Cocriação na aprendizagem e no ensino numa turma: uma abordagem mais inclusiva e dialógica no ensino superior

Edição: 
Data de início/fim: 
Segunda, 16 Outubro, 2023 - 11:00 - 12:30
Duração (horas): 
1.5
Nome do(s) Formador(es): 
Ana Teresa Ferreira Oliveira
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Biografia: 
Ana Teresa Ferreira Oliveira é licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho, com Pós Doutoramento pela Faculdade de Economia pela Universidade do Porto. É professora adjunta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e investigadora integrada no Centro de Investigação CISAS. É coordenadora de um projeto Horizonte Europa e cocoordena um projeto do Departamento para a Educação da OCDE, assente no desenvolvimento de competências pedagógicas nos professores do ensino superior. No IPVC é Coordenadora para a Igualdade do IPVC, é coordenadora do projeto Escola Inclusiva IPVC e tem desenvolvido dezenas de projetos territoriais em programas de educação inclusiva e ligação à comunidade, desenvolvimento de boas práticas de governança, prevenção do abandono, promoção do sucesso escolar, do desenvolvimento humano, do voluntariado e da empregabilidade dos estudantes, trabalhando na ligação entre a academia e a sociedade. Tem estado envolvida também em projetos internos financiados que incidem na conciliação trabalho-família e desenvolvimento de políticas e práticas de igualdade no IPVC. No IPVC colabora com vários projetos financiados internacionalmente pela Comissão Europeia e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e está integrada em redes de investigação internacionais.
Vagas: 
100
Descrição: 
As atividades de cocriação coexistem com propósitos e significados diversos Tradicionalmente o design do processo de cocriação e a maioria da investigação sobre o assunto, debruçam-se em modelos que assumem o envolvimento de estudantes muito empenhados/as com o seu processo de aprendizagem, com motivação elevada e inclusive uma compreensão base sobre os benefícios dos processos cocriativos e do seu impacto no seu percurso académico e profissional. Neste workshop pretende-se discutir uma vertente inclusiva dos processos de cocriação, assumindo que a criação de ambientes de aprendizagem mais dialógicos, colaborativos e democráticos permitirá que as instituições se tornem em campus mais inclusivos. Os processos de cocriação numa turma, e não num grupo de estudantes selecionados, assumindo a globalidade e diversidade de estudantes presentes, pode contribuir para o desenvolvimento de um ensino superior mais inclusivo e dialógico, onde todos e todas podem participar num processo desta natureza. Nesta sessão serão debatidos os desafios da implementação de um processo de cocriação numa turma. Pretendemos explorar as relações entre o envolvimento e motivação dos estudantes, bem como o processo de cocriação e a parceria entre estudantes, docentes e instituições externas. Será apresentada uma tipologia dos papéis que os/as estudantes podem assumir no trabalho em colaboração com os/as docentes, nomeadamente se é assumido um modelo pedagógico de inclusão. Serão apresentados possíveis resultados, dificuldades e desafios do processo envolvendo a cocriação numa turma. Pretende-se que esta sessão seja um workshop interativo com coconstrução de conhecimento e que os diálogos à volta desta natureza dialógica do processo ensino-aprendizagem contribuam na sua complexidade para uma simplificação da aprendizagem do/a estudante nas suas aprendizagens fundamentais.