flipped Classrrom serão abordados temas relacionados com a planificação de uma estratégia de Flipped Classroom. Serão estudadas as vantagens e desvantagens do recurso à estratégia de flipped classroom assim como as melhores técnicas e ferramentas de suporte à implementação.
ler mais

08/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Vitor Duarte Teodoro

Utilização do Moodle: Ideias e Sugestões para Aumentar a Participação de Alunos nas Unidades Curriculares

A utilização do Moodle (e de outras plataformas) é, muitas vezes, reduzida apenas à disponibilização de documentos para alunos. Nesta atividade de formação, analisar-se-ão, a partir de exemplos, algumas das ferramentas disponíveis no Moodle para aumentar a participação de alunos, desde a utilização de vídeo para entrega de itens de avaliação até à escrita colaborativa.
ler mais

08/02/2023 - 10:00 - 13:00

Duração: 3h

Hermínia Brites Dias e Luís Lança

A Aprendizagem por Problemas no Ensino Superior

A aprendizagem por problemas (APP), inicialmente proposta na década de 60, por docentes de uma Universidade no Canadá, é atualmente uma metodologia de ensino que está alargada a muitas instituições em todo o mundo, inclusive em Portugal, não só no ensino das ciências da saúde como no ensino superior em geral e mesmo no ensino não superior.
ler mais

08/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Sofia Sá

Mentimeter: Potencialidades e Procedimentos

O Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar.
ler mais

09/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Bárbara Gabriel, Cláudia Figueiredo, Robertt Valente

Como definir um plano estratégico para a promoção do espírito empreendedor e de inovação nos Estudantes e Academia

Muito além do conhecimento técnico específico de cada curso, as competências transversais em geral, e nomeadamente empreendedoras, tornam-se um elemento-chave para os estudantes de hoje, profissionais do futuro, e para o seu papel no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
ler mais

09/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Soares

(Im)Possibilidades para Inovar em Aulas Expositivas

Este workshop pretende promover a discussão em redor do método expositivo, dissociando-o de uma abordagem meramente passiva. Apresentam-se e experimentam-se diversas estratégias pedagógicas que, aliadas ao método expositivo, potenciem o envolvimento e a participação dos estudantes de Ensino Superior.
ler mais

09/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Susana Leonor

Modelo de apoio para definição / ativação de práticas pedagógicas ativas - integrando métodos, técnicas e ferramentas digitais

No âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital.
ler mais

09/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Catarina Lelis

The Impact Plan — Orientando os estudantes na antecipação do impacto e no seu contributo para os ODSs

A sessão centrar-se-á no uso de uma ferramenta construída para apoiar os estudantes no momento de escolha de um projeto ou seleção de atividades de entre várias possibilidades, ou simplesmente na previsualização do potencial de impacto de um projeto que tenha já sido selecionado.
ler mais

09/02/2023 - 15:00 - 17:00

Duração: 2h

Diana Mesquita, Ilídia Cabral e José Matias Alves

Estratégias de ensino para potenciar as aprendizagens no Ensino Superior

Ensinar pressupõe um domínio científico atualizado dos conhecimentos que se querem fazer aprender, e das capacidades e atitudes que se pretendem gerar nos estudantes para que se tornem pessoal e socialmente competentes. Contudo os saberes pedagógicos são também fundamentais para que as diversas aprendizagens sejam possíveis (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a convi
ler mais

10/02/2023 - 10:00 - 12:30

Duração: 2.5h

Manuel João Costa

Diversificando a avaliação da aprendizagem: dos fundamentos à prática

Atualmente, a avaliação da aprendizagem dos estudantes na generalidade das unidades curriculares de cursos do ensino superior foca-se frequentemente no componente sumativo e recorre a métodos tradicionais - por exemplo, testes sumativos e exames escritos.
ler mais

10/02/2023 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Carina Rodrigues e Susana Reis

A minha UC online em 5 passos

Neste webinar os professores serão convidados a preparar uma UC/ curso para o ensino online, tendo por base 5 passos. 1) Estruturar um curso online/ UC em módulos, tópicos e respetivas competências; 2) Explorar diferentes tipos de eAtividades e identificar os cuidados a ter na sua elaboração, partindo de exemplos práticos; 3) Refletir sobre a tipologia de recursos didáticos no EaD, partindo de
ler mais

10/02/2023 - 14:00 - 17:00

Duração: 3h

Elsa Costa e Silva e Eugénia Ribeiro

Promover o envolvimento dos alunos com TBL

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados.
ler mais

10/02/2023 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Marta Madureira e Cátia Vidinhas

Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter prático

Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação.
ler mais

Edição: 7ª

05/09/2022 - 09:30 - 12:30

Duração: 3h

Caroline Dominguez e Helena silva

Como promover o pensamento crítico e criativo usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos

O Jigsaw, ou método dos puzzles, é um método de Aprendizagem cooperativa criado por Aronson, Blaney, Stephan, Sikes e Snapp (1978), que tem grandes vantagens para o desenvolvimento de competências de nível cognitivo superior, nomeadamente o pensamento crítico, em qualquer área do conhecimento.
ler mais

05/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Cacilda Moura, Joaquim Silva e Rui Oliveira

Estudantes Ativamente Envolvidos nas aulas os seus Telemóveis: Estratégias de Utilização de AUDIENSE RESPONSE SYSTEMS (ARS)

Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores).
ler mais

05/09/2022 - 14:00 - 17:00

Duração: 3h

António Ferreira e José Raimundo

Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docente

No universo digital, onde predomina a comunicação visual, é cada vez mais importante adquirir noções de criação de conteúdos digitais para os mais diversos fins.
ler mais

06/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Mário Maia Matos

Planear e adequar a carga de trabalho dos estudantes – Medir o imensurável

As novas condicionantes pedagógicas trazidas pela pandemia acentuaram um problema identificado já há vários anos pela literatura: não sabemos a carga de trabalho real de um estudante do ensino superior. Com a consciência de que pode ser difícil medir esta variável, sabemos que é muito importante saber como controlá-la, contribuindo assim para a melhoria efetiva das aprendizagens dos estudantes.
ler mais

06/09/2022 - 11:00 - 12:30

Duração: 1.5h

Fátima Mendes Marques e Patrícia Vinheiras Alves

Problem-based learning como experiência pedagógica construtivista

A metodologia de Problem Based Learning emprega princípios construtivistas para fomentar a aplicação do conhecimento prévio, a aprendizagem colaborativa e o envolvimento ativo dos estudantes.
ler mais

06/09/2022 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Isabel Amorim

Vozes e agências na (co)construção de saúde, bem-estar e cidadania no Ensino Superior

Partindo-se do referencial teórico, partilha-se a ação transformadora bem como os desafios e oportunidades inerentes ao processo de (co)criação de valor face às potencialidades e riscos/vulnerabilidades em termos de saúde, bem-estar e cidadania no âmbito do Projeto INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento. A pluralidade de vozes, com destaque nos Estudantes, constituirá o mote de reflexão em
ler mais

07/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Américo Mateus

O Design thinking como metodologia transversal em Project-based learning

Capacitação para a metodologia, modelos, processo e ferramentas de Design Thinking (pensamento e processos de Design) como prática pedagógica ativa em contexto de sala de aula em desafios de Project-Based Learning.
ler mais

07/09/2022 - 14:00 - 15:30

Duração: 1.5h

Cláudia Viegas, Rute Borrego e Vânia Costa

Nano, micro e macro inovação pedagógica – Experiências concretas que contribuem para a mudança.

Realizar inovação pedagógica no ensino superior parece muitas vezes uma tarefa complexa e para a qual não temos tempo.
ler mais

07/09/2022 - 14:00 - 15:30

Duração: 1.5h

Victor Neto

Metodologias para ensinar a aprender a aprender

O ritmo acelerado de transformação do mundo do trabalho e da sociedade obriga que o recém-formado detenha bases sólidas nas disciplinas fundacionais da sua área de formação, mas também uma forte agilidade de aprender novo conhecimento, muito dele ainda não acessível na atualidade.
ler mais

08/09/2022 - 09:30 - 12:30

Duração: 3h

Paulo Bogas

Aplicando a pedagogia do empreendedorismo experiencial

Esta formação é uma introdução à aprendizagem experiencial, cocriação e Living Lab’s, os seus conceitos e técnicas. Tópicos principais: 1. Aprender e ensinar num Living lab; 2. Ativação do processo de aprendizagem; 3. Aprender num contexto social relevante; 4. O desenho de experiência baseadas na prática; 5. Avaliação da aprendizagem.
ler mais

08/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Filipe Santos

A pegada digital do aluno enquanto elemento de avaliação diagnóstica e formativa

As modernas plataformas digitais de ensino-aprendizagem, como o Moodle e o BlackBoard, mantêm um registo de todas as ações feitas pelo estudante nas mesmas.
ler mais

08/09/2022 - 14:30 - 15:30

Duração: 1h

José Eduardo Brites Cavaco

Ciência para Diferentes Públicos – Uma Prática que Envolve os Alunos e a Comunidade

No âmbito da Unidade Curricular Projeto em Ciências Biomédicas do 1.º ano do 2.º ciclo em Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, um dos desafios lançados aos alunos é desenvolverem uma atividade prática na comunidade sobre ciência.
ler mais

09/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Ana Cláudia Coelho e Sandra Socoto

Role-Play: argumentação e criatividade no processo de aprendizagem

O Role-play é uma estratégia de ensino interativa que contribui para o aumento da motivação, da responsabilidade e da capacidade crítica e argumentativa, facilmente adaptável a todas as áreas de ensino.
ler mais

09/09/2022 - 10:30 - 12:30

Duração: 2h

Joana Viana

Observação entre pares: aprendizagem e desenvolvimento profissional docente

Observação de aulas entre pares, reflexão e feedback como práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente. Nesta sessão procuraremos: i) analisar práticas de observação entre pares, focos e dimensões de observação, processos e estratégias de observação; bem como, as funções do feedback e o papel da reflexão no desenvolvimento profissional docente.
ler mais

09/09/2022 - 11:00 - 13:00

Duração: 2h

Marta Ferreira Dias e Marlene Amorim

Escape rooms: como não escapar a esta inovação na sala de aula!

As escape rooms educacionais (EERs) têm tido uma popularidade crescente nos últimos anos, tanto em investigação como na aplicação em sala de aula para diferentes níveis educacionais.
ler mais

09/09/2022 - 15:00 - 17:30

Duração: 2.5h

Mário Baía

A aprendizagem invertida (flipped learning) e o ensino misto (b-learning)

Nesta sessão abordaremos o conceito de aprendizagem invertida e as suas principais características.
ler mais

12/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Marta Fonseca

Orientações para um feedback eficaz

O feedback eficaz é um elemento poderoso no processo de ensino e aprendizagem. Ao envolver a apreciação sobre aspetos de desempenho, contribui para que os estudantes regulem as suas aprendizagens e encontrem formas de as melhorar.
ler mais

12/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Sofia Sá

Primeira aula do semestre: Reflexões

Quais os objetivos da primeira aula do semestre? Quais os componentes essenciais de uma primeira aula? Quais as boas práticas neste primeiro momento? O que pode um docente fazer para promover uma boa primeira impressão com impacto em futuras aprendizagens? Neste encontro, iremos refletiremos sobre estas e outras questões relativas ao primeiro encontro com os estudantes.
ler mais

12/09/2022 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Catarina Sales Oliveira

Gerir e promover a diversidade na sala envolvendo tod@s e cada estudante

Num contexto de cada vez maior diversidade de perfis e contextos dos estudantes universitários, temos frequentemente em sala de aula grupos muito pouco homogéneos. Contudo, muitas vezes tendemos a aplicar a mesma bitola para tod@s, usando metodologias e critérios de avaliação standard e uma planificação de sessões definida em função dos conteúdos e não da aprendizagem.
ler mais

13/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

João Padilla

INOValiar: Ferramenta para a melhoria contínua de questões de escolha múltipla

As questões de escolha múltipla (QEM) são amplamente utilizadas no processo de avaliação devido a vantagens como objetividade, imparcialidade, possibilidade de automatização da cotação e feedback (ex. prática da recuperação) e capacidade de avaliar vários domínios cognitivos, inclusivamente de natureza superior (ex.
ler mais

13/09/2022 - 10:30 - 12:30

Duração: 2h

Ana Catarina Baptista e Susana Rodrigues

A comunicação como elemento-chave no sucesso do processo de ensino-aprendizagem.

Partindo do pressuposto de que existe uma estreita e importante relação entre comunicação e processo de ensino-aprendizagem, transversal às modalidades de ensino presencial e remoto, esta formação tem como principal objetivo partilhar algumas estratégias e recursos com vista à otimização das competências comunicativas dos docentes.
ler mais

13/09/2022 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

João Soares Carrola

Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para construção de RESUMOS GRÁFICOS (Graphical Abstra

Na preparação de diapositivos para as aulas ou para congressos é frequentemente necessário elaborar esquemas ou desenhos personalizados com detalhes para mostrar ou transmitir uma determinada mensagem, pode ser um esquema que representa o delineamento do ensaio, um esquema sobre a metodologia utilizada ou até um pequeno mapa com os locais de amostragem. Por outro lado, as revistas científicas ped
ler mais

13/09/2022 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Vítor Duarte Teodoro

Reflexões sobre organização de páginas Moodle para aprendizagem ativa

A utilização do Moodle no ensino superior é comum entre muitos docentes. No entanto, nem sempre são conhecidas algumas potencialidades deste sistema de gestão do ensino e aprendizagem, nomeadamente as que podem fomentar a aprendizagem ativa.
ler mais

14/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Madalena Ramos e João Paiva Monteiro

A fraude no Ensino Superior: O que se sabe e o que se julga saber

Esta ação tem por finalidade sensibilizar os participantes para a problemática da fraude académica, e os tipos de fraude com maior incidência, nomeadamente o plágio, a cópia, a fabricação e facilitação em trabalhos académicos, Com base nos resultados de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior, serão abordados: • os conceitos: fraude académica, plágio, propriedade intelectual, di
ler mais

14/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Sofia Sá

Google Jamboard: Utilização em Momentos Ativos

Neste encontro, vamos descobrir as potencialidades de utilização do quadro digital Google Jamboard, enquanto instrumento de registo em momentos ativos, e conhecer boas práticas da sua criação, configuração, partilha e utilização em sala de aula. No decurso do Workshop, cada docente irá criar o seu próprio Jamboard
ler mais

14/09/2022 - 14:30 - 17:30

Duração: 3h

Elisabete Cunha

Recursos Educativos Digitais à medida: potenciando a vertente produtora de professores e alunos

Embora se tenha assistido a um aumento de recursos educativos digitais, a qualidade ou falta de adequação podem constituir um obstáculo à sua utilização.
ler mais

15/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes

A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagem

Com esta dupla estratégia, pretende-se que os alunos assumam a responsabilidade de ensinar os seus pares, permitindo-lhes não só melhorar a compreensão dos conteúdos programáticos, como também desenvolver habilidades de comunicação, envolvendo os alunos na responsabilização não só da sua própria aprendizagem, mas também da aprendizagem dos outros.
ler mais

15/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Soares e Diana Mesquita

Intencionalizando os learning outcomes: da teoria à prática

Definir os learning outcomes (LO), enquanto o conjunto de conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes no decurso daquela Unidade Curricular ou daquele Curso/Formação, nem sempre se afigura uma tarefa fácil.
ler mais

15/09/2022 - 10:00 - 11:30

Duração: 1.5h

Marisa Carvalho e Rosário Serrão Cunha

Aprendizagem baseada em problemas. Uma experiência no Ensino Superior

A aprendizagem baseada em problemas (Problem-based learning, PBL) é conhecida como uma prática pedagógica inovadora. Esta prática, orientada para a resolução de problemas, apresenta-se como uma forma das universidades responderem às exigências de inovação, de aprendizagem centrada nos alunos e de estímulo de competências transversais.
ler mais

15/09/2022 - 10:30 - 11:30

Duração: 1h

Ricardo Teresa Ribeiro

Monitorização e Avaliação da Evolução no Ensino a Distância - Aplicação em saúde

A implementação de metodologias de ensino misto e à distância na formação em saúde prepara os futuros profissionais para desafios comunitários e societais de futuro.
ler mais

15/09/2022 - 14:00 - 16:00

Duração: 2h

Sandra Fernandes

Project-based Learning (PBL) e Service Learning (SL): uma proposta de complementaridade

Esta ação de formação visa explorar os princípios pedagógicos subjacentes às abordagens de Project-based Learning (PBL) e de Service Learning (SL), numa perspetiva de complementaridade.
ler mais

15/09/2022 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Ana C. Conceição

Utilização de plataformas online em ensino presencial

Devido à situação pandémica, muitas adaptações ao nível do ensino tiveram de ser feitas no ensino superior. Depois (quase) todas as IES regressaram ao ensino presencial. Nesta formação pretende-se explicar (com base na experiência da formadora) como determinadas plataformas online podem ser utilizadas em ensino presencial.
ler mais

16/09/2022 - 09:00 - 11:00

Duração: 2h

José Alberto Lencastre

Gamificação da Aprendizagem

Nesta sessão será abordada a utilização da gamificação nas aulas. A gamificação é um modelo de aprendizagem ativa definida como o uso da lógica e elementos do jogo para resolver problemas em contextos não relacionados ao jogo. Com base em dinâmicas de aprendizagem baseadas na gamificação, pretende-se que os participantes experienciem o envolvimento promovido por este modelo pedagógico.
ler mais

16/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Alexandra M. Araújo

Sinalização Precoce de Risco de Abandono e Insucesso Académico no Ensino Superior

Esta ação de formação procura dotar professores, coordenadores de curso e diretores de unidades de ensino com competências de análise de dados e tomada de decisão, de forma sistemática, que permitam uma abordagem orientada para a redução das taxas de abandono e insucesso académico no Ensino Superior.
ler mais

16/09/2022 - 10:00 - 12:00

Duração: 2h

Diana Mesquita, Ilídia Cabral, José Matias Alves

Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimento

Com esta formação pretende-se: a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações) b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback) c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e au
ler mais

16/09/2022 - 14:30 - 16:30

Duração: 2h

Paulo Jorge Santos

Desafios da Aprendizagem Cooperativa - Gestão de Grupos de Trabalho no Ensino Superior

Esta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo. Resultado da aprendizagem No final da formação os docentes serão capazes de planear, implementar e avaliar projetos pedagógicos baseados em trabal
ler mais

16/09/2022 - 15:00 - 16:00

Duração: 1h

Ricardo Simões

A utilização de impressão 3D no contexto pedagógico

A impressão 3D tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nas nossas vidas ao longo da última década, quer na vertente industrial (muito para além de simples prototipagem, sendo já muito usada para produção de pequenas séries finais, gabaris, etc), quer na dimensão pessoal (dado que o custo atual de muitos modelos permite ter em casa uma impressora 3D).
ler mais