A minha UC online em 5 passos
Edição:
8ª
Data de início/fim:
Sexta, 10 Fevereiro, 2023 - 10:00 - 12:00
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Carina Rodrigues e Susana Reis
Instituição do(s) Formador(es):
Instituto Politécnico de Leiria
Biografia:
Carina Rodrigues é doutorada em Educação pela Universidade Aberta em Educação a Distância e eLearning, mestre em Formação de Adultos e licenciada em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Trabalha na área do eLearning há 14 anos, tendo integrado a equipa da Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Leiria, em 2008, assumindo funções de Learning Designer e tutor/formador. Possui experiência na formação de professores, conceção de cursos online, desde licenciaturas, pós-graduações, mestrados e cursos online de acesso livre (MOOC), sendo co-autora de diversos cursos neste formato.
Susana Reis é doutorada em Didática e Formação – Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular, pela Universidade de Aveiro, mestre em Supervisão Pedagógica pela mesma Universidade, e licenciada em Professores do Ensino Básico variante Matemática e Ciências da Natureza, pelo Politécnico de Leiria. É diretora da Unidade de Ensino a Distância, do Politécnico de Leiria, desenvolvendo a sua investigação nas áreas de Educação em Ciências, Inovação Pedagógica, Utilização Pedagógica das TIC e Supervisão e Formação de Professores, sendo membro integrado do CI&DEI.
Vagas:
50
Descrição:
Neste webinar os professores serão convidados a preparar uma UC/ curso para o ensino online, tendo por base 5 passos.
1) Estruturar um curso online/ UC em módulos, tópicos e respetivas competências;
2) Explorar diferentes tipos de eAtividades e identificar os cuidados a ter na sua elaboração, partindo de exemplos práticos;
3) Refletir sobre a tipologia de recursos didáticos no EaD, partindo de algumas recomendações práticas;
4) Explorar estratégias de avaliação e feedback no EaD;
5) Enumerar alguns cuidados a ter aquando do desenho do curso/ UC numa plataforma de eLearning (LMS).
Ao longo do webinar, os professores serão convidados a desenvolver um plano de trabalho, com pequenas questões, que surgirão em cada etapa. Espera-se que no final do mesmo, desenvolvam um briefing do que pretendem planear.