Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância

Edição: 
Data de início/fim: 
Segunda, 6 Fevereiro, 2023 - 10:00 - 11:30
Duração (horas): 
1.5
Nome do(s) Formador(es): 
João Paiva Monteiro
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Universitário de Lisboa
Biografia: 
João Paiva Monteiro é subdiretor no Laboratório de Competências Transversais do Iscte, responsável pela implementação do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Pedagógico, onde se inclui o suporte técnico e pedagógico à plataforma Online Learning Iscte. Exerceu no Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (ESELx), funções técnicas como gestor da plataforma Moodle e professor adjunto convidado, na área da comunicação e produção multimédia. Licenciado em Ensino pela ESELx, possui Mestrado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro e em 2016 concluiu o doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem como áreas de interesse no contexto do ensino superior: o ensino à distância, inovação pedagógica e mudança organizacional, plágio, necessidades educativas especiais dos estudantes, desenvolvimento pedagógico e competências digitais. Bibliografia de suporte Ghilay, Y. & Ghilay, R. (2015). TBAL: Technology-Based Active Learning in Higher Education. Journal of Education and Learning , 4(4), 10-18. doi/10.5539/jel.v4n4p10 Jeffrey S. Rosenthal (1995) Active learning strategies in advanced mathematics classes, Studies in Higher Education, 20:2, 223-228, DOI: 10.1080/03075079512331381723 Kimonen, E., & Nevalainen, R. (2005). Active learning in the process of educational change. Teaching and Teacher Education, 21(6), 623-635. Konopka, C. , Adaime, M. and Mosele, P. (2015) Active Teaching and Learning Methodologies: Some Considerations. Creative Education, 6, 1536-1545. doi: 10.4236/ce.2015.614154. Perez-Poch, A., Sánchez, F., Salan, N., & Lopez, D. (2019). Cooperative learning and embedded active learning methodologies for improving students' motivation and academic results. International journal of engineering education, 1851–1858. Article presented at the International journal of engineering education. Retrieved from http://hdl.handle.net/2117/171236 Rodrigues, A. R. C. (2019). Schüleraktivierung: Estratégias de Aprendizagem Ativa (Dissertação de Mestrado), Universidade de Coimbra).
Vagas: 
52
Descrição: 
A implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem. Esta mudança pedagógica, tem vindo a realizar-se lentamente, devido a circunstâncias e barreiras de ordem organizacional, normativa, de desenvolvimento profissional docente e de sensibilização e mudança dos estudantes para modalidades e estratégias de aprendizagem mais ativas e colaborativas, ultrapassando os paradigmas tradicionais, de reprodução passiva da informação e de uma avaliação baseada em conteúdos. Esta transformação urge nas instituições de ensino superior, e os estudantes já dão sinal dessa necessidade, quando a sua assiduidade nas componentes teóricas começa a reduzir-se e já conseguem obter informação noutras fontes e contextos digitais. Com os novos contextos no ensino superior, decorrentes da pandemia, a aprendizagem e o ensino podem não se realizar ao mesmo tempo, nem no mesmo local (modalidade híbrida), pelo que fundamental manter os estudantes envolvidos. Essa mudança passa, em parte, por implementar as designadas estratégias ativas de aprendizagem, que estruturam uma maior participação e ação do estudante ou grupos de estudantes nos diferentes processos teóricos e práticos de aprendizagem, atribuindo-lhes tarefas e atividades significativas e desenhadas para promover esses comportamentos. De igual forma todo o processo de avaliação se transforma quando se aplicam estratégias activas de aprendizagem. Esta ação de formação tem como principal finalidade dar a conhecer o conceito de ensino e aprendizagem ativos e associar à prática pedagógica algumas das estratégias que as podem suportar. Os resultados a atingir com esta ação serão: a. caracterizar contextos e cenários de aprendizagem ativa; b. refletir sobre o papel dos docentes e dos estudantes em contextos de aprendizagem ativa; c. conhecer contextos de implementação de estratégias ativas a nível individual e em grupo d. identificar estratégias de ensino e de aprendizagem ativas adequadas aos objetivos e resultados de aprendizagem; e. identificar ferramentas digitais para suporte a estratégias de aprendizagem ativa; f. instrumentos e processo de avaliação em aprendizagem ativa Conteúdo programático: i) Conceito, contextos e características de ensino e aprendizagem ativa ii) Competências e papel docente e discente para contextos de ensino e aprendizagem ativos iii) Estratégias ativas de ensino e aprendizagem (ex. diagnóstico, flipped, revisão por pares, puzzle, fish bowl, mapas conceptuais colaborativos, Think-Pair-Share, sondagem, resumo de aula, hoje vamos aprender, 60 seconds paper, debates e role-playing; escape room; ….) iv) Exemplos de práticas pedagógicas com base nas estratégias ativas e com o suporte de ferramentas digitais.