Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimento

Edição: 
Data de início/fim: 
Quarta, 11 Outubro, 2023 - 10:00 - 12:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Diana Mesquita e José Matias Alves
Instituição do(s) Formador(es): 
Universidade Católica Portuguesa
Biografia: 
Diana Mesquita Diana Mesquita é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em 2015, na especialidade de Desenvolvimento Curricular. É Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano. Participa em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como possui uma vasta experiência na dinamização de atividades de formação e desenvolvimento profissional de professores em todos os níveis de ensino. José Matias Alves José Matias Alves é Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Possui dez dezenas de livros e capítulos de livros publicados ou organizados, artigos científicos em revistas da especialidade. Coordenador da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área de Ciências e Políticas de Educação_FCT [2016-18; 2019_22]. Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (desde 2017...). Orientador de dezenas de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Pós_Doutoramento na área das Ciências da Educação.
Vagas: 
100
Descrição: 
Com esta formação pretende-se: a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações) b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback) c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e autorregulação das aprendizagens.