Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para construção de RESUMOS GRÁFICOS (Graphical Abstra

Terça, 13 Setembro, 2022 - 14:00 - 16:00
João Soares Carrola
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Professor Auxiliar no Departamento de Biologia e Ambiente na UTAD e investigador do CITAB. Realizou o doutoramento em parceria com o CIIMAR nas Ciências Ambientais, tendo estudado os efeitos da poluição em peixes de água doce e estuarinos. Neste momento está a investigar os efeitos tóxicos de compostos farmacêuticos chirais em dáfnia, minhoca e peixe zebra (Projecto ENANTIOTOX da FCT), e os efeitos da poluição (nomeadamente plásticos) em caracóis marinhos (Projecto ATLANTIDA) . Está ligado também às questões do bem-estar em peixes. É docente de aulas teóricas zoologia, Toxicologia e Ecotoxicologia (entre outras matérias) e costuma dar formação aos alunos sobre a elaboração de desenhos, esquemas e mapas que são depois integrados nos trabalhos que têm que realizar, incluindo estagiários, mestrandos e doutorandos. Dá formação também na área da fotografia, da edição de imagens e de programas informáticos para gestão de referências bibliográficas, nomedamente EndNote.
Na preparação de diapositivos para as aulas ou para congressos é frequentemente necessário elaborar esquemas ou desenhos personalizados com detalhes para mostrar ou transmitir uma determinada mensagem, pode ser um esquema que representa o delineamento do ensaio, um esquema sobre a metodologia utilizada ou até um pequeno mapa com os locais de amostragem. Por outro lado, as revistas científicas pedem cada vez mais que os artigos submetidos tenham um resumo gráfico (Graphical Abstract) o que ajuda na explicação e divulgação da investigação realizada. Este resumo gráfico é um elemento importante na perceção visual rápida do tipo de estudo feito. Devem ser simples, bem organizados graficamente, qualidade estética e digital e ilustrativos da investigação/trabalho feito. O objetivo é aprender a elaborar esquemas, desenhos e mapas simples, personalizados e com qualidade e de uma forma rápida, sem ter que usar programas informáticos complexos.