Modelo de apoio para definição / ativação de práticas pedagógicas ativas - integrando métodos, técnicas e ferramentas digitais

Edição: 
Data de início/fim: 
Quinta, 9 Fevereiro, 2023 - 10:00 - 12:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Susana Leonor
Instituição do(s) Formador(es): 
Ensino Lusófona
Biografia: 
Susana Leonor, PhD in DESIGN at Aveiro University in 2016 and has developed her path around creativity and technologies. Since 2018, she has been Professor at Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – ISMAT - Lusófona Group, and it’s also Director at Communication Design Degree and Creative Technologies Degree. Teaching since 2006 at Lusófona University in Lisboa and in the last years at IADE-EU, as been always connected to the different study cycles in the areas of creativity, design, technologies and innovation. Her research path has been linked to creative, participatory processes and the design of systems and processes, therefore also a great affinity for research in applied active pedagogical practices, and it’s something that applies on the courses that she manages. Currently integrates several research projects, namely Researcher member for two European H2020 Projects - URBiNAT grant nº 776783: where is leading the Participatory Design Task, and Co-Create grant nº 806616 / EU, where he led the Co-creation task for the Portuguese Partner (UNINOVA, Caparica, Portugal); and this year starts as senior researcher approved project- EU - ERASMUS-EDU-2022-PI-FORWARD. Number: 101087204, Duration: 36 months. EU Contribution. Cocoon - Co-Creating greener futures: developing and transferring innovative bio-design modules for education to accelerate the green transition, and others in the national territory in the areas of education, innovation and sustainability. Her interest is mainly linked to the expanded field of design, due to the contamination of the different areas where design operates, having a greater interest in the development of research in the fields of Speculative Design, Biodesign and participatory processes.
Vagas: 
50
Descrição: 
No âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital. A educação digital é assim o resultado da combinação da tecnologia utilizada, do conteúdo digital proposto e da tutoria do professor ao longo da resolução dos desafios e projetos propostos ao estudante. No sentido de alagar a aprendizagem a outros métodos, para além da estrita transmissão pelo professor, a utilização de softwares interativos e adaptáveis facilita a que o estudante aprenda seguindo o seu próprio estilo, personalizando o processo, o que potencia seu sucesso escolar. A utilização de metodologias ativas permite um mais alargado desenvolvimento de competências e uma mais aprofundada construção do conhecimento. Neste contexto, os recursos digitais podem assumir um papel de facilitação do processo de aprendizagem, equipando os alunos para o sucesso educativo e formativo. A formação proposta estabelece uma ligação entre aprendizagem e o saber fazer, através da exploração do conhecimento, das competências e dos conteúdos; para estimular a interação social, os contextos onde se inserem e na capacidade de descobrir. O modelo identifica um vasto conjunto de ferramentas e técnicas, que são sobretudo instrumentos que permitem articular diferentes áreas científicas para projetos interdisciplinares, com o objetivo de ativar /estimular a vontade de descobrir (investigação), de cruzar (partilha) e aplicar (aprender). Aprendizagem é ativada através de 4 fases, que articulam diferentes momentos, objetivos de aprendizagem, pensamento critico e desenvolvimento de competências transversais; mas sobretudo para a construção do aluno através do desenvolvimento pessoal (autorreflexivo) e colaborativo (em prol de propósitos comuns e altruístas).