A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem

Edição: 
Data de início/fim: 
Segunda, 30 Janeiro, 2023 - 10:00 - 12:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Clara Amorim e Teresa Gonçalves
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Biografia: 
Clara Amorim doutorou-se em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2015. É professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto. A sua investigação centra-se na aquisição fonológica do português como língua materna e não materna, bem como no ensino da língua materna, em particular da gramática. Teresa Gonçalves doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto. É professora coordenadora da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. As suas áreas de investigação são a motivação académica, a motivação em estudantes tradicionais e não-tradicionais e o desenvolvimento da motivação ao longo da escolaridade.
Vagas: 
75
Descrição: 
A avaliação de pares contribui para abordagens mais centradas no estudante, pelos seus efeitos ao nível do seu envolvimento e participação, e para abordagens colaborativas e dialógicas, pelos processos de comunicação entre pares que se instituem. A avaliação de pares constitui uma estratégia adequada para a promoção de aprendizagens ativas e tem efeitos no modo como os estudantes compreendem o processo de avaliação e se tornam mais autónomos e motivados no seu processo de aprendizagem. Adicionalmente, os estudantes podem desenvolver outras competências transversais, como comunicação, resolução de problemas e metacognição, tanto no papel de revisores, como de recetores de feedback dos pares. Para que os estudantes realizem esta atividade, é necessário que o professor introduza e discuta o processo e forneça orientações práticas e ferramentas. O fornecimento de rubricas de avaliação constitui um quadro de referência de critérios e níveis de desempenho para a avaliação das aprendizagens que a investigação tem mostrado estar associado a uma avaliação de pares com maior autenticidade e validade. Nesta sessão, serão exploradas as vantagens da avaliação de pares como metodologia ativa. Com base na experiência das formadoras, explorar-se-ão ferramentas e recursos digitais que facilitam esta prática.