Integridade Académica no Ensino Superior

1.5
Diogo Mateus
Ensino Lusófona
Diogo Mateus is graduated and holds, a Master and a PhD in Urbanism. Is professor at Universidade Lusófona, Lisbon where he Is head of Urban Planning/Design degrees (Master and PhD) and researcher on Territorial Studies at CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development. His research interests focus on urban quality (assessment and monitoring), urban theory and practise, and the use of public spaces, public participation and co-creation in urbanism. Have involvement in different research programs funded by national and international agencies as LUDA (5th FP), Technolangue (Intereg III-MEDOC/MEDA), CyberParks (COST Action) and C3Places (H2020 – JPI Urban Europe). He is also urbanist and partner of Geoideia where he develops urban and regional plans, territorial studies and analyses. He is founder of Portuguese Professional Urbanists Association, and a founder member (2018) of Portuguese Association of Urbanists (fusion between 3 professional associations in Portugal AUP, APPLA and APROURB). Research interests: Urban planning/urban design (theory & practice) | Urban rehabilitation | Urban Quality (Assessment) | European Urban Policies | Public space | Public participation and co-creation. --PT-- Diogo Mateus, Licenciado, Mestre e Doutor em Urbanismo. É Professor Associado an Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, onde é diretor dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Urbanismo e investigador integrado do Centro de Estudos Interdiciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Os seus interesses de investigação são a qualidade urbana (avaliação e monitorização), teoria e prática do urbanismo, o uso do espaço público, participação públice e co-criação em urbanismo. Participou em diferentes projetos de invesitgação, apoiados por agências nacionais e internacionais, como LUDA (5th FP), Technolangue (Intereg III-MEDOC/MEDA), CyberParks (COST Action) and C3Places (H2020 – JPI Urban Europe). É urbanista e sócio da Geoideia, onde desenvolve planos urbanísticos, estudos e análises territoriais. Fundador da Associação Profissional de Urbanistas Portugueses, que em 2018, por fusão das 3 associações portuguesas de urbanistas (AUP, APPLA e APROURB) originou a Apssociação Portuguesa de Urbanistas, da qual é membro fundador. Interesses de investigação: Urbanismo - teoria e prática | Reabilitação urbana | Qualidade urbana (Avaliação e monitorização9| Políticas urbanas europeias | Espaço público | Participação pública e co-criação.
A integridade académica é um aspeto fundamental para as instituições de ensino e investigação Como temática abrangente, que cobre diferentes aspetos e áreas da atividade pedagógica, é importante efetuar uma reflexão sobre o seu âmbito e como devemos atuar no sentido de garantir integridade nas diferentes ações realizadas. Nesta sessão, iniciaremos com uma introdução ao tema, discutindo e refletindo sobre a integridade académica e os seus fatores. De seguida, deixamos espaço para uma abordagem um dos aspetos mais expostos da integridade académica, a fraude, e em especial ao que a motiva, os seus efeitos e medidas mitigadoras, com base na regulamentação existente e nas melhores práticas. Os desafios colocados pelos novos recursos disponíveis, em concreto pelas ferramentas que se suportam na inteligência artificial, como o CHAT-GPT, serão também ponto de reflexão. A presente sessão será também um momento de partilha e reflexão sobre a integridade académica.