Histórico de formações
30/01/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Sofia Sá![]() Flipped Learning - os primeiros passos para o sucessoA metodologia Flipped Learning foca a aprendizagem dos conceitos basilares no espaço anterior à aula e utiliza o espaço aula para desenvolver metodologias ativas, promovendo assim níveis superiores de pensamento. Os seus resultados benéficos estão amplamente descritos na investigação, bem com os desafios da sua aplicação em contexto real. |
30/01/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Clara Amorim e Teresa Gonçalves![]() A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagemA avaliação de pares contribui para abordagens mais centradas no estudante, pelos seus efeitos ao nível do seu envolvimento e participação, e para abordagens colaborativas e dialógicas, pelos processos de comunicação entre pares que se instituem.
A avaliação de pares constitui uma estratégia adequada para a promoção de aprendizagens ativas e tem efeitos no modo como os estudantes compreendem o pr |
30/01/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h João Padilla![]() INOValiar: Ferramenta para a melhoria contínua de questões de escolha múltiplaAs questões de escolha múltipla (QEM) são amplamente utilizadas no processo de avaliação devido a vantagens como objetividade, imparcialidade, possibilidade de automatização da cotação e feedback (ex. prática da recuperação) e capacidade de avaliar vários domínios cognitivos, inclusivamente de natureza superior (ex. |
30/01/2023 - 10:00 - 12:30Duração: 2.5h Rosário Anjos, Carla Amaral, Edna Cabecinha, Mariza Monteiro![]() ODS – Como posso ser um agente da Agenda 2030 na minha prática pedagógica?Os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se, na Agenda 2030, a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), num plano de Ação claro para os países e, consequentemente, também para as Instituições de Ensino Superior (IES). |
30/01/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Nuno Pombo![]() In-class LEGO-based activitiesRoadmap:
1) Introduction on LEGO in Education
2) Case studies
3) LEGO-based activity for children and youngers
4) LEGO-based activity for software engineering students
|
30/01/2023 - 16:00 - 18:00Duração: 2h João Correia de Freitas![]() Educação Digital e InovaçãoO digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia e inevitavelmente cresceu muito em utilização durante a pandemia por via do ensino remoto de emergência e da nossa necessidade de alguma forma de reinventarmos a nossa docência. |
31/01/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Marília Durão e Medéia Veríssimo![]() Potencialidades da aplicação da Metodologia Scrum e da plataforma Trello ao Ensino – da teoria à práticaA Metodologia Scrum é uma metodologia ágil de gestão de fluxos de trabalho, amplamente utilizada por equipas no desenvolvimento de produtos e serviços em diversos contextos empresariais. As suas potencialidades estendem-se a várias áreas, de entre as quais o Ensino. |
31/01/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Paulo Dias![]() RESTART4EDU: Aprendizagem-baseada em projetos em contexto digitalEsta formação foi concebida pela parceria do projeto RESTART4EDU (https://restart4edu.eu/) para promover o conhecimento e as competências para implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) com o apoio das tecnologias digitais.
Num contexto com maiores exigências, quer derivadas do Processo de Bolonha, as expectativas de novas competências nos estudantes do ensino superior, mas também os ef |
01/02/2023 - 09:00 - 11:00Duração: 2h Armanda Pereira![]() Desafios do Desenho Universal de Aprendizagem no Ensino Superior Esta ação tem por finalidade sensibilizar os participantes para os desafios associados à aplicação do desenho universal de aprendizagem na planificação das UCs e no decorrer das atividades letivas. Pretende-se que seja uma ação de co-construção de linhas orientadoras para a prática.
|
01/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Carolina Santos![]() Desenho de cenários de aprendizagem para a educação em saúde pública – partilha de abordagens do projeto PAFSE Neste curso partilharemos algumas reflexões decorrentes do desenvolvimento dos cenários de aprendizagem do projeto PAFSE “Partnerships for Science Education, com discussão das metodologias escolhidas, tendo em conta o feedback recebido por professores e estudantes.
|
01/02/2023 - 14:30 - 15:30Duração: 1h Madalena Ramos![]() Fraude e Ética no Ensino e na Investigação Pretende-se com este workshop abrir espaço para a reflexão sobre a problemática da fraude académica no ensino e na investigação e, em particular, do plágio. |
02/02/2023 - 10:00 - 13:00Duração: 3h Paulo Bogas![]() Operacionalizando Future Skills na sala de aulaAs Future Skills são as competências que permitem aos jovens dominarem os desafios do futuro.
Para lidarem com estes desafios, os jovens precisam desenvolver curiosidade, imaginação, visão, resiliência e autoconfiança, bem como a capacidade de agir de forma auto-organizada.
Devem, igualmente, serem capazes de compreender e respeitarem as ideias, perspetivas e valores dos outros, lidarem com erro |
02/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Mário Maia-Matos![]() Ver para avaliar – Utilizar o Seesaw como ferramenta de avaliação de estágio A avaliação de estágios no ensino superior é uma tarefa complexa principalmente quando o docente não acompanha presencialmente o processo de ensino aprendizagem do estudante. Com a intenção de melhorar este aspeto foi desenhado um modelo de avaliação alinhado com o estágio usando o portefólio digital em ambiente cooperativo como estratégia major. |
02/02/2023 - 14:30 - 17:30Duração: 3h Carla Sofia Nascimento![]() Neurociências em sala de aulaEste curso tem como objetivo o debate relativo à forma como o indivíduo aprende. Este conhecimento potência o planeamento de algumas estratégias de ensino, que podem promover atividades pedagógicas com o intuito de que aos alunos adquiram novas aprendizagens. |
02/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Nuno Machado![]() Aulas Invertidas com recurso ao Moodle O autor pretende partilhar a sua experiência com o ensino recorrendo ao modelo de aulas invertidas. Tendo em conta a quantidade de estudantes pode ser útil recorrer a uma plataforma LMS para fornecer uma avaliação formativa aos estudantes de onde surge naturalmente o Moodle, através do seu sistema de testes. |
02/02/2023 - 15:00 - 16:30Duração: 1.5h Rui M. Borges dos Santos![]() Novas velhas maneiras de ensinar técnicas laboratoriais O ensino de um instrumento musical é um exemplo máximo de “aprendizagem centrada no aluno”. Este princípio central do Processo de Bolonha choca muitas vezes com a massificação do ensino superior em ciências experimentais. Mas existem ferramentas novas que permitem aproximar estes dois mundos. |
03/02/2023 - 10:00 - 11:30Duração: 1.5h Joana Reis, Rita Payan-Carreira![]() Implementar portfolios digitais e logbooks em cursos de cariz técnico-científico: objetivos, vantagens e dificuldades Os portfolios digitais estão largamente implementados nas formações ligadas a artes visuais e plásticas e na arquitetura, mas não são habitualmente associados à área da saúde, humana ou animal, ou a outras áreas de cariz mais técnico. |
03/02/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes![]() A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagemAtravés de uma metodologia de aula invertida, os alunos têm acesso não só ao ensino presencial, mas também a atividades de aprendizagem online (visualização de vídeos, resolução de exercícios, etc.). |
03/02/2023 - 14:30 - 17:30Duração: 3h Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos![]() Desafios da aprendizagem cooperativa – Gestão de grupos de trabalho no Ensino SuperiorEsta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo. |
06/02/2023 - 10:00 - 11:30Duração: 1.5h João Paiva Monteiro![]() Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distânciaA implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem. |
06/02/2023 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Cristina Coutinho![]() Design Sprint Week - Práticas colaborativas e multidisplinares no contexto curricularNo âmbito do curso Design para Médias Digitais (IPCA) é realizada a ‘Design Sprint Week’ - uma semana multidisciplinar, em que os alunos do curso trabalham colaborativamente com empresas, na conceção e desenvolvimento de um produto digital com base na metodologia de Design Sprint (‘Human-centered design’, ‘design thinking’, etc.).
O ‘Design Sprint’ é um processo de cinco dias para responder às pr |
06/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Paula Morais - Universidade Portucalense Carmo Themudo - Universidade Católica Portuguesa![]() Boas Práticas de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior - Educar para os ODSNos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm dado uma maior relevância às questões da Responsabilidade Social/Sustentabilidade, pois querem ter um papel ativo na resposta aos desafios globais do planeta. |
07/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h William Cantú![]() Educar pela Cultura Digital: a aplicação Miro em articulação com a gestão do pensamento complexoÉ importante desenvolver novos processos de articulação de conteúdos e dados, bem como estimular a organização do pensamento complexo inerente às atividades de pesquisa é extremamente importante perante a hibridização dos processos de trabalho e ensino. |
07/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Maria João da Costa Soares da Silva![]() Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - INo âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital. |
07/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Maria do Rosário Rodrigues![]() Portefólios digitais: estratégias de aprendizagem e avaliaçãoO objetivo desta formação é sensibilizar os docentes do ensino superior (ES) para a melhoria de diversos aspetos das práticas na sala de aula, visando-se o sucesso académico dos estudantes. Pretende-se estimular a reflexão sobre os portefólios digitais como um instrumento vocacionado para a construção de uma narrativa reflexiva do percurso de aprendizagem.
|
07/02/2023 - 14:00 - 17:00Duração: 3h Ricardo Manuel Abreu de Assunção![]() Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - IIReconhecidamente uma mais-valia no contexto do ensino-aprendizagem, as iniciativas que se centram no estudante têm assumido crescente relevância. Neste mesmo contexto, a implementação de um ambiente de aprendizagem sustentado por ferramentas inovadoras e baseadas em tecnologia digital revela-se de pertinência irrefutável. |
07/02/2023 - 16:00 - 17:30Duração: 1.5h Paula Peres![]() Flipped Classrrom Neste workshop sobre o Flipped Classrrom serão abordados temas relacionados com a planificação de uma estratégia de Flipped Classroom. Serão estudadas as vantagens e desvantagens do recurso à estratégia de flipped classroom assim como as melhores técnicas e ferramentas de suporte à implementação. |
08/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Vitor Duarte Teodoro![]() Utilização do Moodle: Ideias e Sugestões para Aumentar a Participação de Alunos nas Unidades CurricularesA utilização do Moodle (e de outras plataformas) é, muitas vezes, reduzida apenas à disponibilização de documentos para alunos. Nesta atividade de formação, analisar-se-ão, a partir de exemplos, algumas das ferramentas disponíveis no Moodle para aumentar a participação de alunos, desde a utilização de vídeo para entrega de itens de avaliação até à escrita colaborativa.
|
08/02/2023 - 10:00 - 13:00Duração: 3h Hermínia Brites Dias e Luís Lança![]() A Aprendizagem por Problemas no Ensino SuperiorA aprendizagem por problemas (APP), inicialmente proposta na década de 60, por docentes de uma Universidade no Canadá, é atualmente uma metodologia de ensino que está alargada a muitas instituições em todo o mundo, inclusive em Portugal, não só no ensino das ciências da saúde como no ensino superior em geral e mesmo no ensino não superior. |
08/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Sofia Sá![]() Mentimeter: Potencialidades e ProcedimentosO Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. |
09/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Bárbara Gabriel, Cláudia Figueiredo, Robertt Valente![]() Como definir um plano estratégico para a promoção do espírito empreendedor e de inovação nos Estudantes e Academia Muito além do conhecimento técnico específico de cada curso, as competências transversais em geral, e nomeadamente empreendedoras, tornam-se um elemento-chave para os estudantes de hoje, profissionais do futuro, e para o seu papel no mercado de trabalho e na sociedade em geral. |
09/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Diana Soares![]() (Im)Possibilidades para Inovar em Aulas Expositivas Este workshop pretende promover a discussão em redor do método expositivo, dissociando-o de uma abordagem meramente passiva. Apresentam-se e experimentam-se diversas estratégias pedagógicas que, aliadas ao método expositivo, potenciem o envolvimento e a participação dos estudantes de Ensino Superior.
|
09/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Susana Leonor![]() Modelo de apoio para definição / ativação de práticas pedagógicas ativas - integrando métodos, técnicas e ferramentas digitaisNo âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital. |
09/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Catarina Lelis![]() The Impact Plan — Orientando os estudantes na antecipação do impacto e no seu contributo para os ODSsA sessão centrar-se-á no uso de uma ferramenta construída para apoiar os estudantes no momento de escolha de um projeto ou seleção de atividades de entre várias possibilidades, ou simplesmente na previsualização do potencial de impacto de um projeto que tenha já sido selecionado. |
09/02/2023 - 15:00 - 17:00Duração: 2h Diana Mesquita, Ilídia Cabral e José Matias Alves![]() Estratégias de ensino para potenciar as aprendizagens no Ensino SuperiorEnsinar pressupõe um domínio científico atualizado dos conhecimentos que se querem fazer aprender, e das capacidades e atitudes que se pretendem gerar nos estudantes para que se tornem pessoal e socialmente competentes.
Contudo os saberes pedagógicos são também fundamentais para que as diversas aprendizagens sejam possíveis (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a convi |
10/02/2023 - 10:00 - 12:30Duração: 2.5h Manuel João Costa![]() Diversificando a avaliação da aprendizagem: dos fundamentos à práticaAtualmente, a avaliação da aprendizagem dos estudantes na generalidade das unidades curriculares de cursos do ensino superior foca-se frequentemente no componente sumativo e recorre a métodos tradicionais - por exemplo, testes sumativos e exames escritos. |
10/02/2023 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Carina Rodrigues e Susana Reis![]() A minha UC online em 5 passosNeste webinar os professores serão convidados a preparar uma UC/ curso para o ensino online, tendo por base 5 passos.
1) Estruturar um curso online/ UC em módulos, tópicos e respetivas competências;
2) Explorar diferentes tipos de eAtividades e identificar os cuidados a ter na sua elaboração, partindo de exemplos práticos;
3) Refletir sobre a tipologia de recursos didáticos no EaD, partindo de |
10/02/2023 - 14:00 - 17:00Duração: 3h Elsa Costa e Silva e Eugénia Ribeiro![]() Promover o envolvimento dos alunos com TBLTeam-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. |
10/02/2023 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Marta Madureira e Cátia Vidinhas![]() Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter práticoNesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. |
05/09/2022 - 09:30 - 12:30Duração: 3h Caroline Dominguez e Helena silva![]() Como promover o pensamento crítico e criativo usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitosO Jigsaw, ou método dos puzzles, é um método de Aprendizagem cooperativa criado por Aronson, Blaney, Stephan, Sikes e Snapp (1978), que tem grandes vantagens para o desenvolvimento de competências de nível cognitivo superior, nomeadamente o pensamento crítico, em qualquer área do conhecimento. |
05/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Cacilda Moura, Joaquim Silva e Rui Oliveira![]() Estudantes Ativamente Envolvidos nas aulas os seus Telemóveis: Estratégias de Utilização de AUDIENSE RESPONSE SYSTEMS (ARS)Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores). |
05/09/2022 - 14:00 - 17:00Duração: 3h António Ferreira e José Raimundo![]() Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docenteNo universo digital, onde predomina a comunicação visual, é cada vez mais importante adquirir noções de criação de conteúdos digitais para os mais diversos fins. |
06/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Mário Maia Matos![]() Planear e adequar a carga de trabalho dos estudantes – Medir o imensurávelAs novas condicionantes pedagógicas trazidas pela pandemia acentuaram um problema identificado já há vários anos pela literatura: não sabemos a carga de trabalho real de um estudante do ensino superior. Com a consciência de que pode ser difícil medir esta variável, sabemos que é muito importante saber como controlá-la, contribuindo assim para a melhoria efetiva das aprendizagens dos estudantes. |
06/09/2022 - 11:00 - 12:30Duração: 1.5h Fátima Mendes Marques e Patrícia Vinheiras Alves![]() Problem-based learning como experiência pedagógica construtivistaA metodologia de Problem Based Learning emprega princípios construtivistas para fomentar a aplicação do conhecimento prévio, a aprendizagem colaborativa e o envolvimento ativo dos estudantes.
|
06/09/2022 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Isabel Amorim![]() Vozes e agências na (co)construção de saúde, bem-estar e cidadania no Ensino SuperiorPartindo-se do referencial teórico, partilha-se a ação transformadora bem como os desafios e oportunidades inerentes ao processo de (co)criação de valor face às potencialidades e riscos/vulnerabilidades em termos de saúde, bem-estar e cidadania no âmbito do Projeto
INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento.
A pluralidade de vozes, com destaque nos Estudantes, constituirá o mote de reflexão em |
07/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Américo Mateus![]() O Design thinking como metodologia transversal em Project-based learningCapacitação para a metodologia, modelos, processo e ferramentas de Design Thinking (pensamento e processos de Design) como prática pedagógica ativa em contexto de sala de aula em desafios de Project-Based Learning. |
07/09/2022 - 14:00 - 15:30Duração: 1.5h Cláudia Viegas, Rute Borrego e Vânia Costa![]() Nano, micro e macro inovação pedagógica – Experiências concretas que contribuem para a mudança.Realizar inovação pedagógica no ensino superior parece muitas vezes uma tarefa complexa e para a qual não temos tempo. |
07/09/2022 - 14:00 - 15:30Duração: 1.5h Victor Neto![]() Metodologias para ensinar a aprender a aprenderO ritmo acelerado de transformação do mundo do trabalho e da sociedade obriga que o recém-formado detenha bases sólidas nas disciplinas fundacionais da sua área de formação, mas também uma forte agilidade de aprender novo conhecimento, muito dele ainda não acessível na atualidade. |
08/09/2022 - 09:30 - 12:30Duração: 3h Paulo Bogas![]() Aplicando a pedagogia do empreendedorismo experiencialEsta formação é uma introdução à aprendizagem experiencial, cocriação e Living Lab’s, os seus conceitos e técnicas.
Tópicos principais:
1. Aprender e ensinar num Living lab;
2. Ativação do processo de aprendizagem;
3. Aprender num contexto social relevante;
4. O desenho de experiência baseadas na prática;
5. Avaliação da aprendizagem.
|
08/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Filipe Santos![]() A pegada digital do aluno enquanto elemento de avaliação diagnóstica e formativaAs modernas plataformas digitais de ensino-aprendizagem, como o Moodle e o BlackBoard, mantêm um registo de todas as ações feitas pelo estudante nas mesmas. |
08/09/2022 - 14:30 - 15:30Duração: 1h José Eduardo Brites Cavaco![]() Ciência para Diferentes Públicos – Uma Prática que Envolve os Alunos e a Comunidade No âmbito da Unidade Curricular Projeto em Ciências Biomédicas do 1.º ano do 2.º ciclo em Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, um dos desafios lançados aos alunos é desenvolverem uma atividade prática na comunidade sobre ciência. |
09/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Ana Cláudia Coelho e Sandra Socoto![]() Role-Play: argumentação e criatividade no processo de aprendizagemO Role-play é uma estratégia de ensino interativa que contribui para o aumento da motivação, da responsabilidade e da capacidade crítica e argumentativa, facilmente adaptável a todas as áreas de ensino. |
09/09/2022 - 10:30 - 12:30Duração: 2h Joana Viana![]() Observação entre pares: aprendizagem e desenvolvimento profissional docenteObservação de aulas entre pares, reflexão e feedback
como práticas indutoras de desenvolvimento profissional
docente. Nesta sessão procuraremos: i) analisar práticas
de observação entre pares, focos e dimensões de
observação, processos e estratégias de observação; bem
como, as funções do feedback e o papel da reflexão no
desenvolvimento profissional docente.
|
09/09/2022 - 11:00 - 13:00Duração: 2h Marta Ferreira Dias e Marlene Amorim![]() Escape rooms: como não escapar a esta inovação na sala de aula!As escape rooms educacionais (EERs) têm tido uma popularidade crescente nos últimos anos, tanto em investigação como na aplicação em sala de aula para diferentes níveis educacionais. |
09/09/2022 - 15:00 - 17:30Duração: 2.5h Mário Baía![]() A aprendizagem invertida (flipped learning) e o ensino misto (b-learning)Nesta sessão abordaremos o conceito de aprendizagem invertida e as suas principais características. |
12/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Sofia Sá![]() Primeira aula do semestre: Reflexões Quais os objetivos da primeira aula do semestre? Quais os componentes essenciais de uma primeira aula? Quais as boas práticas neste primeiro momento? O que pode um docente fazer para promover uma boa primeira impressão com impacto em futuras aprendizagens? Neste encontro, iremos refletiremos sobre estas e outras questões relativas ao primeiro encontro com os estudantes.
|
12/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Marta Fonseca![]() Orientações para um feedback eficazO feedback eficaz é um elemento poderoso no processo de ensino e aprendizagem. Ao envolver a apreciação sobre aspetos de desempenho, contribui para que os estudantes regulem as suas aprendizagens e encontrem formas de as melhorar. |
12/09/2022 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Catarina Sales Oliveira![]() Gerir e promover a diversidade na sala envolvendo tod@s e cada estudanteNum contexto de cada vez maior diversidade de perfis e contextos dos estudantes universitários, temos frequentemente em sala de aula grupos muito pouco homogéneos. Contudo, muitas vezes tendemos a aplicar a mesma bitola para tod@s, usando metodologias e critérios de avaliação standard e uma planificação de sessões definida em função dos conteúdos e não da aprendizagem. |
13/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h João Padilla![]() INOValiar: Ferramenta para a melhoria contínua de questões de escolha múltiplaAs questões de escolha múltipla (QEM) são amplamente utilizadas no processo de avaliação devido a vantagens como objetividade, imparcialidade, possibilidade de automatização da cotação e feedback (ex. prática da recuperação) e capacidade de avaliar vários domínios cognitivos, inclusivamente de natureza superior (ex. |
13/09/2022 - 10:30 - 12:30Duração: 2h Ana Catarina Baptista e Susana Rodrigues![]() A comunicação como elemento-chave no sucesso do processo de ensino-aprendizagem.Partindo do pressuposto de que existe uma estreita e importante relação entre comunicação e processo de ensino-aprendizagem, transversal às modalidades de ensino presencial e remoto, esta formação tem como principal objetivo partilhar algumas estratégias e
recursos com vista à otimização das competências comunicativas dos docentes. |
13/09/2022 - 14:00 - 16:00Duração: 2h João Soares Carrola![]() Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para construção de RESUMOS GRÁFICOS (Graphical AbstraNa preparação de diapositivos para as aulas ou para congressos é frequentemente necessário elaborar esquemas ou desenhos personalizados com detalhes para mostrar ou transmitir uma determinada mensagem, pode ser um esquema que representa o delineamento do ensaio, um esquema sobre a metodologia utilizada ou até um pequeno mapa com os locais de amostragem.
Por outro lado, as revistas científicas ped |
13/09/2022 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Vítor Duarte Teodoro![]() Reflexões sobre organização de páginas Moodle para aprendizagem ativaA utilização do Moodle no ensino superior é comum entre muitos docentes. No entanto, nem sempre são conhecidas algumas potencialidades deste sistema de gestão do ensino e aprendizagem, nomeadamente as que podem fomentar a aprendizagem ativa. |
14/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Sofia Sá![]() Google Jamboard: Utilização em Momentos Ativos Neste encontro, vamos descobrir as potencialidades de utilização do quadro digital Google Jamboard, enquanto instrumento de registo em momentos ativos, e conhecer boas práticas da sua criação, configuração, partilha e utilização em sala de aula. No decurso do Workshop, cada docente irá criar o seu próprio Jamboard
|
14/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Madalena Ramos e João Paiva Monteiro![]() A fraude no Ensino Superior: O que se sabe e o que se julga saberEsta ação tem por finalidade sensibilizar os participantes para a problemática da fraude académica, e os tipos de fraude com maior incidência, nomeadamente o plágio, a cópia, a fabricação e facilitação em trabalhos académicos,
Com base nos resultados de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior, serão abordados:
• os conceitos: fraude académica, plágio, propriedade intelectual, di |
14/09/2022 - 14:30 - 17:30Duração: 3h Elisabete Cunha![]() Recursos Educativos Digitais à medida: potenciando a vertente produtora de professores e alunosEmbora se tenha assistido a um aumento de recursos educativos digitais, a qualidade ou falta de adequação podem constituir um obstáculo à sua utilização. |
15/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes![]() A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagemCom esta dupla estratégia, pretende-se que os alunos assumam a responsabilidade de ensinar os seus pares, permitindo-lhes não só melhorar a compreensão dos conteúdos programáticos, como também desenvolver habilidades de comunicação, envolvendo os alunos na responsabilização não só da sua própria aprendizagem, mas também da aprendizagem dos outros. |
15/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Diana Soares e Diana Mesquita![]() Intencionalizando os learning outcomes: da teoria à prática Definir os learning outcomes (LO), enquanto o conjunto de conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes no decurso daquela Unidade Curricular ou daquele Curso/Formação, nem sempre se afigura uma tarefa fácil. |
15/09/2022 - 10:00 - 11:30Duração: 1.5h Marisa Carvalho e Rosário Serrão Cunha![]() Aprendizagem baseada em problemas. Uma experiência no Ensino SuperiorA aprendizagem baseada em problemas (Problem-based
learning, PBL) é conhecida como uma prática pedagógica
inovadora. Esta prática, orientada para a resolução de
problemas, apresenta-se como uma forma das universidades
responderem às exigências de inovação, de aprendizagem
centrada nos alunos e de estímulo de competências
transversais. |
15/09/2022 - 10:30 - 11:30Duração: 1h Ricardo Teresa Ribeiro![]() Monitorização e Avaliação da Evolução no Ensino a Distância - Aplicação em saúde A implementação de metodologias de ensino misto e à distância na formação em saúde prepara os futuros profissionais para desafios comunitários e societais de futuro. |
15/09/2022 - 14:00 - 16:00Duração: 2h Sandra Fernandes![]() Project-based Learning (PBL) e Service Learning (SL): uma proposta de complementaridadeEsta ação de formação visa explorar os princípios pedagógicos subjacentes às abordagens de Project-based Learning (PBL) e de Service Learning (SL), numa perspetiva de complementaridade. |
15/09/2022 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Ana C. Conceição![]() Utilização de plataformas online em ensino presencialDevido à situação pandémica, muitas adaptações ao nível
do ensino tiveram de ser feitas no ensino superior.
Depois (quase) todas as IES regressaram ao ensino
presencial. Nesta formação pretende-se explicar (com
base na experiência da formadora) como determinadas
plataformas online podem ser utilizadas em ensino
presencial. |
16/09/2022 - 09:00 - 11:00Duração: 2h José Alberto Lencastre![]() Gamificação da AprendizagemNesta sessão será abordada a utilização da gamificação nas aulas. A gamificação é um modelo de aprendizagem ativa definida como o uso da lógica e elementos do jogo para resolver problemas em contextos não relacionados ao jogo. Com base em dinâmicas de aprendizagem baseadas na gamificação, pretende-se que os participantes experienciem o envolvimento promovido por este modelo pedagógico.
|
16/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Alexandra M. Araújo![]() Sinalização Precoce de Risco de Abandono e Insucesso Académico no Ensino SuperiorEsta ação de formação procura dotar professores, coordenadores de curso e diretores de unidades de ensino com competências de análise de dados e tomada de decisão, de forma sistemática, que permitam uma abordagem orientada para a redução das taxas de abandono e insucesso académico no Ensino Superior. |
16/09/2022 - 10:00 - 12:00Duração: 2h Diana Mesquita, Ilídia Cabral, José Matias Alves![]() Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimentoCom esta formação pretende-se:
a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações)
b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback)
c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e au |
16/09/2022 - 14:30 - 16:30Duração: 2h Paulo Jorge Santos![]() Desafios da Aprendizagem Cooperativa - Gestão de Grupos de Trabalho no Ensino SuperiorEsta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo.
Resultado da aprendizagem
No final da formação os docentes serão capazes de planear, implementar e avaliar projetos pedagógicos baseados em trabal |
16/09/2022 - 15:00 - 16:00Duração: 1h Ricardo Simões![]() A utilização de impressão 3D no contexto pedagógicoA impressão 3D tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nas nossas vidas ao longo da última década, quer na vertente industrial (muito para além de simples prototipagem, sendo já muito usada para produção de pequenas séries finais, gabaris, etc), quer na dimensão pessoal (dado que o custo atual de muitos modelos permite ter em casa uma impressora 3D). |