Ambientes Flexíveis de Aprendizagem: como potenciar a aprendizagem ativa dos estudantes através da articulação do espaço, pedago
Edição:
9ª
Data de início/fim:
Quarta, 18 Outubro, 2023 - 14:30 - 16:30
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Gabriela Reses e Vânia Carlos
Instituição do(s) Formador(es):
Universidade de Aveiro
Biografia:
Gabriela Reses é Investigadora de Doutoramento FCT, integrada ao Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e ao Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro). É Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac/SP e Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).
Além de investigar sobre formação de docentes para implementação de metodologias ativas de aprendizagem em contextos de Espaços Flexíveis de Aprendizagem no Ensino Superior, apresenta experiência na formação inicial e continuada de professores de diferentes níveis de ensino e no desenvolvimento de recursos e soluções educacionais para o Ensino Superior.
Currículo completo em CIÊNCIA ID: 6710-3409-70D3 | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0750-7870
Vânia Carlos é Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, é doutorada em Multimédia em Educação. Leciona unidades curriculares na área da Didática das Ciências Sociais e da Prática Pedagógica Supervisionada, onde implementa a metodologia de Challenge-based Learning (CBL). É membro da Equipa de Apoio para a Inovação Curricular e Pedagógica da Reitoria da Universidade de Aveiro, e colabora com o Núcleo de Ensino e Aprendizagem (NEA).
É membro do CIDTFF e tem desenvolvido investigação na área das aprendizagens ativas e dos ambientes flexíveis de aprendizagem, da ciência cidadã, do desenvolvimento profissional docente e das comunidades de prática. É membro da equipa do ECIUn+ (ECIU University), no desenvolvimento um modelo de capacitação da comunidade académica em CBL, bem como dos projetos “Educity - Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos” (FCT), BOLD - Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European universities” (Erasmus+) e SALT – Space for active Learning and Teaching, na UA. Integra o corpo editorial da Revista Indagatio Didactica.
Currículo completo em CIÊNCIA ID: 0419-C78A-EB67 | Orcid: orcid.org/0000-0002-5326-0469 | SCOPUS ID: 49862695600
Vagas:
100
Descrição:
Espaços Flexíveis de Aprendizagem (EFA) são espaços físicos explicitamente projetados para facilitar a implementação de estratégias pedagógicas promotoras de aprendizagem ativa. Diante da recomendação às Universidades para que priorizem abordagens metodológicas centradas nos estudantes, os EFA têm sido indicados como uma das principais tendências de estratégias tecnológicas a serem adotadas no Ensino Superior atualmente (European University Association, 2019).
Neste workshop refletiremos sobre as principais características dos Espaços Flexíveis de Aprendizagem e sobre como articular as dimensões pedagogia, espaço e tecnologia para favorecer a aprendizagem ativa dos estudantes. Para isso, iremos explorar diferentes EFA e experienciar a construção de cenários de aprendizagem, pautados nestas dimensões e no potencial pedagógico destes ambientes para a estruturação de processos de ensino e aprendizagem mais interativos, colaborativos e personalizados.