Ciência para Diferentes Públicos – Uma Prática que Envolve os Alunos e a Comunidade

Quinta, 8 Setembro, 2022 - 14:30 - 15:30
José Eduardo Brites Cavaco
Universidade da Beira Interior
José Eduardo Brites Cavaco é Prof. Associado na Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências da Saúde. Doutorado em Biomedicina pela Universidade de Utrecht – Países Baixos e licenciado em Bilogia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve. Autor de 50 artigos, capítulos de livros, orientações, projetos na área da Biologia da Reprodução e Ambiente. Desde sempre se dedicou à Educação Médica como forma de aumentar o desempenho dos alunos.
No âmbito da Unidade Curricular Projeto em Ciências Biomédicas do 1.º ano do 2.º ciclo em Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, um dos desafios lançados aos alunos é desenvolverem uma atividade prática na comunidade sobre ciência. Assim, a turma foi dividida em cinco grupos e os público-alvo e as atividades foram, respetivamente: lar da 3.ª idade – ciência é magia; 10.º ano – observando macro e microscopicamente a reprodução e outros sistemas; 4.º ano – falar ciência; 1.º ano – o tesouro dos 5 sentidos e infantário – cientistas de palmo e meio. As iniciativas foram programadas no sentido de ir ao encontro dos conteúdos programáticos em vigor, contribuindo para o processo educativo nas situações onde se aplica. Este tipo de atividades práticas estimula a criatividade dos alunos, permite conhecer as realidades dos diferentes públicos, motiva os alunos, promove a universidade junto das comunidades locais e contribui fortemente para o enriquecimento na aprendizagem de quem organiza, bem como de quem participa. Um projeto de sucesso reconhecido por todos.