O desenvolvimento de aprendizagens baseadas em projetos através da plataforma DreamShaper
Edição:
9ª
Data de início/fim:
Quinta, 19 Outubro, 2023 - 10:00 - 12:00
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Mara Pereira Guerreiro
Instituição do(s) Formador(es):
Egas Moniz School of Health and Sciences
Biografia:
Mara Pereira Guerreiro (https://www.cienciavitae.pt/portal/0215-E33A-E740; https://www.linkedin.com/in/mara-pereira-guerreiro/) é Professora Associada na Egas Moniz School of Health & Science. Desempenha o papel de catalisadora da saúde e educação digital, trabalhando de forma estreita com a liderança de topo e o Departamento de e-learning e Inovação Pedagógica para a prossecução do plano estratégico da instituição. Movida pela paixão de criar impacto positivo através da investigação interdisciplinar e educação dos profissionais de saúde, adquiriu experiência de liderança e gestão de projetos
de investigação e inovação com financiamento competitivo nas áreas da saúde e educação digital. Na sua atividade docente utiliza há mais de uma década métodos ativos facilitados digitalmente, como aprendizagem baseada em equipa, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, simulação e jogos sérios, com o objetivo de potenciar as aprendizagens e a eficiência.
Vagas:
100
Descrição:
O ensino superior debate-se com a necessidade de preparar os estudantes para enfrentar os desafios e oportunidades de uma sociedade em metamorfose, impulsionada pela transformação digital. Para fomentar o desenvolvimento de competências do século XXI, como pensamento crítico, colaboração, comunicação e literacia tecnológica, privilegiam-se métodos ativos de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em projetos. Esta sessão apresentará uma experiência de aprendizagem baseada em projetos através da plataforma digital DreamShaper. Para estruturar a sessão recorrer-se-á a uma abordagem de desenho instrucional segundo o modelo ADDIE (análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação). No final da sessão espera-se que os participantes sejam capazes de aplicar conhecimentos ao desenvolvimento de aprendizagens baseadas em projetos nas suas áreas de ensino, utilizando facilitação digital (DreamShaper ou afins) para criar uma experiência significativa, motivadora e alinhada com necessidades da atualidade.