Orientações para um feedback eficaz

Segunda, 12 Setembro, 2022 - 10:00 - 12:00
Marta Fonseca
Instituto Politécnico de Leiria
Marta Fonseca é Professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Doutorada em Psicologia, é investigadora integrada do Centro de Estudos em Educação & Inovação e colaboradora do Centro de Investigação em Qualidade de Vida.
O feedback eficaz é um elemento poderoso no processo de ensino e aprendizagem. Ao envolver a apreciação sobre aspetos de desempenho, contribui para que os estudantes regulem as suas aprendizagens e encontrem formas de as melhorar. Partindo da premissa de que é a qualidade do feedback - e não a sua existência - que determina o seu poder, nesta formação serão abordados os tipos de feedback e os aspetos a ter em conta para que seja eficaz. Serão proporcionadas dicas e debatidos exemplos de feedback. Será também apresentada a perceção dos estudantes sobre o que consideram ser um feedback eficaz do professor.