Sinalização Precoce de Risco de Abandono e Insucesso Académico no Ensino Superior

Edição: 
Data de início/fim: 
Sexta, 16 Setembro, 2022 - 10:00 - 12:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Alexandra M. Araújo
Instituição do(s) Formador(es): 
Universidade Portucalense
Biografia: 
Professora Associada e Diretora do Departamento de Psicologia e Educação; membro do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade Portucalense. Licenciada e Doutorada em Psicologia, com Pós-Doutoramento em Ciências da Educação (especialização em Psicologia da Educação). Especialista em avaliação psicológica, investiga nas áreas da transição e adaptação ao Ensino Superior e desenvolvimento de competências académicas, pessoais e socioemocionais em estudantes. É coordenadora do Observatório de Estudantes da Universidade Portucalense.
Vagas: 
50
Descrição: 
Esta ação de formação procura dotar professores, coordenadores de curso e diretores de unidades de ensino com competências de análise de dados e tomada de decisão, de forma sistemática, que permitam uma abordagem orientada para a redução das taxas de abandono e insucesso académico no Ensino Superior. Abordam-se nesta formação os seguintes tópicos: - perspetivas sobre o abandono e insucesso académico - fatores pessoais e contextuais que influenciam o abandono e insucesso - mecanismos de recolha e análise de dados para a identificação do risco de abandono e insucesso - implementação de estratégias sistemáticas para a redução das taxas de insucesso e promoção da persistência e envolvimento académico. Esta formação tem, assim, dois objetivos centrais: (i) criar uma comunidade de agentes de mudança, orientados para a recolha e análise de dados centrados nos estudantes, e para a comunicação de práticas de transformação com base em dados individuais e institucionais. (ii) contribuir para a partilha de conhecimento e boas práticas essenciais para a identificação precoce do risco, prevenção de dificuldades e promoção do sucesso académico e persistência no Ensino Superior. No final da sessão, os participantes deverão ser capazes de identificar focos de análise de dados relevantes para a deteção precoce do risco de abandono e insucesso, conhecer boas práticas institucionais de análise e comunicação de informação relevante para a sinalização atempada do insucesso e abandono, e avaliar o potencial de aplicação das estratégias de tratamento de dados centrados nos estudantes nas suas próprias instituições, bem como de medidas de intervenção com base nesta informação.