Estratégias de ensino para potenciar as aprendizagens no Ensino Superior

Edição: 
Data de início/fim: 
Quinta, 9 Fevereiro, 2023 - 15:00 - 17:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Diana Mesquita, Ilídia Cabral e José Matias Alves
Instituição do(s) Formador(es): 
Universidade Católica Portuguesa
Biografia: 
Diana Mesquita é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em 2015, na especialidade de Desenvolvimento Curricular. É Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Educação e Psicologia e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa. Participa em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como possui uma vasta experiência na dinamização de atividades de formação e desenvolvimento profissional de professores em todos os níveis de ensino. É autora e coautora de várias publicações de artigos em conferências, capítulos de livros e revistas internacionais. Ilídia Cabral é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008) e Doutorada em Ciências da Educação pela mesma universidade (2013). É Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), coordenadora do curso de Doutoramento em Ciências da Educação e é membro integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP). José Matias Alves é Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, licenciado em Filologia Românica pela Universidade do Porto (1978), Mestre em Administração Escolar pela Universidade do Minho (1992), doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008). É membro integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP). Possui dezenas de livros publicados ou organizados, capítulos de livros e artigos científicos. Coordenador da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área Ciências e Políticas de Educação_FCT [2016-18; 2019_23]. Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (desde 2017...). Orientador de dezenas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento e Pós_Doutoramento na área das Ciências da Educação.
Vagas: 
63
Descrição: 
Ensinar pressupõe um domínio científico atualizado dos conhecimentos que se querem fazer aprender, e das capacidades e atitudes que se pretendem gerar nos estudantes para que se tornem pessoal e socialmente competentes. Contudo os saberes pedagógicos são também fundamentais para que as diversas aprendizagens sejam possíveis (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver, UNESCO, 1996). Neste processo, as estratégias de ensino são essenciais, pois o verbo aprender não suporta o imperativo. E a profissão de ensinar requer uma certa colaboração dos estudantes. Este módulo facultará uma visão teórica e prática sobre os múltiplos modos de fazer aprender os alunos no ensino superior.