Competência Intercultural e Inglês como Meio de Instrução: como desenvolver uma pedagogia intercultural no ensino superior?

Edição: 
Data de início/fim: 
Segunda, 9 Outubro, 2023 - 14:30 - 16:30
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Marcelo Kremer e Susana Pinto
Instituição do(s) Formador(es): 
Universidade de Aveiro
Biografia: 
Marcelo Kremer é Investigador de Pós-Doutoramento na Universidade de Aveiro (Portugal), integrado no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), especializado na adoção do Inglês como Meio de Instrução no Ensino Superior e na Competência Intercultural. É membro do LabELing - Laboratório de Educação em Línguas do CIDTFF. Possui o título de Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Ghent (Bélgica) e experiência como docente de Inglês para Fins Académicos na Universidade de Nottingham (Reino Unido) e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa na Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). https://orcid.org/0000-0001-8301-8692 Susana Pinto é Investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), sediado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Possui um doutoramento em Didática e Formação, um mestrado em Didática de Línguas e uma licenciatura em Ensino de Português e Inglês. Os seus interesses de investigação centram-se na educação linguística e políticas de investigação, competências plurilingues e interculturais no Ensino Superior, supervisão entre línguas e culturas. Coordena o LabELing - Laboratório de Educação em Línguas do CIDTFF. https://orcid.org/0000-0001-7441-4140
Vagas: 
100
Descrição: 
O uso do Inglês como Meio de Instrução (English as Medium of Instruction - EMI) tem vindo a adquirir popularidade no ensino superior em todo o mundo nas últimas duas décadas Esse fenómeno está intrinsecamente ligado ao processo de internacionalização do ensino superior, com o objetivo de atrair estudantes, docentes e investigadores internacionais, bem como elevar o prestígio e as receitas institucionais. Uma visão compreensiva do conceito de internacionalização do ensino superior coloca a ênfase no desenvolvimento da competência intercultural (CI) de docentes e estudantes, uma competência transversal de reconhecida importância. Neste enquadramento, este workshop aborda o desenvolvimento da competência intercultural em aulas que utilizam o EMI. Serão abordados os conceitos de EMI e de CI e sua articulação e serão analisados exemplos de práticas que visam promover uma pedagogia intercultural no ensino superior. Para além disso, e com base numa recolha de dados com docentes da UA, serão discutidas estratégias e ferramentas para a integração da CI nas atividades pedagógicas dos docentes universitários, com o intuito de fomentar ambientes de aprendizagem colaborativos, estimulantes e inclusivos.