INOValiar: Ferramenta para a melhoria contínua de questões de escolha múltipla

Edição: 
Data de início/fim: 
Terça, 13 Setembro, 2022 - 10:00 - 12:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
João Padilla
Instituição do(s) Formador(es): 
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Biografia: 
João Padilla é consultor farmacêutico com mais de 600 horas de formação ministradas nos últimos cinco anos e professor adjunto convidado no ensino superior, onde assume a regência da unidade curricular “Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa” (6 ECTS) do Curso de Licenciatura em Enfermagem. A sua atividade académica é marcada pela contribuição ativa na implementação de estratégias pedagógicas inovadoras, informadas pela literatura científica e pela opinião dos estudantes, tais como sala de aula invertida, exposição interativa com sistemas digitais de resposta em tempo real ou prática da recuperação, com subsequente partilha de conhecimentos e disseminação científica em eventos nacionais e internacionais. Adicionalmente, integra uma equipa multidisciplinar orientada para a conceção de um modelo de melhoria contínua de provas de escolha múltipla para avaliação sumativa dos estudantes, alinhado com os referenciais para os sistemas internos de garantia da qualidade da A3ES.
Vagas: 
76
Descrição: 
As questões de escolha múltipla (QEM) são amplamente utilizadas no processo de avaliação devido a vantagens como objetividade, imparcialidade, possibilidade de automatização da cotação e feedback (ex. prática da recuperação) e capacidade de avaliar vários domínios cognitivos, inclusivamente de natureza superior (ex. aplicação e análise). Contudo, a literatura científica indica que, frequentemente, as QEM apresentam desconformidades face às orientações de boa prática, comprometendo a validade e fiabilidade do processo de avaliação. Efetivamente, uma QEM inadequadamente redigida pode aumentar a dificuldade de compreensão do enunciado ou fornecer pistas que tornam a resposta correta mais evidente. Torna-se, assim, imprescindível capacitar os docentes para melhorarem a qualidade das QEM. O INOValiar é um projeto de inovação pedagógica que visa agilizar a melhoria contínua das QEM através de uma ferramenta alicerçada no conhecimento interdisciplinar e em recursos digitais. Esta sessão visa contribuir para a capacitação dos docentes no âmbito das orientações de boa prática em QEM, onde terão a oportunidade de utilizar a ferramenta INOValiar numa abordagem eminentemente prática e interativa.