Aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior: promoção de Team-Based Learning (TBL) com Ferramentas Digitais
Edição:
9ª
Data de início/fim:
Sexta, 13 Outubro, 2023 - 16:00 - 18:00
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Roberto Henriques
Instituição do(s) Formador(es):
Universidade Nova de Lisboa
Biografia:
Roberto Henriques é atualmente Professor Associado na NOVA IMS da Universidade NOVA de Lisboa. É diretor do Mestrado em Data Science e Advanced Analytics tendo experiência passada como Associate Dean for Education and Pedagogical Affairs e presidente do pedagógico. É doutorado em Gestão da Informação (NOVA), mestre em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica e licenciado
em Engenharia Biofísica. Os seus interesses de investigação incluem learning analytics e educational data mining e sistemas de apoio à decisão utilizando inteligência artificial e métodos de data mining. O seu trabalho foi publicado em várias revistas e conferências internacionais de alta qualidade. Orientou 9 estudantes de doutoramento e mais de 180 estudantes de mestrado. Tem estado também envolvido em vários projetos de investigação e inovação incluindo aprendizagem automática, análise de marketing, gestão de saúde.
Vagas:
100
Descrição:
Neste curso, os participantes irão explorar o poder da aprendizagem colaborativa através de Team-Based Learning (TBL) e de algumas ferramentas digitais. Serão introduzidos os princípios fundamentais do TBL, aprendendo a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e estimulante para os alunos. Serão fornecidos conhecimentos e estratégias para formar equipas eficazes, promover o pensamento crítico e incentivar a participação ativa dos estudantes. Além disso, os participantes irão descobrir como aproveitar o potencial das ferramentas digitais na sala de aula, incorporando tecnologias inovadoras para melhorar a experiência de aprendizagem. Serão apresentadas diversas ferramentas digitais úteis, proporcionando aos professores recursos práticos para criar aulas interativas e alinhadas com as necessidades do ensino contemporâneo. No final do curso, os professores sairão capacitados para aplicar efetivamente o TBL e as ferramentas digitais em suas disciplinas, elevando a qualidade do ensino superior e oferecendo uma educação mais dinâmica, participativa e alinhada às necessidades dos estudantes na era digital.