Implementar portfolios digitais e logbooks em cursos de cariz técnico-científico: objetivos, vantagens e dificuldades

Edição: 
Data de início/fim: 
Sexta, 3 Fevereiro, 2023 - 10:00 - 11:30
Duração (horas): 
1.5
Nome do(s) Formador(es): 
Joana Reis, Rita Payan-Carreira
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Biografia: 
Joana Reis é licenciada em Medicina Veterinária pela Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro -UTAD (1999), Mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2003) e doutorada em Ciências Veterinárias pela Universidade de Évora (2011). Foi durante 18 anos responsável pelo ensino de Clínica de Animais de Companhia na Universidade de Évora, passando a integrar o corpo docente do Curso de Licenciatura em Enfermagem Veterinária do IPVC em 2020, e sendo coordenadora de curso desde 2022. Rita Payan-Carreira é licenciada em Medicina Veterinária (1985) pela Faculdade de Medicina Veterinária (Univ. de Lisboa), sendo doutorada pela UTAD (2000), e tendo experiência de prática clínica privada e universitária. É Professora Catedrática no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, sendo Diretora do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Com particular interesse nas metodologias de aprendizagem ativa e no desenvolvimento de capacidades de raciocínio, integrou projetos ERASMUS +, como Crithinkedu e Think4Jobs. Participa ativamente em iniciativas nacionais para criar comunidades de prática
Vagas: 
60
Descrição: 
Os portfolios digitais estão largamente implementados nas formações ligadas a artes visuais e plásticas e na arquitetura, mas não são habitualmente associados à área da saúde, humana ou animal, ou a outras áreas de cariz mais técnico. Todavia, portfolios e logbooks podem ser ferramentas poderosas de autoregulação e reflexão, quer para o aluno, quer para o docente, contribuindo para a construção, interligação e renovação das estruturas curriculares dos cursos.