A pegada digital do aluno enquanto elemento de avaliação diagnóstica e formativa

Quinta, 8 Setembro, 2022 - 10:00 - 12:00
Filipe Santos
Instituto Politécnico de Leiria
Professor de Tecnologia Educativa no Instituto Politécnico de Leiria desde 1998, doutorado em informática. Tem participado em projetos europeus na área das tecnologias na educação formal, não-formal e aprendizagem ao longo da vida. Coordena atualmente o Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. Recentemente tem focado a sua investigação na área de data science na educação.
As modernas plataformas digitais de ensino-aprendizagem, como o Moodle e o BlackBoard, mantêm um registo de todas as ações feitas pelo estudante nas mesmas. Esta “pegada digital” deixada pelos estudantes é usada para identificar com muita antecedência comportamentos preocupantes (como a participação irregular ou atrasos nas leituras e atividades) ou identificar recursos de aprendizagem disponibilizados na plataforma que poderão estar a ser de difícil compreensão. A pegada digital permite também conhecer as preferências do estudante em relação ao tipo de recursos e atividades e construir o seu “perfil do estudante”, que pode ser usado para individualizar os processos de ensino-aprendizagem. Neste workshop vão-se explorar algumas funcionalidades oferecidas pela plataforma Moodle para identificar a pegada digital de cada estudante, como esta pegada pode ser usada para conhecer o perfil do estudante e como desenvolver uma estratégia de interação contínua e personalizada de forma a tornar a experiência de aprendizagem mais significativa e relacional.