Objective Structured Clinical/Pratical Examination para a avaliação de competências
Edição:
9ª
Data de início/fim:
Quarta, 18 Outubro, 2023 - 17:00 - 19:00
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Patrícia Maria Cavaco Silva de Sá Montez Ana Isabel Fernandes João Couvaneiro
Instituição do(s) Formador(es):
Egas Moniz School of Health and Sciences
Biografia:
Patrícia Maria Cavaco Silva de Sá Montez - Concluiu o Doutoramento em 1999 na Universidade de Lisboa Faculdade de Farmácia e Licenciatura em Ciências Farmacêuticas - Análises químico-biológicas em 1990 pela Universidade de Lisboa. É Professora na Egas Moniz – School of Health & Science, Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz e Coordenadora do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Administradora na TechnoPhage SA, Presidente da Comissão Científica do Mestrado em Análises Clínicas na Egas Moniz. Atua nas áreas de Ciências Naturais, com ênfase em Microbiologia. Ana Isabel Fernandes - é Professora e Diretora do PharmSci Lab na Egas Moniz School of Health & Science. É licenciada em Ciências Farmacêuticas (Universidade de Lisboa) e doutorada em Drug Delivery (Universidade de Londres). Tem estado envolvida no estudo de polímeros e sistemas poliméricos com aplicações biomédicas, nomeadamente na entrega de proteínas terapêuticas, fármacos convencionais, ou sistemas de entrega.
Atualmente, a sua investigação está relacionada com a impressão 3D de fármacos, formulação em pediatria, aumento da solubilidade de fármacos, nutracêuticos e medicamentos de estilo de vida. Ao longo dos anos tem sido a investigadora principal, ou colaboradora, em vários projectos financiados pela FCT, consultora científica e autora de vários artigos em revistas internacionais com referees e comunicações orais e em poster, algumas das quais por convite. João Couvaneiro – Concluiu Doutoramento em História pela Universidade de Lisboa, em 2012. É Professor na Egas Moniz – School of Health & Science, onde dirige o Departamento de Inovação Pedagógica e E-Learning. É membro do Conselho Nacional de Educação, integrando as comissões especializadas de Inovação Pedagógica e Educação Superior, Ciência e Tecnologia. Foi reconhecido com Apple Distinguished Educator e foi finalista na edição mundial do Global Teacher Prize. Tem trabalhado nas áreas da Inovação Pedagógica e da História da Educação.
Vagas:
100
Descrição:
A avaliação das competências práticas no ensino superior é crucial para preparar os estudantes para uma prática profissional abrangente. Isto pode ser conseguido através da aplicação de um Objective Structured Clinical Examination (OSCE), alargando o conceito de uma dimensão exclusivamente clínica para uma dimensão também prática OSC(P)E. Esta abordagem proporciona aos estudantes uma avaliação baseada em práticas ativas de aprendizagem, oferecendo-lhes um feedback valioso e preparando-os para os seus futuros papéis profissionais.