Ferramentas de ensino para uma aprendizagem dinâmica em unidades curriculares de caráter prático
Edição:
8ª
Data de início/fim:
Sexta, 10 Fevereiro, 2023 - 14:30 - 16:30
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Marta Madureira e Cátia Vidinhas
Instituição do(s) Formador(es):
Instituto Politécnico do Cávado e Ave
Biografia:
Marta Madureira
É Professora Adjunta na Escola Superior de Design do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, lecionando em áreas relacionadas com a imagem e o audiovisual, e como diretora do Mestrado em Ilustração e Animação.
É licenciada em Design de Comunicação e mestre em Design da Imagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
É Especialista (Título de Especialista no IPCA) em produção audiovisual e multimédia - especialidade de ilustração (área 213).
Trabalha e publica livros, profissionalmente, na área da ilustração desde 2002. Os seus interesses de investigação situam-se no campo da imagem, parada ou em movimento, relacionando alguns destes temas: narrativa e ilustração; ilustração como ferramenta de comunicação; livros de imagens; diferentes suportes de ilustração; e a transição da ilustração para a imagem animada. É membro do ID+ - The Research Institute for Design, Media and Culture, no Grupo CAOS - Communication, Art, Object and Synergies, como colaboradora.
Faz parte da organização da CONFIA - Conferência Internacional de Ilustração e Animação.
Cátia Vidinhas
Cátia Vidinhas é professora, ilustradora e designer gráfica.
Especialista na área de Ilustração (área 213), pela Escola Superior de Design – IPCA | 2021. Mestre em Multimédia, pela Faculdade de Engenharia do Porto – 2015 . Pós-Graduação em Design de Imagem, pela Faculdade de Belas Artes no Porto – 2012. Licenciada em Design Gráfico, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – 2010.
Trabalha como ilustradora desde 2010. Grande parte do seu trabalho é dedicado à área editorial, contando com mais de 20 livros ilustrados. Alguns destes editados em vários países, como a Espanha, Alemanha, Colômbia, Brasil, China, Dinamarca.
O seu trabalho mereceu destaque em prémios nacionais como o Prémio Nacional de Ilustração e internacionais como o Prémio Camões (Brasil) ou o Golden Pinwheel Young Illustrators (China).
Vagas:
60
Descrição:
Nesta formação pretende-se refletir sobre as várias ferramentas pedagógicas no contexto de unidades curriculares eminentemente práticas, como são as áreas artísticas, do design e da comunicação. Estas ferramentas, assim como as metodologias de ensino adequadas, podem potenciar o interesse do estudante e respetivo envolvimento com o trabalho proposto, resultando numa participação mais ativa em sala de aula.
A organização do espaço físico, os momentos de diálogo coletivo, as apresentações dinâmicas, a construção de um caderno de processo de trabalho, são algumas das ferramentas que poderão orientar o estudante para uma aprendizagem mais sólida, baseada na evolução progressiva. Estas estratégias tendem a motivar segurança e conforto no estudante, criando assim ambientes propícios à aprendizagem e à exploração.