Promover o envolvimento dos alunos com TBL
Edição:
8ª
Data de início/fim:
Sexta, 10 Fevereiro, 2023 - 14:00 - 17:00
Duração (horas):
3
Nome do(s) Formador(es):
Elsa Costa e Silva e Eugénia Ribeiro
Instituição do(s) Formador(es):
Universidade do Minho
Biografia:
Elsa Costa e Silva é professora na Universidade do Minho, no departamento de Ciências da Comunicação e é diretora do Mestrado em Comunicação de Ciência. Dinamizou em várias instituições workshops de Media Training para Cientistas e de Técnicas de Apresentação em Comunicação de Ciência. Leciona na licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação, tendo implementado a metodologia TBL em diversas unidades curriculares. Frequentou cursos de formação organizados pelo Centro IDEA, tendo ainda sido membro da equipa organizadora do programa de formação Docência+ e facilitadora. Integra a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.
Eugénia Ribeiro Pereira é professora da escola de Psicologia, da Universidade do Minho. É diretora do Mestrado Integrado em Psicologia. Leciona Investigação em Psicologia Aplicada, a turmas de 120 alunos, e Laboratório em Psicopatologia e Personalidade, a turmas de 25 alunos. Nos últimos anos, estruturou as aulas de ambas as UCs com base na metodologia de Team-Based Learning (TBL). Tem frequentado e lecionado cursos de formação organizados pelo Centro IDEA. Integra a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.
Vagas:
85
Descrição:
Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. Esta formação tem como objetivos:
- Apresentar os principais momentos desta metodologia de ensino, assim como alguns resultados e dados sobre o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem;
- Partilhar a experiência de implementação em contextos específicos, quer em regime presencial, quer em ambiente à distância, procurando responder a questões concretas da prática docente.