Testes no Moodle: Menos é mais
Edição:
9ª
Data de início/fim:
Segunda, 16 Outubro, 2023 - 10:00 - 11:00
Duração (horas):
1
Nome do(s) Formador(es):
Fernando Moreira
Instituição do(s) Formador(es):
Universidade Portucalense
Biografia:
Professor Catedrático do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT). Fundou o DCT em abril/maio de 2018 e foi o seu diretor até fevereiro de 2022. É licenciado em Informática/Matemáticas Aplicadas (1992), Mestre (1997) e Doutor (2003) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ambos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Agregação em 2018. Leciona unidades curriculares de graduação e pós-graduação. Orienta estudantes de doutoramento e de mestrado. É (co-)autor de mais de 250 publicações científicas com revisão por pares em revistas e conferências nacionais e internacionais. É membro do Conselho Editorial de várias revistas e livros. Organizou várias edições especiais de revistas JCR. Atua regularmente como membro de Comissões de Programa e Científicas de congressos nacionais e internacionais. Foi o coordenador do Mestrado em Informática durante dez anos. Possui experiência editorial e é co-editor de vários livros. É membro do NSTICC, ACM e IEEE. As suas principais áreas de investigação são computação móvel, TIC no ensino superior, aprendizagem móvel, social business e transformação digital. Recebeu o Prémio Atlas Elsevier em abril de 2019.
Vagas:
100
Descrição:
A ação de formação do Moodle aborda a realização de testes em turmas grandes, dando ênfase ao princípio "menos é mais". Com esse princípio, compreende-se que a eficácia de um teste reside na sua precisão, não na sua extensão. O foco é planear avaliações criteriosas e explorar as funcionalidades técnicas da plataforma. A estruturação adequada e o uso de questões diversificadas garantem uma avaliação mais equilibrada. Além disso, o Moodle oferece ferramentas para administração eficiente. Neste contexto, a formação evidencia que, ao adotar o princípio "menos é mais", é possível realizar avaliações em turmas grandes com rigor e qualidade, potencializando a aprendizagem dos estudantes e otimizando o processo de avaliação.