Learning Analytics – Entender, perceber e melhorar a ação pedagógica

Edição: 
Data de início/fim: 
Segunda, 9 Outubro, 2023 - 14:30 - 16:00
Duração (horas): 
1.5
Nome do(s) Formador(es): 
Bruno Silva
Instituição do(s) Formador(es): 
Universidade da Beira Interior
Biografia: 
Professor Bruno Silva (PI) (IT/UBI), Professor Auxiliar, no Departamento de Informática da UBI, Covilhã, Portugal. É investigador no Instituto de Telecomunicações da UBI, co- coordenador do SINS Lab, integrado no grupo de investigação (IT-Covilhã) Network Applications and Services. É membro IEEE, e as suas áreas de investigação incluem: Redes de Computadores; Computação móvel; e Internet das Coisas; Mais informação em https://orcid.org/0000-0002-5939-8370 ou https://www.cienciavitae.pt/A710-2809-AB40
Vagas: 
100
Descrição: 
Nesta sessão, pretende-se apresentar uma ferramenta chamada, Learning Analytics. O objetivo dessa ferramenta é aferir de forma (mais) objetiva o desempenho dos estudantes durante o semestre e tentar extrair padrões de sucesso e insucesso. Esta plataforma traz o conceito de estatísticas desportivas para a sala de aula e recolhe vários dados, tais como, planeamento, presenças (através de um sistema automático), avaliação, etc. Através deste sistema e para além da avaliação de desempenho dos estudantes, almejamos que sejam extraídos indicadores de melhorias de sucesso e retenção no ensino superior.