Introdução ao software Blender 3D como ferramenta de criação de conteúdos estáticos e animados para capacitação docente

Edição: 
Data de início/fim: 
Segunda, 5 Setembro, 2022 - 14:00 - 17:00
Duração (horas): 
3
Nome do(s) Formador(es): 
António Ferreira e José Raimundo
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Politécnico do Cávado e Ave
Biografia: 
António Ferreira é Professor do ensino superior no Instituto Politécnico do Cavado e do Ave - Escola Superior de Design -, completou o Mestrado em llustração e Animação e Licenciatura em Design Gráfico no mesmo instituto politécnico e frequenta, atualmente, o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Possui título de Especialista na área dos Audiovisuais e subárea de Animação e, profissionalmente, exerce ainda como Motion Designer e VFX artist. Em termos de produção científica, investiga maioritariamente o comportamento não-verbal na área da animação, princípios da animação, jogos digitais e narrativas interativas. José Raimundo é Professor Assistente Convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - Escola Superior de Design. É licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e detém o grau de Doutor em Media Digitais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Profissionalmente possui uma experiência sólida de mais de 20 anos como designer e desenhador CAD. Atualmente produz arte concetual, 3D e animação para diferentes contextos como design de produto ou media para jogos. No campo científico investiga o desenvolvimento de jogos para cultivar a literacia criativa - jogos para aumentar a criatividade
Vagas: 
65
Descrição: 
No universo digital, onde predomina a comunicação visual, é cada vez mais importante adquirir noções de criação de conteúdos digitais para os mais diversos fins. No sentido de valorizar a comunicação, exposição e divulgação de imagens nas diferentes plataformas e redes sociais, assim como nas apresentações em slides, serão apresentados exemplos, técnicas e ferramentas de criação de conteúdos 3D como forma de potenciar a exposição e comunicação em contexto de sala de aula. Objetivo geral Dar a conhecer técnicas introdutórias à criação de conteúdos 3D, através do software Blender 3D (gratuito e open source), de forma a capacitar tecnicamente e visualmente o docente, tendo em vista apresentações de várias naturezas (powerpoints, epubs – para aulas expositivas), publicações em redes sociais, entre outros fins. Objetivos específicos • Criação de formas geométricas básicas • Operações básicas (mover, extrusão, rotação, scale) • Importação de conteúdos externos (ilustrações, textos, etc.) • Mapeamentos e materiais • Animação • Render final • Implementação de resultados no PowerPoint