A pegada digital do aluno enquanto elemento de avaliação diagnóstica e formativa

Edição: 
Data de início/fim: 
Quinta, 8 Setembro, 2022 - 10:00 - 12:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Filipe Santos
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Politécnico de Leiria
Biografia: 
Professor de Tecnologia Educativa no Instituto Politécnico de Leiria desde 1998, doutorado em informática. Tem participado em projetos europeus na área das tecnologias na educação formal, não-formal e aprendizagem ao longo da vida. Coordena atualmente o Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. Recentemente tem focado a sua investigação na área de data science na educação.
Vagas: 
50
Descrição: 
As modernas plataformas digitais de ensino-aprendizagem, como o Moodle e o BlackBoard, mantêm um registo de todas as ações feitas pelo estudante nas mesmas. Esta “pegada digital” deixada pelos estudantes é usada para identificar com muita antecedência comportamentos preocupantes (como a participação irregular ou atrasos nas leituras e atividades) ou identificar recursos de aprendizagem disponibilizados na plataforma que poderão estar a ser de difícil compreensão. A pegada digital permite também conhecer as preferências do estudante em relação ao tipo de recursos e atividades e construir o seu “perfil do estudante”, que pode ser usado para individualizar os processos de ensino-aprendizagem. Neste workshop vão-se explorar algumas funcionalidades oferecidas pela plataforma Moodle para identificar a pegada digital de cada estudante, como esta pegada pode ser usada para conhecer o perfil do estudante e como desenvolver uma estratégia de interação contínua e personalizada de forma a tornar a experiência de aprendizagem mais significativa e relacional.