A aula invertida e o líder de grupo – a responsabilização dos alunos na aprendizagem

Edição: 
Data de início/fim: 
Quarta, 11 Outubro, 2023 - 14:00 - 16:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Ana Luísa De Sousa Coelho e Mónica Alexandra Teotónio Fernandes
Instituição do(s) Formador(es): 
Universidade do Algarve
Biografia: 
Ana Luísa De Sousa Coelho É docente da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg), farmacêutica, mestre em biotecnologia molecular e doutorada em biomedicina. Leciona unidades curriculares da área da biotecnologia, biologia molecular e bioquímica, no curso de licenciatura em Farmácia. É também investigadora no Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), onde reparte os seus interesses científicos entre metabolismo, cancro, diabetes, obesidade e o envelhecimento. Tem interesse na aplicação de tecnologias de informação no ensino-aprendizagem, dinamizando a sua atividade letiva através da utilização de bases de dados clínicos e recursos digitais, entre outras estratégias pedagógicas. Mónica T. Fernandes É docente da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg), farmacêutica, mestre e doutorada em ciências biomédicas. Leciona unidades curriculares da área da biologia celular e molecular, genética e imunologia, nos cursos de licenciatura em Farmácia, Dietética e Nutrição e Ciências Biomédicas. É também investigadora no Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), onde reparte os seus interesses científicos entre cancro, células estaminais e envelhecimento. Tem especial interesse na inovação pedagógica baseada na prática experimental, como método de aprendizagem ativa, promovendo o entendimento dos conceitos teóricos da biologia e sua aplicação em Saúde.
Vagas: 
100
Descrição: 
Através de uma metodologia de aula invertida, os alunos têm acesso não só ao ensino presencial, mas também a atividades de aprendizagem online (visualização de vídeos, resolução de exercícios, etc.). Esta estratégia antecipa que a preparação do aluno seja realizada em fase de pré-aula, otimizando o tempo na mesma e o contacto com o docente, e priorizando as atividades experimentais que se realizam em grupo em aulas práticas laboratoriais. Outra estratégia de aprendizagem ativa, é a existência de um “líder do grupo”, o qual alterna entre todos os alunos ao longo do semestre, e tem tarefas específicas: 1) responder a questões do docente sobre o fundamento teórico; 2) explicar o procedimento experimental a todos os colegas; 3) apresentar e discutir os resultados do grupo obtidos durante a aula; 4) representar o grupo. Com esta dupla estratégia, pretende-se que os alunos assumam a responsabilidade de ensinar os seus pares, permitindo-lhes não só melhorar a compreensão dos conteúdos programáticos, como também desenvolver habilidades de comunicação, envolvendo os alunos na responsabilização não só da sua própria aprendizagem, mas também da aprendizagem dos outros.