A comunicação como elemento-chave no sucesso do processo de ensino-aprendizagem.

Terça, 13 Setembro, 2022 - 10:30 - 12:30
Ana Catarina Baptista e Susana Rodrigues
Universidade do Algarve
Ana Catarina Baptista é Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Doutorada em Linguística, na especialidade de Diagnóstico e Intervenção. Membro do Grupo de Gramática & Recursos, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Membro do Centro de Estudos e Desenvolvimento em Saúde, da Universidade do Algarve (CESUAlg). Susana Rodrigues é Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Doutorada em Linguística, na especialidade de Diagnóstico e Intervenção pela Universidade de Lisboa. Membro integrado do Laboratório de Fonética e Fonologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Membro do Centro de Estudos e Desenvolvimento em Saúde, da Universidade do Algarve (CESUAlg).
Partindo do pressuposto de que existe uma estreita e importante relação entre comunicação e processo de ensino-aprendizagem, transversal às modalidades de ensino presencial e remoto, esta formação tem como principal objetivo partilhar algumas estratégias e recursos com vista à otimização das competências comunicativas dos docentes. Serão também partilhadas algumas orientações e estratégias no que à utilização da voz diz respeito, uma vez que a efetividade da comunicação em sala de aula passa pela utilização adequada da voz pelo professor, sendo esta uma importante estratégia pedagógica para transmitir conhecimentos aos seus estudantes.