Aprendizagem Serviço uma ferramenta pedagógica e de responsabilidade social no Ensino Superior
Edição:
9ª
Data de início/fim:
Quarta, 18 Outubro, 2023 - 10:00 - 12:00
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Lina Antunes e Maria Isabel Malheiro
Instituição do(s) Formador(es):
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Biografia:
Lina Antunes Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa do Departamento de Enfermagem de Saúde Comunitária. Coordenadora do Gabinete de Voluntariado e Cidadania da ESEL. Doutoranda em Sociologia e mestre em Cultura, Comunicação e Tecnologia de Informação, pelo ISCTE-IUL. Investigadora no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) (projetos LS@HEdu.PT e ReSexHealth) Interesses de investigação: sociologia da saúde como âmbito de conhecimento e de controvérsias entre saberes leigos e periciais, cidadania e saúde, compreensão dos processos de exclusão / inclusão social e apoio aos grupos vulneráveis, tendo o voluntariado um lugar de destaque. Compreensão dos processos de socialização e integração dos estudantes do Ensino Superior, metodologias pedagógicas mais especificamente ApS. Mª Isabel Malheiro Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa do Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem. Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, Mestre em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana, Doutorada em Enfermagem pela Universidade de Lisboa. Investigadora no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR). Coordenadora dos Projetos de investigação: LS@HEdu.PT “Learning Service in Higher Education: a pedagogical tool, projeto que visa promover a ApS como uma ferramenta pedagógica efetiva no Ensino Superior e também: XPER-TEEN SB “Programa de Educação para a Autogestão em Adolescentes com Spina Bifida”; STOP_PAIN2KIDS_SHOT “Virtual Reality for Pain and Anxiety Control in Pediatric Vaccination: randomized controlled trial”; STAYSAFE@HOME “Intervenção Promotora do Cuidado de Transição à Criança com Doença Crónica Complexa e Família do Hospital para a Comunidade: um estudo de viabilidade”; LAYLEdu DM1” Programa de Educação para a Autogestão em Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1”.
Vagas:
100
Descrição:
A responsabilidade social tem vindo a ser, hoje, uma preocupação e missão das instituições de Ensino superior (ES)a par do ensino e investigação com atividades de extensão à comunidade, envolvendo toda a comunidade educativa (ORSIES, 2018). A Aprendizagem-Serviço (ApS) no ES é uma metodologia educacional, que pressupõe trabalho de equipa e partilha entre os atores sociais envolvidos (docentes, estudantes e instituições da comunidade, entre outros que indiretamente estejam implicados) pressupondo a reflexão crítica sobre as experiências, aprendendo com ela pessoal, social e academicamente. As atividades que são desenvolvidas visam responder a necessidades humanas, sociais e ambientais numa perspetiva de justiça social e de desenvolvimento humano e sustentável, enriquecendo as aprendizagens no ES e promovendo a responsabilidade cívica e o reforço das comunidades. Pretende-se com esta formação (através de metodologia, expositiva, interativa e trabalho de grupo) sensibilizar os participantes para as vantagens e benefícios da utilização da ferramenta pedagógica ApS dando visibilidade não só à importância e pressupostos para a sua implementação (do modelo teórico aos âmbitos de operacionalização). Pretende-se com recurso a exemplos de implementação no âmbito de um Curso de Licenciatura em Enfermagem integrada numa unidade curricular, partilhar experiências pedagógicas em torno da metodologia de ApS assim
como destacar estratégias para o envolvimento dos diversos atores sociais na e para a construção de cidadanias ativas e participadas.