Observação entre pares: aprendizagem e desenvolvimento profissional docente

Sexta, 9 Setembro, 2022 - 10:30 - 12:30
Joana Viana
Universidade de Lisboa
Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada e mestre em Ciências da Educação, e doutorada em Educação, na área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. É membro integrado da UIDEF, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora associada do Núcleo de Leiria do CICS.NOVA. Tem desenvolvido trabalho nas áreas de pedagogia do ensino superior, currículo e desenvolvimento curricular, formação de professores e tecnologias educativas. É nesse âmbito que tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e realizado várias publicações. É membro de equipas de investigação de diversos projetos nacionais e internacionais e Perita Externa do Instituto de Educação ao abrigo do Programa TEIP da DGE-ME.
Observação de aulas entre pares, reflexão e feedback como práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente. Nesta sessão procuraremos: i) analisar práticas de observação entre pares, focos e dimensões de observação, processos e estratégias de observação; bem como, as funções do feedback e o papel da reflexão no desenvolvimento profissional docente.