Padlet e ensino: conceção e potencialidades

Edição: 
Data de início/fim: 
Segunda, 9 Outubro, 2023 - 17:00 - 19:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Mariana Oliveira Pinto
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Politécnico de Setúbal
Biografia: 
Mariana Oliveira Pinto é professora adjunta da Escola Superior de Educação, do departamento de ciências da comunicação e da linguagem. É coordenadora do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1. ciclo e presidente do conselho pedagógico. Leciona UC da área da didática da língua e da escrita académica. Referências Mota, M., Machado, T., & Santos Crispim, P. (2017). Padlet no contexto educacional: uma experiência de formação tecnológica de professores. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 6(1). Santos, H., & D’Andrea, F. (2018). Etodologia ativa e ferramentas digitais: facilitadores de uma aprendizagem significativa. V CONEDU Congresso Nacional de Educação.
Vagas: 
70
Descrição: 
O Padlet é uma ferramenta digital que permite criar murais para registar, guardar e partilhar conteúdos (imagens, vídeos e documentos de texto) Pelas suas características, torna possível novas abordagens na construção e partilha de informações e de conhecimentos, permitindo um trabalho colaborativo durante o processo de elaboração dos murais, assumindo o professor o papel de facilitador do processo de ensino e de aprendizagem (Mota et al., 2017) e os alunos o de protagonistas desse processo (Santos & D’Andrea, 2018). Enquanto ferramenta, o Padlet assume igual importância no processo de avaliação das aprendizagens, quer enquanto produto, pela forma como torna visível todos os resultados dos alunos, quer enquanto processo, através do feedback que coloca em interação professores e alunos ao longo de todas as tarefas. Esta formação tem como objetivos (i) apresentar a ferramenta Padlet e as suas potencialidades; (ii) dar a conhecer os formatos disponíveis para a organização dos conteúdos; (iii) apresentar alguns exemplos utilizados em UC da ESE/IPS e (iv) construir um Padlet colaborativo. Num primeiro momento será feita uma apresentação da ferramenta e apresentados e discutidos alguns exemplos da sua operacionalização em diferentes disciplinas e com diferentes objetivos. Na segunda parte da sessão será proposta a elaboração de um Padlet, tendo por base um guião previamente elaborado.