Role-Play: argumentação e criatividade no processo de aprendizagem

Sexta, 9 Setembro, 2022 - 10:00 - 12:00
Ana Cláudia Coelho e Sandra Socoto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Ana Cláudia Coelho é Professora Associada com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) onde leciona as unidades curriculares de Doenças Infeciosas, Saúde Pública e Epidemiologia. É Mestre em Promoção/Educação para a Saúde e é Doutorada em Ciências Veterinárias. Tem como principais interesses a biossegurança, as zonooses na perspetiva One Health e as estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem que promovem o sucesso no ensino da educação/promoção para a saúde.
O Role-play é uma estratégia de ensino interativa que contribui para o aumento da motivação, da responsabilidade e da capacidade crítica e argumentativa, facilmente adaptável a todas as áreas de ensino. Nesta formação pretende-se partilhar os conceitos básicos subjacentes a esta estratégia de ensino-aprendizagem, como estruturar um role-play tendo em conta os objetivos a atingir, o público-alvo e o tema assim como esclarecer como inclui-la num plano de aula e proporcionar aos participantes um momento de prática efetiva da estratégia.