A minha UC online em 5 passos

Sexta, 10 Fevereiro, 2023 - 10:00 - 12:00
Carina Rodrigues e Susana Reis
Instituto Politécnico de Leiria
Carina Rodrigues é doutorada em Educação pela Universidade Aberta em Educação a Distância e eLearning, mestre em Formação de Adultos e licenciada em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Trabalha na área do eLearning há 14 anos, tendo integrado a equipa da Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Leiria, em 2008, assumindo funções de Learning Designer e tutor/formador. Possui experiência na formação de professores, conceção de cursos online, desde licenciaturas, pós-graduações, mestrados e cursos online de acesso livre (MOOC), sendo co-autora de diversos cursos neste formato. Susana Reis é doutorada em Didática e Formação – Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular, pela Universidade de Aveiro, mestre em Supervisão Pedagógica pela mesma Universidade, e licenciada em Professores do Ensino Básico variante Matemática e Ciências da Natureza, pelo Politécnico de Leiria. É diretora da Unidade de Ensino a Distância, do Politécnico de Leiria, desenvolvendo a sua investigação nas áreas de Educação em Ciências, Inovação Pedagógica, Utilização Pedagógica das TIC e Supervisão e Formação de Professores, sendo membro integrado do CI&DEI.
Neste webinar os professores serão convidados a preparar uma UC/ curso para o ensino online, tendo por base 5 passos. 1) Estruturar um curso online/ UC em módulos, tópicos e respetivas competências; 2) Explorar diferentes tipos de eAtividades e identificar os cuidados a ter na sua elaboração, partindo de exemplos práticos; 3) Refletir sobre a tipologia de recursos didáticos no EaD, partindo de algumas recomendações práticas; 4) Explorar estratégias de avaliação e feedback no EaD; 5) Enumerar alguns cuidados a ter aquando do desenho do curso/ UC numa plataforma de eLearning (LMS). Ao longo do webinar, os professores serão convidados a desenvolver um plano de trabalho, com pequenas questões, que surgirão em cada etapa. Espera-se que no final do mesmo, desenvolvam um briefing do que pretendem planear.