Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimento
Edição:
7ª
Data de início/fim:
Sexta, 16 Setembro, 2022 - 10:00 - 12:00
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Diana Mesquita, Ilídia Cabral, José Matias Alves
Instituição do(s) Formador(es):
Universidade Católica Portuguesa
Biografia:
Diana Mesquita
Diana Mesquita é doutorada em Ciências da Educação
pela Universidade do Minho em 2015, na especialidade
de Desenvolvimento Curricular. É Professora Auxiliar
convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da
Universidade Católica Portuguesa e investigadora no
Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano.
Participa em diversos projetos de investigação nacionais
e internacionais, bem como possui uma vasta experiência
na dinamização de atividades de formação e
desenvolvimento profissional de professores em todos os
níveis de ensino.
Ilídia Cabral
Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha é licenciada em
Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão
pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto
(1999), Mestre em Ciências da Educação pela
Universidade Católica Portuguesa (2008) e Doutorada em
Ciências da Educação pela mesma universidade (2013).É
Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e
Psicologia da Universidade Católica Portuguesa,
coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da
Educação (SAME), coordenadora do curso de
Doutoramento em Ciências da Educação e é membro
integrado do Centro de Investigação para o
Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).
José Matias Alves
José Matias Alves é Professor Associado da Faculdade de
Educação e Psicologia da Universidade Católica
Portuguesa. Possui dez dezenas de livros e capítulos de
livros publicados ou organizados, artigos científicos em
revistas da especialidade. Coordenador da Comissão de
Avaliação de Relatórios Finais da área de Ciências e
Políticas de Educação_FCT [2016-18; 2019_22].
Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa
de Ciências da Educação (desde 2017...). Orientador de
dezenas de Dissertações de Mestrado, Teses de
Doutoramento e Pós_Doutoramento na área das Ciências
da Educação.
Vagas:
56
Descrição:
Com esta formação pretende-se:
a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações)
b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback)
c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e autorregulação das aprendizagens.